Pessoal,
Assistam o vĂdeo, analisem-o e depois respondam - por meio do comentĂĄrio: Qual a relação entre o que estudamos sobre o desenvolvimento do homem no perĂodo PaleolĂtico e o vĂdeo assistido? Caprichem na elaboração de respostas e evitem erros ortogrĂĄficos ou abreviaçÔes.
PĂĄginas
▼
quarta-feira, 23 de março de 2011
Novas descobertas sobre a Pré História e a evolução humana
Atualizado em 16 fev. 2025
Na BNCC:
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
Leia as reportagens.
Reportagem 1: O neandertal interior
Vale a pena ler:
đ Como eram realmente os neandertais e por que eles foram extintos? https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/03/como-eram-realmente-os-neandertais-e-por-que-eles-foram-extintos
A incrĂvel mĂșmia nos Alpes
Em 1991, dois turistas alemĂŁes, Helmut e Erika Simon, exploravam os Alpes Ătztal, na fronteira entre a Ăustria e a ItĂĄlia, quando encontraram um corpo humano congelado. No entanto, nĂŁo se tratava de um alpinista desaparecido, pelo menos recentemente, mas sim de uma incrĂvel descoberta arqueolĂłgica!
Pesquisas confirmaram que o homem, chamado de Ătzi, o Homem do Gelo, viveu entre 3350 e 3105 a.C. Trata-se de um Homo sapiens com 1,65m de altura e cerca de 50 quilos.
HĂĄ 5000 anos, Ătzi deve ter sido um humano neolĂtico comum, porĂ©m a descoberta de seus restos mortais revolucionou o que se sabia sobre as comunidades neolĂticas da Europa. O achado desta mĂșmia natural de 5.300 anos representa uma visĂŁo bem preservada do homem europeu do perĂodo chamado de idade do Cobre.
Ătzi ainda usava ferramentas de pedra, mas possuĂa um machado de cobre inovador e muito valioso. A habilidade de extrair e processar metal era recente na Europa.
O corpo mumificado preservou 50 tatuagens, espalhadas por seu corpo, da cabeça aos pĂ©s, principalmente nas articulaçÔes e nas costas. Os cientistas acreditam que elas foram feitas a partir de cortes finos na pele e carvĂŁo esfregado na sequĂȘncia para garantir a absorção da cor pela pele.
Objetos encontrados junto ao corpo mumificado e hoje em exposição no Museu de Arqueologia de Bolzano, na Itålia - Do canto superior esquerdo: um sapato com interior de grama (esquerda) e exterior de couro (direita), o casaco de couro (remontado pelo museu), tanga de couro, casaco de grama, chapéu de pele e perneiras de couro.
HĂĄ de 5300 anos atrĂĄs, Ătzi estava cruzando Tisenjoch/Giogo di Tisa no Vale Schnalstal/Val Senales, Tirol do Sul, onde foi assassinado e preservado naturalmente no gelo. Ele Ă©, portanto, mais antigo que as pirĂąmides egĂpcias e Stonehenge, na Inglaterra.
Reconstituição de Otzi, a partir das evidĂȘncias arqueolĂłgicas
đ Vale a pena acessar:
đ Para saber mais sobre a PrĂ©-HistĂłria:
- Natural History Museum e a Evolução Humana: https://aquisotemhistoria.blogspot.com/2025/01/natural-history-museum-e-evolucao-humana.html
- Dicas de Leitura: https://aquisotemhistoria.blogspot.com/2018/08/6ano-dicas-de-leitura-pre-historia.html
Proposta de atividades
ApĂłs a leitura, responda no caderno.
a. Qual das duas reportagens vocĂȘ achou mais interessante? Por quĂȘ?
b. Organize as principais informaçÔes e faça uma breve sĂntese das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas.