Aqui só tem História

Aqui só tem História

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

2˚ano: A Crise de 1929

Oi gente;

Foi ótimo e emocionante rever o filme Cinderella man com vocês! As sensações de choque e emoção estavam estampadas no rosto de cada um!

Seguem os exercícios combinados, que vocês deverão me entregar na próxima aula, valerá 0.5 de Atividade Adicional:

O Problema de desemprego segundo George Orwell: " Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 (...) Lembro-me do choque, do espanto que senti, quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte dessa gente (...) eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de um animal que caiu em uma armadilha. Simplesmente não conseguiram entender o que acontecia com eles. Tinham sido criados para trabalhar e, - vejam! - era como se nunca fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação moral."

1) Relacione os apontamentos de G. Orwell ao panorama apresentado no filme, saliente a questão da degradação moral.

2)   As fotografias abaixo foram produzidas em 1936 pela fotografa Dorothea Lange, a serviço do governo norte-americano. Seu título é: “Mãe Migrante”. A primeira foto ficou mundialmente conhecida e  representa toda a miséria do período, trata-se de uma série de fotografias de Florence Owens Thompson e seus filhos, em fevereiro ou março de 1936, em Nipomo, na Califórnia.

             Dorothea Lange nasceu em 1895 e faleceu em 1965. Na década de 1930, foi contratada pelo governo norte-americano para percorrer o Sul e o Oeste do país, em busca de imagens que documentassem a Grande Depressão, sobretudo entre as populações camponesas que obrigadas a abandonar suas terras, migravam em busca de trabalho. O objetivo das imagens era tanto realizar um registro histórico, quanto obter subsídios para desenvolver ações de combate ao desemprego e à pobreza.
            No momento em que essa série de fotografias foi tirada, Florence Thompson tinha 32 anos, sete filhos, seu marido havia falecido no ano anterior e ela informou a fotógrafa que sobrevivia dos vegetais congelados dos campos e dos pássaros que os filhos matavam.

Os slides abaixo selecionados são outras fotografias de Lange: 

Dorthea Lange from Julie Torres

Escolha uma imagem e, a partir dela, analise o caráter social da crise. 

8˚ano: semana da pátria + tabela período regencial.


Mais um 07 de setembro, sempre é tempo de reflexão antes das comemorações!


Nossos heróis da independência, D. Pedro Bia e seus fiéis seguidores: Luis, Nathália, Max, Antônio e Nicolas. Parabéns pessoal os trabalhos ficaram excelentes!







quarta-feira, 4 de setembro de 2013

7˚ano: exercícios reforma

Responda em seu caderno: 


1)   Podemos considerar que a Reforma Protestante teve causas religiosas, políticas e sociais. Cite:
a)    Uma causa religiosa ;
b)   Uma causa política;
c)    Uma causa social;

2)   Explique a frase abaixo:

“O Renascimento Cultural provocou mudanças na forma de os europeus avaliarem as ações do clero.”

3)   Explique por que a venda de Indulgências e relíquias foi considerado por alguns contemporâneos como abuso da Igreja Católica.
4)   Quais ações de Lutero favoreciam os reis e príncipes?
5)   Leia o fragmento abaixo e responda à questão:

“ A ideia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo “ unicamente pela graça” e aceita “somente pela fé”

            Disponível em: http://luteranos.com.br
Aponte a diferença entre a posição de Lutero e a posição da Igreja Católica em relação à salvação da alma.

6)   Com relação às atividades desenvolvidas pelos burgueses (comércio e empréstimos a juro), quais eram, respectivamente, as opiniões da Igreja Católica, de Lutero e  de Calvino?
7)   Explique a frase: “ A doutrina calvinista justificava a moral burguesa.”
8)   Leia o texto complementar da página 136 e identifique as razões que levaram Henrique VIII a romper com a Igreja Católica. 

1˚ano: O Apogeu do absolutismo + os slides que faltavam

Pessoal, pondo a casa em ordem, os slides das 2 últimas semanas;

Beijos historiográficos




A Rainha Margot:


Vatel: Luís XIV e a ostensiva sociedade da Corte



A Outra: A História de Anna Bolena



O outro lado da Nobreza:



Sombras de Goya: embora se passe na Espanha do século XIX, o filme narra a perseguição da Igreja e o temido Tribunal do Santo Ofício!









3 renascimento from Kerol E Ri

Agonia e Êxtase: