Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

A resistência - a escolha em resistir à ocupação

A partir de Junho de 1940, com a capitulação da França, mais de 400 mil soldados alemães ocuparam o país. Com seus uniformes verdes e cinzas, impuseram sua presença aos franceses por mais de 3 anos.


Fotografia Musée Memorial de Bayeux


Homens e mulheres demonstraram a sua recusa à derrota através de atos espontâneos de resistência. Em 18 de junho, o General de Gaulle convocou aqueles que desejassem continuar a luta contra a Alemanha para se juntarem a ele na Inglaterra. As Forças Francesas Livres (FFL) lutaram em todas as frentes ao lado das forças aliadas. 
Na França ocupada, os resistentes se organizam, em geral, em torno de um partido e estruturam movimentos em redes. A partir de 1941, a luta se intensificou: luta armada, ações de guerrilha, sabotagem, criação de maquis, propaganda política, resgate de aviadores aliados e judeus.

Comemorações de 14 julho, 1940

Como ser um agente na França ocupada, Museu Memorial de Caen, Normandia, França


Partida de um partisan. Filho se despede de sua mãe antes de se juntar à Resistência. Museu Memorial de Caen, Normandia, França

Embora a Resistência fosse a minoria da população havia uma grande rede de cumplicidade em relação aos demais franceses.



Os emissários da França Livre, em particular Jean Moulin, trabalharam para a unificação da Resistência que resultou, em 27 de maio de 1943, na criação do Conselho Nacional da Resistência (CNR), órgão representativo de todas as tendências do Resistência. Sua prisão e execução pouco depois demonstra a força da repressão alemã e francesa colaboracionista.


Selos falsos e papéis falsificados utilizados pela Resistência. 1941-1944 e as chamadas minas "destruidoras de pneus" fabricadas na Inglaterra. 1944. Museu Memorial de Caen, Normandia, França

Propaganda alemã: Eles dão seu sangue - Cartazes com fotografias dos membros da resistência "Procurados" e antissemitas: Os judeus que se alimentam do seu trabalho. Museu Memorial de Caen, Normandia, França


Simone Ségouin (Nicole Minet) 3 de outubro de 1925 – 21 de fevereiro de 2023 - foi uma combatente da Resistência Francesa. Um dos seus primeiros atos foi roubar uma bicicleta de uma patrulha alemã que ela usou para ajudar a transmitir mensagens, depois passou a participar de missões perigosas, como captura de tropas alemãs, descarrilamento de trens e atos de sabotagem. 


Os serviços de inteligência britânicos (Serviço de Inteligência, Executivo de Operações Especiais) e americanos (Escritório de Serviços Estratégicos) tinham a função de apoiar e organizar as forças de Resistência em toda a Europa Ocupada.
Estas organizações, juntamente com o BCRA Francês Livre (Gabinete Central de Inteligência e Operações) despachou agentes para França já na primavera de 1941 para estabelecer redes militares capazes de conduzir missões de inteligência e atividades subversivas (desinformação ou sabotagem, por exemplo), equipando e supervisionando esses grupos. 


Macacão e capacete camuflados do Executivo de Operações Especiais (SOE). Os numerosos bolsos internos possibilitavam transportar objetos essenciais para o cumprimento das missões: pistolas, faca, kit médico, mapa de seda, lâmpada, bússola, pá). Museu Memorial de Caen, Normandia, França


Os agentes eram transportados de aviões a partir da Inglaterra e saltavam de pára-quedas na França. Após a aterrissagem, o pára-quedas deveria ser enterrado para não levantar suspeitas e o agente se misturava à população local. 

Rádio britânico disfarçado em uma mala. A capacidade de transmissão era de mais de 800 km, pesava 13 kg. Era utilizado pela Resistência devido à facilidade de transporte e tamanho compacto. Museu Memorial de Caen, Normandia, França

Carta com uma denúncia endereçada aos oficiais alemães escrita por um habitante de Belfort, 1941. Museu Memorial de Caen, Normandia, França

Operação Overlord e a Resistência

Antes da operação Overlord, uma ampla operação de resistência foi realizada na França projetadas para ajudar a isolar a área de invasão na Normandia, dificultar a movimentação da Wehrmacht por estradas e ferrovias e interromper as comunicações, além de fornecer a Londres informações militares sobre as fortificações da Muralha do Atlântico

5 de junho, 1944, 23h00: "feriu o meu coração com langor monótono", “Les anglots longs de violins de l'Automne”. (longos soluços de violinos de outono), o primeiro verso do poema de Verlaine, Chanson d'Automne, indicativa que a invasão era iminente.  
Quando a segunda linha 'Blessent mon Coeur d'une langueur monotone' (feriu meu coração com um langor monótono) foi transmitida, a Resistência sabia que a invasão ocorreria dentro de
48 horas.

