Texto 1: “O âmbito do domicilio foi, de fato, o espaço de convivĂŞncia da intimidade colonial. As famĂlias encontravam-se muito dispersas e muito mais do que famĂlias, o que se deve estudar Ă© o prĂłprio domicĂlio. Mas o qual o sentido e o significado de uma vida privada para aqueles que, nas primeiras dĂ©cadas do sĂ©culo XVI, moravam a quilĂ´metros de distâncias uns dos outros, e afastados do que poderĂamos considerar uma vida pĂşblica? A distinção clássica entre pĂşblico e privado nĂŁo se aplica Ă vida colonial antes do final do sĂ©culo XVIII e inĂcio do XIX. A divisĂŁo interna da casa, por exemplo, tampouco propiciava a intimidade, nĂŁo havia paredes dividindo os quartos, sinal que a vida Ăntima ainda nĂŁo se tornara fator relevante na vida dos colonos.”
ALGRANTI, Leila Mezan. “FamĂlia e vida domĂ©stica.” HistĂłria da vida privada no Brasil. Vol. 1: Cotidiano e vida privada na AmĂ©rica portuguesa. SĂŁo Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Texto 2: “NĂŁo se pode negar a importância do casamento no projeto colonizador do Estado e da Igreja. Especialmente entre os portugueses e seus descendentes, mas tambĂ©m nos demais seguimentos sociais o casamento permaneceu um ideal a ser perseguido, uma garantia de respeitabilidade, segurança e ascensĂŁo a todos os que o atingissem. Vida conjugal e casamento, por exemplo, eram assuntos do maior interesse para as mulheres, embora poucas, na verdade, pudessem decidir sobre o matrimĂ´nio. Pressionadas socialmente para ‘tomar estado’ logo aos 13 ou 15 anos, as mulheres da ColĂ´nia, como as da MetrĂłpole, desde cedo, se apavoravam com a possibilidade de nĂŁo se casarem. Em terra tĂŁo avessa Ă famĂlia, nĂŁo faltavam assim, o reconhecimento do elogio e a busca angustiada do casamento.”
VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
As respostas devem ser organizadas em forma de texto, caso haja pesquisa adicional, cite a fonte.
1) De que modo pode-se relacionar os dois textos e o filme assistido em sala. Justifique.
2) Por que, de acordo com o texto 1, o foco do historiador que analisa a vida na colĂ´nia deve ser o domicĂlio? Descreva o domicĂlio onde estava inserida a personagem Oribela e Francisco de Albuquerque.
3) Qual a função do casamento na colônia e na metrópole? Explique.
4) Relacione as informações obtidas na leitura dos dois fragmentos e relacione-as às situações apresentadas pelo filme Desmundo.
5) AlĂ©m da mulher, quais seriam os outros grupos sociais excluĂdos na dinâmica colonial? Explique seu posicionamento.
5) Comente as diferenças existes entre a vida na colônia e a vida na sociedade contemporânea.
Para Saber Mais:
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/desmundo-o-brasil-do-sec-xvi/
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=870&secao=216
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