Eu amo as obras de Degas e quando soube que veria uma exposição de algumas obras dele no National Gallery pensei ser a combinação perfeita, mas não imaginei que poderia ser tão impressionante. Eu não conhecia Miss La La e descobri-la nas obras desse artista que tanto aprecio foi muito especial! 🎨
Miss La La no Cirque Fernando, de 1879, está entre as obras mais impressionantes e ousadamente modernas da coleção impressionista do National Gallery. Ela representa uma das modelos mais fascinantes do artista: a acrobata Miss La La, Anna Albertine Olga Brown (1858-1945).
Olga, Kaira la Blanche, Popischill et le petit Kara (Trapèze Volant) fotógrafo desconhecido, Mucem, Marseille 'Discover Degas and Miss La La at the Cirque Fernando'.
Encantado por ela, Degas a esboçou mais de vinte desenhos e a convidou para posar em seu estúdio. A pintura resultante foi exposta na Quarta Exposição Impressionista em Paris, em 1879.
Inaugurado em 1875, o Cirque Fernando se localizava em Montmartre e era administrado por um empresário apelidado de Fernando, que programava várias novidades para atrair o público boêmio que frequentava o bairro. Miss La La era exótica, talentosa e combinava perfeitamente com aquele momento histórico e sua atmosfera vibrante.
O Cirque Fernando se tornou um dos pontos de encontro para os artistas, que tinham acesso gratuito aos ensaios. Degas, cujo estúdio ficava a algumas quadras de distância, logo se tornou um frequentador regular.
Prendemos a respiração enquanto a Miss La La sobe em direção às vigas do Cirque Fernando, suspensa por uma corda presa a um pedaço apertado entre os dentes. Cativado por esse feito, Degas se concentrou em sua pintura por várias semanas.
Hilaire-Germain-Edgar Degas (1834-1917). Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Óleo sobre tela. Galeria Nacional, Londres
Degas carregava este caderno com ele quando assistia à apresentação da Srta. La La no circo. Ele se sentava na fileira mais alta para ter a melhor visão possÃvel, esboçando-a, ou seus arredores. Aqui ele descreveu as vigas do telhado, colunas ornamentadas, janelas quadradas, adicionando anotações de cores.
Outro esboço a lápis mostra a Srta. La La como uma figura de perfil, braço estendido: as linhas principais da composição já estão no lugar. Estes desenhos são tão intimamente relacionados que podem ter sido feitos durante a mesma sessão e mapeiam o progresso da artista.
Hilaire-Germain-Edgar Degas (1834-1917). Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Carvão e lápis preto sobre papel. Coleção particular
Degas desenhou os contornos do rosto de Miss La La três vezes, mas suas feições, de perfil, são pouco visÃveis. Este estudo foi exibido pela última vez há quase setenta anos e foi publicado apenas uma vez, no catálogo da venda póstuma da artista em 1919.
Hilaire-Germain-Edgar Degas. Senhorita La La no Cirque Fernando, 1879. Giz preto e pastel sobre papel. The Henry Barber Trust de Belas Artes, Universidade de Birmingham.
Degas enviou a obra para a Quarta Exposição impressionista em Paris. Foi uma de suas obras mais ambiciosas já exibidas em qualquer uma dessas exposições independentes.
A pintura atraiu pouca atenção e não foi vendida. Degas a manteve em seu estúdio por quase 25 anos, antes de ser enviada para exposições fora da França como parte de uma grande exposição impressionista em Londres, em 1905.
Comprada por um bilionário canadense, a pintura passou os próximos vinte anos em Toronto, antes de ser comprada para a National Gallery em 1925. Degas já havia morrido e Olga estava, há muito aposentada em Bruxelas e, provavelmente, nunca viu a pintura na National Gallery.
No entanto, Miss La La inspirou pintores britânicos em diversas obras de arte com temática circense: celebrações de agilidade, movimento e cor, imbuÃdas da mesma atmosfera de excitação da pintura de Degas.
MaurÃcio Blum (1831-1909). Os artistas de circo (A Leçon de Maintien), 1875. Óleo sobre tela.
Os circos eram locais da moda em Paris, fornecendo motivos infinitos para os artistas. As pinturas de Maurice Blum do Cirque Fernando eram populares no Salão de Paris - a exposição oficial francesa patrocinada pelo Estado. Situada na estrutura original de madeira e lona do circo, esta cena representa o palhaço treinando um poodle para saudar a cavalo. Montando outro cachorro, um macaco sorri ferozmente.
Teresa Lessore (1884-1945). Os aventureiros. Óleo sobre tela
Lessore representou artistas de circo em várias ocasiões entre 1927 e 1934. Os arcos curvos do edifÃcio, colunas de metal verde e linhas oblÃquas formadas pelo holofote direcionado aos trapezistas parecem ecoar a composição de Degas. Nascida em uma famÃlia artÃstica, Lessore se casou com Walter Sickert em 1926 e compartilhou com ele o amor pelo teatro e pelo circo, refletido em muitas de suas obras.
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