Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 15 de março de 2012

6˚s anos Pré-História

A aventura da evolução Humana!

Leia as reportagens abaixo:

Cliquem para ampliar!


Reportagem retirada da revista Época


Após a leitura, clique em comentários e responda:

a) Qual das duas notícias você achou mais interessante? Por quê?
b) Faça uma breve síntese das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas.
c) Em sala realizamos uma pesquisa, liste as novas descobertas que você realizou por meio da SUA pesquisa.

Não se esqueca de colocar seu nome e sua sala. Bom trabalho!

23 comentários:

  1. Kerol gostei muito, muito da noticia da 1° e da 2° beijocas Lívia 6° ano A

    ResponderExcluir
  2. Oi Kerol, gostei muito do video.
    Bjs,
    Beatriz
    6ºa

    ResponderExcluir
  3. Oi Kerol, td bem?
    a) A reportagem que eu mais gostei e achei interessante foi a do Ötzi, o "Homem do gelo", pois eu acho que a reportagem do Ötzi ficou melhor, e eu já conhecia um pouco sobre a história dele. Gabi 6°B

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo ele mostra todas as características dos hominídios desde o começo até chegar onde estamos hoje!Amei!!!!!!!!!!!


    Edgar S.Silva

    ResponderExcluir
  5. Oi Kerol,gostei muito do video.
    pois adorei saber como eles se desenvolveram, nao so com vc falando, mas com o video mostrando tbm!!!
    bjs
    Beatriz
    6ºa

    ResponderExcluir
  6. Kerol muito legal o vídeo os homens da quela época pareciam mais bicho do que homens mais muito legal relata bastante a vida antigamente com era arriscada


    Fernanda Pedroso

    ResponderExcluir
  7. oi kerol muito legal tudo o blog gotei muito

    ResponderExcluir
  8. Oi Kerol adorei a reportagem da revista época, pois gostei da forma de descrição de uma múmia e a formação do corpo era muito diferente com uma cor mais avermelhada. Eu adorei!

    Leonardo B. Cristianini

    ResponderExcluir
  9. Oi Kerol eu gostei de todas as reportagens mas a que eu mais gostei foi a repotagem 2, pois ela conta uma história muito legal ja que essa sociedade viveu a 5.300 anos,que não é muito tempo comparado a das outras sociedades.

    B)Quando morreu, Ötzi tinha entre 30 e 45 anos e aproximadamente 1.60 cm de altura.A composição do esmalte de seus dentes indica que ela passou sua infância perto da atual aldeia de Feldthurns, ao norte de Bolzano, mas que mais tarde viveu em vales a cerca de 50 km ao norte.Ötzi foi encontrado por turistas alemãens em 19 de setembro de 1991, o seu reinado foi a cerca de 5.300 anos atrás.

    C)Eu aprendi como os arqueólogos e historiadores descobriam o passado das sociedades,como usavam os artefatos que os arqueólogos encontram para saber como viviam os nossos ancestrais e a importância dos arqueólogos,historiadores e outros especialistas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Karol:

    A) Eu gostei de todas as reportagens,mas a que mais gostei foi a reportagem n.2,pois ela fala de uma história muito legal, já que conta de uma sociedade que viveu a cerca de mais de 5.300 anos, que não é muit comparado a outras sociedades.

    B) Quando morreu, Ötzi tinha entre 30 e 45 anos e aproximadamente 160 cm de altura. A análise da composição do esmalte de seus dentes indica que ela passou sua infância perto da atual aldeia de Feldthurns, ao norte de Bolzano, mas que mais tarde viveu em vales a cerca de 50 km ao norte. Ötzi foi escoberto porturistas alemães em 19 de setembro de 1991, seu reinado foi em 5300 anos atrás.

    C) Aprendi a importância dos historiadores, arqueólogos e de outros especialistas, como os arqueólogos e historiadores descobrem o passado das sociedades e aprendi como descobrir o passado das sociedades com os artefatos encontrados.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kerou é o Juan do 6º ano gostei do site ;na pag do 6º ano
    A)Eu gostei mais da 2 como o Caio pois mostra como um humano pode ser preservado por tanto tempo e me impressionou muito e n pergunte porque pois por mais incrível que pareca eu não sei.


    B)Bom kerou nessa você me pegou pois eu não sei o que é síntese mas eu vou chutar; Descobrir esse tipo de coisa apenas mostra que tudo o que hoje os arqueólogos descobrirão, também mostra que os cadáveres que forem congelados ou enterrados pode ser muito bem preservado e assim estudado hoje em dia, também me leva a concluir que o ser humano já viveu mais do que muitas pessoas imaginam mas o ser humano na verdade foi um dos últimos seres a aparecer na Terra.


    C)Eu percebi que os arqueólogos são mais importantes do que eu imaginava, que sem eles nés não saberiamos de nada e o se os historiadores não existisem não existiriam o livros de hirtoria que nos ensina o passado que a historia é uma istrutura muito fragil se os arqueologos descobrem algo novo toda a istrutura da historia pode cair e então teriamos que começar nova mente a pesquisar as coisas para descobrir a historia tudo de novo então é isso o que eu conclui.

    ResponderExcluir
  12. OI Kerol eu gostei mais foi a reportagem 2,pois ela conta a historia das sociedades que viveram a cerca de 5.300 anos.

    B)Quando o Ötzi morreu tinha 30 a 45 anos e a altura era aproximadamente 1.60 cm,mais tarde viveu em vales ao norte e seu corpo foi achado por turistas alemãs em 19 de setembro de 1991.

