PĂĄginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

6˚ano Discovery Channel e a Evolução Humana

Pessoal,

Assistam o vídeo, analisem-o e depois respondam - por meio do comentårio: Qual a relação entre o que estudamos sobre o desenvolvimento do homem no período Paleolítico e o vídeo assistido? Caprichem na elaboração de respostas e evitem erros ortogråficos ou abreviaçÔes.

Novas descobertas sobre a Pré História e a evolução humana

Atualizado em 16 fev. 2025

Na BNCC: 


(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

Leia as reportagens. 

Reportagem 1: O neandertal interior



Reportagem retirada da revista Época

Vale a pena ler: 


A incrĂ­vel mĂșmia nos Alpes


Em 1991, dois turistas alemĂŁes, Helmut e Erika Simon, exploravam os Alpes Ötztal, na fronteira entre a Áustria e a ItĂĄlia, quando encontraram um corpo humano congelado. No entanto, nĂŁo se tratava de um alpinista desaparecido, pelo menos recentemente, mas sim de uma incrĂ­vel descoberta arqueolĂłgica! 


Pesquisas confirmaram que o homem, chamado de Ötzi, o Homem do Gelo, viveu entre 3350 e 3105 a.C. Trata-se de um Homo sapiens com 1,65m de altura e cerca de 50 quilos.  

HĂĄ 5000 anos, Ötzi deve ter sido um humano neolĂ­tico comum, porĂ©m a descoberta de seus restos mortais revolucionou o que se sabia sobre as comunidades neolĂ­ticas da Europa. O achado desta mĂșmia natural de 5.300 anos representa uma visĂŁo bem preservada do homem europeu do perĂ­odo chamado de idade do Cobre.

Ötzi ainda usava ferramentas de pedra, mas possuĂ­a um machado de cobre inovador e muito valioso. A habilidade de extrair e processar metal era recente na Europa. 

O corpo mumificado preservou 50 tatuagens, espalhadas por seu corpo, da cabeça aos pĂ©s, principalmente nas articulaçÔes e nas costas. Os cientistas acreditam que elas foram feitas a partir de cortes finos na pele e carvĂŁo esfregado na sequĂȘncia para garantir a absorção da cor pela pele. 



Objetos encontrados junto ao corpo mumificado e hoje em exposição no Museu de Arqueologia de Bolzano, na ItĂĄlia - Do canto superior esquerdo: um sapato com interior de grama (esquerda) e exterior de couro (direita), o casaco de couro (remontado pelo museu), tanga de couro, casaco de grama, chapĂ©u de pele e perneiras de couro. 

HĂĄ de 5300 anos atrĂĄs, Ötzi estava cruzando Tisenjoch/Giogo di Tisa no Vale Schnalstal/Val Senales, Tirol do Sul, onde foi assassinado e preservado naturalmente no gelo. Ele Ă©, portanto, mais antigo que as pirĂąmides egĂ­pcias e Stonehenge, na Inglaterra. 
Reconstituição de Otzi, a partir das evidĂȘncias arqueolĂłgicas


🔗  Vale a pena acessar: 



📚 Para saber mais sobre a PrĂ©-HistĂłria: 


Proposta de atividades

ApĂłs a leitura, responda no caderno. 

a. Qual das duas reportagens vocĂȘ achou mais interessante? Por quĂȘ?
b. Organize as principais informaçÔes e faça uma breve síntese das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas.