Aqui só tem História

Aqui só tem História

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O absolutismo e a sociedade da corte - 8˚s anos

Luís XIV foi o maior símbolo do absolutismo francês, abaixo seguem dois textos com informações adicionais às trabalhadas em sala, bem como um pequeno trecho do filme: Vatel, um banquete para o rei", o qual mostra a entrada do rei em um banquete preparado em sua homenagem, duas apresentações de slides mostram a suntuosidade do Palácio de Versalhes.

Boa leitura a todos!

"A minha maior paixão", revelou Luís XIV nas suas memórias, "é certamente o amor e a glória".
Viveu como se a sua existência fosse uma longa peça de teatro, em que todos os atos, gestos e palavras fossem escolhidos e ensaiados para produzir o máximo efeito.
No topo da lista das aparições públicas de Luís XIV estavam os "carousels", sumptuosas festas ao ar livre comemorativas de grandes eventos da corte, como em um nascimento ou um casamento. Na sua juventude, o rei participava por vezes em bailados especialmente criados para si em tais festas, fazendo sempre uma entrada espectacular.
Em comemoração de uma festa particularmente esplendorosa realizada nos jardins das Tulherias em Paris, no início da década de 1660, foi cunhada para o rei, então com 24 anos, uma medalha em que o Sol se erguia sobre a Terra. A partir de então, Luís XIV passou a ser conhecido pelo como "Rei-Sol". Tal como o Sol, Luís brilharia, apenas com mais intensidade; tal como os planetas giravam em torno do Sol, assim todos os grandes nobres de França gravitavam em redor de Luís;e. tal como o nascer e o pôr do Sol marcavam a vida diária dos homens e das mulheres, assim as duas grandes cerimónias na corte de Versalhes eram o levantar e o deitar da estrela terrena de França.
Tendo nascido em 1638, Luís tornou-se rei em 1643; porém, a França foi governada durante muitos anos pela mãe do rei Ana de Áustria, e , até à morte do primeiro-ministro, Cardeal Mazarino, em 1661, este convenceu-o a pensar que o soberano governava por "direito divino", respondia apenas perante Deus e detinha um podefr supremo na Terra. Luís nunca esqueceu as palavras do Cardeal na hora da morte:"Nunca tenhais um primeiro-ministro. Governai!".
s funcionários régios tinham instruções para submeter ao rei todos os assuntos de Estado.
A vida em Versalhes, propriedade real situada nos arredores de Paris onde a corte se instalou a partir de 1682, obedecia a duas regras básicas: nada se fazia a não ser que agradasse ao rei e tudo o que se fizesse deveria glorificá-lo.




Os cortesão competiam entre si para o adular. É disso prova a resposta dada pelo duque de Uzés quando foi interpelado pelo rei sobre a data em que se esperava que a duquesa desse à luz: "Ah, Sire, quando tal aprouver a vossa Magestade!".
Ser-se excluído de Versalhes constituía o pior labéu social; por outro lado, alguns nobres abandonaram as suas propriedades e carreiras políticas apenas para se tornarem cortesãos.
O rei tinha pouco interesse pelas letras ou pelo estudo e considerava subversivas as ideias novas, pelo que o dia era passado a caçar ou em jogos e a noite era dedicada à música e dança.
O monarca nunca estava só, de dia ou de noite, e o menor gesto de aprovação significava tudo para a quem era destinado.
Assistir a uma refeição do rei era uma honra; ser chamado por ele durante a refeição, a marca suprema do favor real; e comer com ele ou servir-lhe a comida, um vislumbre do Paraíso na Terra. Mesmo que Luís não estivesse presente numa sala , agia-se como se estivesse.
Ninguém ousaria voltar costas ao retrato do rei ou entrar na sua sala de refeições ou no sreu quarto de chapéu na cabeça ou sem dobrar o joelho.
O seu bisneto, Luís XV e o neto deste Luís XVI, continuaram a tradição real de vida pomposa, mas nenhum se igualou ao Rei-Sol em carisma ou capacidade de decisão.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/history/2034392-como-lu%C3%ADs-xiv-reinava-sobre/


O inventor do luxo

Como o legado de Luís XIV até hoje orienta a moda, os costumes e a gastronomia
Gabriela Carelli ( Veja on LIne)

Luís XIV governou a França durante um de seus períodos de maior prosperidade. Entre 1643 e 1715, ele estendeu as fronteiras e contribuiu para o fortalecimento do país como potência política e econômica. Também patrocinou o trabalho de escritores como Voltaire e do dramaturgo Molière, próceres do iluminismo, movimento que arejou o pensamento ocidental. Outra contribuição importante do monarca à posteridade não costuma figurar nos livros de história: Luís XIV inventou o luxo tal como o conhecemos hoje. Os diamantes e o champanhe, por exemplo, tornaram-se sinônimo de sofisticação e glamour em seu reinado. Os sapatos de salto alto, indispensáveis para as mulheres elegantes, foram idéia dos artesãos palacianos. A gastronomia francesa, com seus chefs, e a alta-costura, com seus estilistas-estrelas, apareceram durante seu reinado, assim como as butiques, as grifes e os salões de cabeleireiros.

Desde o antigo Egito, todas as monarquias se cercam de luxos e riquezas. A diferença, no caso de Luís XIV, é que o estilo de sua corte se perpetuou. A explicação para isso é que, sob o cetro de Luís XIV, o luxo deixou de ser exclusividade dos nobres para se transformar em objeto de consumo. A Europa ficou fascinada pelas criações da corte francesa. Todos queriam roupas, móveis e receitas culinárias vindas da França – há até um estilo de móveis e pinturas chamado Luís XIV. Já naquela época os franceses souberam se aproveitar desse sucesso e transformaram a moda, os perfumes e a gastronomia em indústrias que desde então só fizeram crescer e, hoje, são alicerces da economia do país.

Esse legado do Rei Sol, como era conhecido em seu tempo, está descrito no recém-lançado The Essence of Style (A Essência do Estilo), da americana Joan DeJean, especialista em cultura francesa, da Universidade da Pensilvânia. "Luís XIV era obcecado pela idéia de que ostentar o luxo era uma forma de demonstrar poder", disse DeJean a VEJA. Segundo a pesquisadora, o apreço do rei pelo luxo não era apenas uma questão de vaidade, mas parte da estratégia de promoção da França. Paris deveria ser admirada por um esplendor que deixava na sombra seus principais rivais, Londres e Amsterdã. Para tornar mais eficiente essa, digamos, ação de marketing, o rei contava com a valiosa colaboração de seu ministro das Finanças, Jean-Baptiste Colbert. Foi dele a idéia de lançar o primeiro jornal de moda, o Mercure Galant, para fazer com que as roupas parisienses ficassem conhecidas e fossem cobiçadas em toda a Europa. Foi nas páginas do jornal, a partir de 1670, que Colbert difundiu uma de suas idéias mais célebres: a de que as coleções deveriam mudar a cada estação do ano – conceito que ainda é lei no mundo da moda.


A INVENÇÃO DO SALTO ALTO
Para realçar as pernas do rei e deixá-las mais delgadas, o estilista da corte desenhou sapatos com uma elevação nos calcanhares. Estava inventado o salto alto O CHAMPANHE SE TORNA CHIQUE
A bebida foi inventada por volta de 1660. Para o rei, ela se ajustava à nova imagem da França

Luís XIV cuidava para que sua imagem pessoal refletisse poder em todos os detalhes. Esmerou-se na construção de palácios suntuosos, como o de Versailles. Um dos aposentos mais famosos do palácio, a sala dos espelhos, saiu de sua imaginação. Há 300 anos, o espelho era uma preciosidade. Alguns poucos exemplares eram feitos por vidraceiros de Veneza, mas eram pequenos, irregulares e muito caros. Em 1660, Luís XIV levou a tecnologia dos espelhos para a França e mandou que se produzissem peças em tamanho grande, capazes de cobrir paredes inteiras, próprias para "enobrecer um ambiente e multiplicar o brilho das superfícies, fazer tudo parecer maior do que a vida". Durante seu reinado, inventaram-se também quase todos os tipos de sapato usados hoje, incluindo as sandálias de salto alto, na época adotado por homens e mulheres – e, evidentemente, pelo rei. Até a gastronomia como é conhecida atualmente teve origem na época do Rei Sol. Ele considerava essencial dar estilo próprio à culinária francesa. As sobremesas surgiram desse empenho pela diferenciação. Até o fim do século XVII, os doces eram servidos com os alimentos salgados nas refeições.

Tudo o que o rei usava imediatamente se tornava moda. Foi o que ocorreu com os diamantes. Durante toda a Renascença, a pérola era considerada a mais nobre das jóias. Um dia, um joalheiro mostrou ao monarca um diamante que havia trazido da Índia, e ele se apaixonou pela pedra. Em 1669, gastou o equivalente a 75 milhões de dólares para comprar todos os diamantes disponíveis e os tornou objetos desejados na Europa inteira. A paixão de Luís XIV pela sofisticação não apenas mudou hábitos e costumes como alterou o funcionamento das cidades. Foi dele a idéia de iluminar as ruas de Paris à noite. A vida parisiense também se transformou entre 1670 e 1680 com a inauguração das primeiras butiques. Antes, só se compravam roupas em armazéns ou por encomenda a costureiras. Com seu empenho em promover Paris como a metrópole da elegância, Luís XIV profissionalizou o luxo e o projetou para a história.

* Após ler o texto, ver o vídeo e os slides, reflita: Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?
(Não se esqueçam, deixem um comentário com o nome de vocês)


Finalizado o prazo, segue a resposta correta, vocês poderão visualizar os comentários publicados e comprar acertos e possíveis erros:

Os monarcas absolutos ostentavam todo o luxo e riqueza que sua época poderia lhes proporcionar, tudo o que faziam ou usavam virava moda ao ser copiado pela corte que os rodeava, bajulava e paparicava. Esses monarcas se mostravam tão ricamente trajados, tão amplamente adulados para diferenciar-se das demais pessoas da nação, eram soberbos, nobres abençoados por Deus e não poderiam contentar-se apenas com o que contentava-se os simples mortais da época, é a ideia de personificação: "O Estado sou eu" como diria Luís XIV.

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. oiiiiii Kérol!!
    aqui eh a isabella sacca do oitavo ano B. :-)
    Li os textos e os achei muito interessantes, nao vimos os slides na aula mais os textos foram bem explicativos. Infelizmente, por algum problema ver na rede, nao pude ver o video postado por você mais farei o possivel para poder vê-lo.
    Um beijão. Bella :-)

    ResponderExcluir
  3. ooooii kerol!!!**
    Ake é a Beatriz Righetto do 8°...
    Eu já li o texto e ja vi o vídeo... também ja assisti o filme que vc me emprestou, eu gostei, mas só teve umas partes que eu achei meio parada mas é legal pq mostra td que a gente ja estudou sobre o absolutismo real!! Hoje eu já dou para a Ju, pra ela te entregar terça.

    Beijos Bia*-*

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Kerol, aki é a Ana Luíza 8°A, li os textos que são muito legais. O vídeo tb.... *-* bjsbjs aninha

    ResponderExcluir
  5. oii (dinovo) , esqueci de respone a pergunta: Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?
    A relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação é de que todas essas classes eram o mesmo ser, mas o que os diferenciavam era o seu poder, sua classe.....

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, Kerol
    Aqui está a resposta da atividade:
    O centro do poder absoluto era o rei. As pessoas achavam uma honra serví-lo, ser chamado por ele em uma festa, ou seja, era uma aprovação a quem era destinado.Tudo que era luxo o rei usava, porque o luxo era sinônimo de riqueza,ou seja, as pessoas que tiverem muito luxo mais rico seria.Tudo que o rei usava virava "a moda do tempo".
    Beijos. Susana :-)

    ResponderExcluir
  7. Kerol, li os textos e vi os videos e os slides. M uitolegal. Complementou bem a aula.Kerol me empresta o Codigo da Vinci?
    bjs Fatima lopes 8°B

    ResponderExcluir
  8. oi, Kerol
    esse texto complementa bem o que vimos no filme e nas aulas, mostra bem como o rei é o centro do poder absoluto, ele mandava em tudo e em todos, o Estado era ele. Tudo o que ele fazia e usava, todos o copiavam para mostrar que eram da corte e tinham luxo e riqueza. O video e os slides mostram bem como tratavam o rei e como eram seus palacios e bailes. Muito bom!!
    beijos,
    Letícia

    ResponderExcluir
  9. Oi Kerol
    E eu tenho que fazer a minha resposta denovo??
    beijos
    Le

    ResponderExcluir
  10. A relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação era que, o rei tinha poder sobre tudo e todos. O obedeciam, cortejavam e tudo o que ele usava se tornava moda. Ele era sinônimo de riqueza e luxo. A corte estava ao seu dispor, e tudo que faziam deveria agradá-lo e glorificá-lo.
    Desde o antigo Egito, todas as monarquias se cercam de luxos e riquezas. A diferença, no caso de Luís XIV, é que o estilo de sua corte se perpetuou. A explicação para isso é que, sob o cetro de Luís XIV, o luxo deixou de ser exclusividade dos nobres para se transformar em objeto de consumo.
    O champanhe e o salto alto foram inventos que, segundo o rei, se ajustavam à nova imagem da França.
    A “carne do rei”, era a maior manifestação de poderio, ostentação e o desperdício na casa real. Fortalecido pelo poder absoluto, o monarca exibia aos seus súditos “o verdadeiro comportamento de um rei”.

    Valquíria de Andrade Berardi n°28 8°A

    ResponderExcluir
  11. Kerol a ligacao com o poder absoluto e a sociedade da corte é grande causa da economia, ou seja,um exemplo claro sao os tecidos que eram marcados para haver controle e aumentar o dinheiro do rei

    ResponderExcluir
  12. Resposta: A relação que se pode ver é que por haver um poder absoluto os reis não tinham superiores por tanto poderiam fazer o que bem entendessem sem que fossem detidos ou proibidos. Para não correr o risco de perderem esse “posto” mostravam poder das mais diversas formas, como a utilização de sua influência para ditar a moda. Enfim toda a ostentação mostrava o quanto os reis eram fortes e poderosos na sociedade de corte.

    Rui H Honda 8°ano A

    ResponderExcluir
  13. Oiiie Kerol,
    Aqui é a Beatriz Righetto do 8°b...
    Respondendo a pergunta, para mim a relação dessas três coisas é a alta riquesa, gerando ostentações, levando ao exagero e extravagância nas festas e uso de jóias e roupas de luxo que a corte e o Rei possuiam.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kerol...

    Td bem cm vc?
    -------------------------------------------------
    Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?

    Resposta:

    A relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação é que o rei é um exemplo, tuido que ele usava todos queriam usar, ele era sinonimo de riqueza e luxo, ele passava a imagem de quanto mais luxo, joias e roupas na moda mais rica seria a pessoa.

    Victoria Monteiro 8 ano B

    ResponderExcluir
  15. Oi Kerol, é a Dalila do 8°B
    Li os textos e vi o video, mas não consegui ver a apresentação de slides.
    Aqui vai a resposta da atividade:
    Como Luís XIV mesmo disse "O Estado sou eu". No tempo do poder absoluto, o rei era o centro do universo. Era uma honra para uma pessoa ser convidado pelo rei para uma festa, era uma honra servi-lo."Os cortesão competiam entre si para o adular," cada um queria agradar mais do que o outro.
    Todo o luxo se centrava no rei, o cetro, a espada e o manto: poder, nobreza e riqueza.
    O luxo era a imagem principal do rei, tudo era magnifico, a sala de espelhos por exemplo é um exemplo disso, já o gasto de 75 milhões de dólares apenas com diamantes é uma coisa que só um rei poderia ter.
    O rei fazia a moda: sapatos com salto alto, champanhe e a culínaria requintada. "A paixão de Luís XIV pela sofisticação não apenas mudou hábitos e costumes como alterou o funcionamento das cidades."
    Não se podia contestar contra o rei, a vontade era dele.
    O rei Luís XIV foi muito importante, ele estendeu as fronteiras e contribuiu para o fortalecimento do país como potência política e econômica.
    A ostentação era uma forma de demostrar o poder que o rei tinha, que era absoluto.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Kerol, é o Guilherme do 8°a
    aqui vai a resposta:
    O poder absoluto, era baseado no rei, que mandava na sociedade, e comandava tudo(como disse Luis XIV
    "O estado sou eu"), porem, apesar do rei mandar em tudo e em todos, ele era um objeto de adulação da corte, que o paparicava e ostentava com joias e presentes, alem de que, desrespeitava sua privacidade e o impedia de ter vida propria, mas, é claro que os monarcas viam nisso uma oportunidade para mostrar seu poder e riquesa, e tambem "inventar moda", pois tudo que faziam seus suditos copiavam.

    Resumindo, apesar do rei mandar em todos, ele tambem era de todos, e tinha que agir assim para ter boa imagem perante seus suditos.

    ResponderExcluir
  18. mariana

    A relaçao e que o poder absoluto e a sociedade da corte e que o rei era o que tinha maior poder e por isso era mais respeitado e por ter mais respeito a sociedade tinha prazer em acompanhar sua moda.

    ResponderExcluir
  19. Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?
    O Poder Absoluto, (que era o poder do rei acima de tudo) estava centralizado e em expansão. Em quase toda a Europa passou-se do antigo regime para o absolutismo monárquico, onde o rei tinha poder, total, em todos os níveis. O maior governante do poder absoluto foi o rei francês, Luís XIV conhecido como “rei sol”, por causa da moeda que cunhou. O governo era chefiado pelo rei e todas as decisões passavam por ele, que era considerado representante de Deus na Terra.
    No poder absoluto os monarcas serviam-se do luxo, da ostentação e do espetáculo como foi mostrado no filme. Em Versalhes na França o rei Luís XIV mandou construir um palácio onde passou a governar e levou a sua corte consigo. O rei em seu governo dava festas e organizava grandes caçadas nos bosques e a nobreza passava grande parte do seu tempo junto ao rei tentando conseguir favores ou apenas pela honra de estar com ele. O rei impunha muitos impostos para sustentar esta vida luxuosa e toda a ostentação da corte e da nobreza e como a sociedades era dividida em estamentos a população pagadora de impostos sofria com os custos desse luxo.

    Isabela Ferreira 8° ano A

    ResponderExcluir
  20. ooi kerol,
    a minha resposta é:
    O rei mandava em tudo e em todos. Ele era uma pessoa muito respeitada, e tudo o que ele fazia, virava moda. As roupas que ele usava, todos usavam também. As pessoas achavam uma honra servi-lo ou fazer qualquer coisa que o agradava.

    beijos, isa nascimento - 8º ano A

    ResponderExcluir
  21. O rei mandava em tudo e em todos. Ele era uma pessoa muito respeitada, e tudo o que ele fazia, virava moda. As roupas e perucas que ele usava, todos usavam também, mas é claro que diferentes da dele. As pessoas achavam uma honra servi-lo ou fazer qualquer coisa que o agradava.
    Ele também gostava de ser privilegiado, por isso tudo que a corte fazia era pra agrada-lo.

    A diferença é que cada um tem sua classe de vida, mas é claro o rei era superior a todas ela .

    Camila Scabello nº8 8ºA

    ResponderExcluir
  22. Kerol eu te mandei errado uma parte, por isso vou mandar novamente corrigido.


    O rei mandava em tudo e em todos. Ele era uma pessoa muito respeitada, e tudo o que ele fazia, virava moda. As roupas e perucas que ele usava, todos usavam também, mas é claro que diferentes da dele. As pessoas achavam uma honra servi-lo ou fazer qualquer coisa que o agradava.
    Ele também gostava de ser privilegiado, por isso tudo que a corte fazia era pra agrada-lo.


    Camila Scabello nº8 8ºA

    ResponderExcluir
  23. Oi Kerol, aqui está a reposta de exercício:

    A relação entre o absolutismo, a corte e a ostentação é que tudo e todos estavam ligados, certamente representavam a mesma coisa, a sociedade absolutista. Como o próprio apelido, "Rei Sol", de Luís XIV já descrevia sobre a França, todos faziam parte de um mesmo mundo, todos faziam parte do luxuoso mundo de Luís XIV.

    Beijos, Maíra-8°B

    ResponderExcluir
  24. Kerol,
    essa é a minha resposta:

    Os reis nessa época, como o Luís XIV, tinham poder absoluto, ele quem decidia a crição de leis e de impostos,decidia pelo início ou fim de um gerra e na maioria das vezes não colocava suas decisões a consultas e discusões. Luís era personalista, o estado era ele, e patrimonialista, tudo pertencia a ele, as pessoas e os territórios. Quem discordasse dele era preso e encaminhado à Bastilha. As roupas, poses e suas feições, eram diferentes e demonstravam poder, luxo e riqueza. No seu reinado se destacaram a comida francesa, com seus chefs, e belas roupas, com seus estilistas, assim como as butiques, as grifes, os salões de beleza e os perfumes. Tudo o que ele usava, virava moda, o luxo deixou de ser exclusividade dos nobres e da corte para se transformar em objeto de consumo. Esse rei criou roupas, sapatos, bebidas e ainda valorizou pedras preciosas. Ele era extravagante, criou um salão de espelhos.
    Para sues súditos e para a nobreza era uma honra assistir ma refeição do rei, ninguém ousava entrar num aposento real com chapéu na cabeça ou de costas para o rei.
    E por essa e outras razões que Luís XIV é o Rei Sol.


    Beijos,
    Letícia

    ResponderExcluir
  25. Oi kerol, gostei muito dos textos, do vídeo e dos slides então vou responder a sua pergunta.

    O rei Luís XIV gostava de se parecer superior a todos, ele achava que já que era o poder supremo, era o Rei-Sol deveria ter e ser melhor. Isso ajudou muito o seu país, pois ele promoveu para Europa a moda, a gastronomia e a fragrância.
    Já que era o poder absoluto de Versalhes, ele queria se mostrar superioridade a todos mostrar que só ele tinha tudo ele era a vida e todos giravam em torno dele. Por isso por muitos anos ele buscou o melhor para si mesmo inventando novas comidas, novas roupas, novas fragrâncias, mas para isso ele precisava de ajuda, então contratava muitas pessoas que largavam tudo para servir o rei muitos nobres largavam sua profissão para ser cortesões.
    São o rei tinha conseguido montar um belo castelo com tudo que tinha direito, vários quartos, varias salas e especialmente o salão dos espelhos que só o castelo de Versalhes tinha.
    Quando o rei iria se apresentar em público sempre tinha um bom espetáculo para ele se sentir que esta sendo respeitado
    Para eles servir, vestir, ajudar, trabalhar para o rei era a maior honra, pois significava que o rei confiava nelas.
    Depois de um tempo ele tinha inventado tanta coisa que até fez uma revista de moda e abriu às primeiras boutiques.
    O rei sempre quis algo diferente, se todos usavam perolas ele tinha que usar diamante, se todos andavam de sapato ou descalço o rei usava salto-alto.
    O rei não só mudou a cultura de um país ele mudou a historia de um país, pois foi ele quem inventou de colocar as luzes em Paris de noite, ele ampliou fronteiras e foi um ótimo comandante.

    Ou seja, a relação entre poder absoluto, a sociedade da corte e a ostentação e que o rei era o poder absoluto de Versalhes então para adquirir respeito e poder o rei com a ajuda da corte real fazia tudo do bom e do melhor para servi-lo de maneira a todos sentirem que só o rei tinha tudo aquilo.

    Bjs Babi Miguel 8°B

    ResponderExcluir
  26. Oi professora Kerol,
    Li os textos, assisti o vídeo e os slides, achei muito interessante e importante saber um pouco mais do absolutismo. Aqui está meu comentario.

    A relação entre a corte e o poder absoluto,é que o rei é a figura central e todos queriam servi-lo ou estar em sua presença.
    Tudo que o rei usava, automaticamente virava moda.
    Devido ao prestigio do rei, muitas pessoas abandonavam sua casa e seu trabalho para ir servi-lo em seu palácios ,ou seja o rei era dono de tudo , mais com sua popularidade acabou perdendo sua privacidade.

    ass:Felipe Machado 8 ano A

    ResponderExcluir
  27. O poder absoluto de Luiz XIV fazia com que a sociedade da corte o respeitasse e até o glorificasse, mesmo quando não estivesse presente. Sua ostentação promovia seu poder e a riqueza da França.

    Bruno Piccolo Frasson 8°A

    ResponderExcluir
  28. Adorei o vídeo e os textos.
    A resposta é:

    Luis XIV ostentava sua riqueza e luxo com seus palácios e jóias, e com isso, a sociedade da corte se achava privilegiada em servi-lo e glorifica-lo. Sua ostentação promovia o progresso de França através das modas que ele lançava.

    Giancarlo piccolo Frasson - 8° ano A.

    ResponderExcluir
  29. A relaçao entre isso é que o rei tinha que demonstrar seu poder em tudo, seja nos palacios e vestmentas, o povo yinha que perceber que ele era o poder.
    Fatima lopes

    ResponderExcluir
  30. Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?

    Os reis absolutos, mandavam em tudo. Na sociedade, na economia e na política. Tinham em mãos um poder sem limites e sem restrições. Luís XIV criou a moda, que diferenciava seu status social. Por isso, o rei sempre usava roupas e acessórios mais chamativos e enfeitados que os demais, a corte também vivia nos palácios, isso indicava riqueza, ou seja, ostentação.
    Além do apoio da Igreja, que afirmava ele ser o abençoado de Deus.
    “A paixão de Luís XIV pela sofisticação não apenas mudou hábitos e costumes como alterou o funcionamento das cidades.”

    Laís Hypólito - 8ºA

    ResponderExcluir
  31. Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?

    a relaçao entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda a ostentaçao é que o rei sempre queria mais e mais, e a sociedade da corte competia para quem satisfasia mais o rei, com isso eles satisfazem o rei e sua ostentaçao de mais e mais.

    natalia piato

    ResponderExcluir
  32. Oii Kerol li os textos, e vi o vídio
    beijos. Luanna

    ResponderExcluir
  33. oiii dinovo,
    a Resposta da pergunta é a seguinte:
    A relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte, e toda a ostentação é uma relação de obediência ao rei para agradá-lo e assim fazendo com que ganhe uma recompensa, pelo seu ato de gratidão a realeza.
    ASS:Luanna Alves Paiva 8°B

    ResponderExcluir
  34. Kerol li os textos e vi os slides. Gostei do testo , bem informativo

    aqui é o Victor Mazieri 8* ano A

    ResponderExcluir
  35. Kerol ! O centro do poder era o Rei. Todos serviam a sua ordem ! Ele era o centro da riqueza. Os herdeiros (filhos) vao governar o trono após sua morte

    Victor Mazieri

    ResponderExcluir
  36. O rei era a pessoa que demonstrava o poder absoluto.Todas as pessoas queriam ajuda-lo, ou seja, fazer alguma coisa pelo rei. E para demonstrar superioridade e riqueza usava as peças com mais luxo.Portanto as pessoas que gostavam muito do rei usavam as roupas iguais ou semelhantes as dele.

    Caio Fontanetti 8°A

    O kerol, eu postei hoje porque eu não estava consiguindo acesar o blog, tA?

    ResponderExcluir
  37. A relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e a ostentação é que o rei era o auge da nobreza, todos queriam idolatra-lo, sendo assim, tudo o que usava ou fazia, as pessoas copiavam para mostrar que eram mais ou menos nobres. A sociedade da corte também o respeitava muito e, como o texto disse, mesmo que o rei não estivesse presente no cômodo ninguém ousaria virar as costas para seu retrato ou entrar em sua sala de refeições ou em seu quarto de chapéu na cabeça ou sem dobrar o joelho. Ele queria esbanjar sua riqueza, e por isso comprava coisas muito caras, que só ele poderia comprar, como quando comprou todos os diamantes disponíveis, gastando o equivalente à 75 milhões de dólares.

    Vinícius Garcia

    ResponderExcluir
  38. O poder absoluto começou com o fim da estrutura da sociedade feudal e se fortaleceu ainda mais com o interesse dos burgueses, uma nova classe social, muito rica. Estes, como eram comerciantes, se interessavam em ter um rei para um território extenso, do que um senhor feudal definindo sua moeda, sua metragem e suas regras na pequena extensão do feudo. Definiu-se assim, um rei, que passou a personificar, representar, o Estado. Desta forma tudo que era usado e feito por ele, era copiado pela sociedade da corte. O rei passou a exibir seu estilo e ostentar seu luxo, para ser admirado pela população.

    Gabriela Brumatti Ribeiro

    ResponderExcluir
  39. Qual a relação entre o poder absoluto, a sociedade da corte e toda ostentação?

    Os reis absolutos, mandavam em tudo. Na sociedade, na economia e na política. Tinham em mãos um poder sem limites e sem restrições. Luís XIV criou a moda, que diferenciava seu status social. Por isso, o rei sempre usava roupas e acessórios mais chamativos e enfeitados que os demais, a corte também vivia nos palácios, isso indicava riqueza, ou seja, ostentação.
    Além do apoio da Igreja, que afirmava ele ser o abençoado de Deus.
    “A paixão de Luís XIV pela sofisticação não apenas mudou hábitos e costumes como alterou o funcionamento das cidades.”

    Laís Hypólito - 8ºA

    ResponderExcluir
  40. oi kerol e o julio do 8b ja li otxto e vi o video . muito emocionante...

    ResponderExcluir
  41. julio de novo
    a relação e de que os reis e nobres comem bem enquantoos mais pobres estao famintos

    ResponderExcluir
  42. Muito legal seu blog Kerol!!!!
    Parabéns
    Renata (mãe do Rodrigo 8A)

    ResponderExcluir