    C)Eu aprendi como os arqueólogos e historiadores descobriam o passado dos s,como usavam um pedaço de osso para descobrir como viviam nosso antepassados.

    ResponderExcluir
  13. a)A noticia do homem de gelo Otzi , pois ele ficou congelado por 5.300 anos e o esqueleto dele permanecia conservado.

    b)A descoberta do fogo fez com que começasse a existir o fosforo , o fogão a lenha (e vários outros tipos depois),o isqueiro , etc...
    A descoberta da lança ( o osso )dento dos animais fez com que começasse a existir os objetos de corte , como a faca ,a espada , etc ...
    A descoberta da agulha de osso fez com que começasse a existir a agulha de costurar .

    c)Não houve nem uma descoberta

    Camila Miras 6°B

    ResponderExcluir
  14. kerol adorei o video achei muito interessante.
    o que eu mais gostei foi tambem a reportagem 2 porque ela conta uma historia muito interessante,pois mostra que o tempo que agente viveu não tem comparação com tempo de existência das outras sociedades.

    b)enquanto dois turistas caminhavam descobriram otzi conjelado e com isso descobriram que ele tinha 1,69cm de altura já na fase adulta.

    c)aprendi muito com seus vídeos e as estratégias que eles realizavam para conseguir descobrir artefatos,pinturas,obetos etc...

    beijos e abraços de seu querido aluno,
    João......

    ResponderExcluir
  15. Oi Kerol gostei muito das reportagens que voce colocou!!! A que eu mais gostei foi a reportagem 2 pois o Otzi é uma história muito popular e conhecida.

    Novas descobertas do Otzi foram que o Otzi tinha carrapatos e intolerância á lactose

    ResponderExcluir
  16. Olá Kerol Brombal aqui é o Gabriel Magnani do 6o ano A gostei muito do vídeo que conta a história da evolução humana.
    A) Gostei mais da segunda noticia porque a primeira eu já havia visto e por isso me interessei pela outra.
    B)Quando Otzi mais conhecido como O Homem de Gelo foi encontrado ele estava no alto de um alpe de gelo que teria tirado seu couro cabeludo e que ele teria sido virado de barriga para baixo por alguém descobri também que ele foi morto com uma flechada de algum outro grupo de indigenas
    c)Eu descobri que todas suas roupas e acessórios foram preservados e enfrentaram até uma tempestade do Saara e que ele foi morto com uma flecha

    ResponderExcluir
  17. oi kerol n consegui assistir o video inteiro pois ele é muito grande,da para gravar no pen drive

    so eu:GUILHERME BRUNELLI

    ResponderExcluir
  18. oi kerol gostei do homem da tatuagem


    GUILHERME BRUNELLI

    ResponderExcluir
  19. oi Kerol,
    A reportagem que mais gostei foi a reportagem 2,pois mostra quais eram as características dos hominídios ,como eles eram,quais eram seus costumes,tudo complementa o que estudamos esse ano em Historia.
    MUITO INTERESSANTE!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kerol,
    A)A reportagen que eu mais gostei foi a 2 pois conta sobre como era a vida do primeiros homínideos,como eles se defendiam,como se alimentavam...
    B)Quando morreu,Ótzi tinha entre 30 a 45 anos de idade,e na média 1,60cm de altura,quando analisaram a composição do esmalte de seus dentes perceberam que ela passou sua infância perto da atual aldeia Feldthurns,ao norte de Bolzana,mas que depois viveu em vales a cerca de 50 Km ao norte.Ótzi foi descoberto por turistas alemães em 19 de setembro de 1991,seu reinado foi em 5.300 anos atrás.
    C)Aprendemos a importância de historiadores e arqueologos,eles eram como se fossem trabalho em equipe pois o historiador com seus livros,podia pesquisar algum "monumento" e o arqueologo vai lá e começa o seu trabalho
    Bruna Motta Casilli 6B

    ResponderExcluir
  21. Oi Kerol

    a)Achei a reportagem 1 a mais legal, pois é muito interessante saber que existiram outros "tipos" de homens modernos na Terra

    b) Houve uma descoberta feita por arqueólogos alemães, chamada atualmente de “Homem de Gelo de Ötzi”, onde foi encontrado um homem que provavelmente teria vivido por muitos anos. Ele estava cheio de tatuagens espalhadas pelo corpo, principalmente na região da coluna e nas articulações do joelho e tornozelo. Pesquisas mostram que a morte dele foi causada por uma flechada no ombro.
    c) Descobri que existiram muitos homens que foram encontrados em uma tumba em que todos os esqueletos conseguiram se preservar


    Edgar S. Silva

    ResponderExcluir
  22. a)eu gostei da reportagem 3,pois mostra os descobrimentos da pré-história.
    b)A descoberta de quatro novos fósseis dos primeiros ancestrais dos humanos na Geórgia, a ex-república soviética, deu aos cientistas evidências reveladoras de uma espécie em transição, com tronco e crânio primitivos, mas com espinha e membros menores dando maior mobilidade.
    c)aprendi sobre o trabalho dos arqueólogo e do historiador a parte que eu mais gostei foi saber como demora para realizar esse trabalho através da nossa prova apesar de não ter demorado muito podemos perceber como realiza esse trabalho com todas as etapas

    Bjs Fernanda Pedroso

    ResponderExcluir