Ao receberem mensagens transmitidas pela rádio em Londres, os patriotas entraram em ação.
A notificação das operações foi transmitida através da BBC de Londres. A rádio usava frases ou poemas curtos e inocentes. Os alemães sabiam que se tratava de códigos de ativação, mas não tinham conhecimento dos planos operacionais, portanto só podiam esperar o desenrolar dos acontecimentos.

Representação em tamanho real de membros de uma das redes da Resistência interceptaram e a operação para ouvir a BBC e as informações codificadas. Overlord Museum - Omaha Beach, Normandia
 
A sabotagem das linhas telefônicas forçou os alemães a usarem suas redes de rádio, o que significava que a Estação em Bletchley Park, na Inglaterra, poderia ouvir e interceptar os sinais, transmitindo as ordens de movimento às forças aéreas aliadas para que elas pudessem bombardear e metralhar as unidades alemãs enquanto elas tentavam avançar em direção à Normandia. A inteligência aliada contataria então vários grupos de resistência para estabelecer bloqueios de estradas ou descarrilar trens.

Memorial Museum of the battle of Normandy

Overlord Museum - Omaha Beach, Normandia

Overlord Museum - Omaha Beach, Normandia

Os franceses foram fundamentais na recuperação dos pilotos abatidos e, sobretudo, no alojamento e orientação de várias centenas de pára-quedistas americanos perdidos nos pântanos do passo de Cotentin. 
Eles desempenharam o papel de batedores, mostrando o caminho certo aos soldados ou informantes aliados, fornecendo informações sobre o local de posições alemãs, participando ao lado de combatentes britânicos ou americanos na libertação das cidades da Normandia.


Graças à presença dos exércitos aliados, a Resistência saiu da sombra,  e os antes combatentes clandestinos, passaram a colaborar para a manutenção da ordem, no abastecimento da população e na evacuação dos feridos. 


A coragem e as baixas

A Resistência teve que pagar caro por sua luta corajosa contra o ocupante. Em Caen, 70 a 80 prisioneiros, mantidos no centro de detenção, entre os quais a maioria eram patriotas, foram fuzilados na manhã de 8 de junho. Em Beaucoudray, perto de Saint-Lo em La Mancha, no dia 14 de junho, 11 mequisards foram fuzilados, então seria a vez do maquis de Saint-Clair, a resistência de Alençon, o 8 de julho, de Heme Chamendot (5 patriotas mortos a tiros em 9 de agosto).
Em Vercors um grupo de maquis lutou contra 10.000 alemães e foi derrotado, perdendo 840 membros.
O desaparecimento de um oficial perto de Limoges conduziu a um massacre brutal em Oradour-sur-Glane, a 10 de junho, onde uma companhia liderada pelo major Adolf Diekmann massacrou 642 homens, mulheres e crianças antes de incendiar a aldeia. 

Membros da Resistência presos pela milícia, julho de 1944. 


Após a batalha da Normandia, o General Eisenhower diria: Nosso quartel-general estimou que os esforços das F.F.I.s (Forces Françaises de l'environnement - forças de resistência francesas) representaram o equivalente a 15 Divisões da campanha aliada e os ajudou a avançar rapidamente através de França. 
A Resistência na Normandia consistia em 89 redes ou grupos, incluindo 14 Maquis (grupos clandestinos). As perdas foram elevadas: 3.095 combatentes da resistência foram deportados, 1.056 dos quais morreram nos campos de concentração e 2.383 foram executados ou morto em ação.

O herói da FFI no verão de 1944

Durante a Ocupação, o cartaz foi, juntamente com a rádio, o instrumento privilegiado do regime de Pétain e do ocupante alemão. A partir de 1944, apesar da escassez de papel, houve mais cartazes da Resistência nas paredes. Na Libertação. suas imagens de combatentes da resistência nos jornais ou nas paredes são lá para marcar a vitória da França.
Na cor vermelha, este pôster mostra o retrato de um típico combatente da resistência. O jovem herói da FFI que usa gola de barba é representado em postura viril e marcial, camisa aberta, mangas arregaçadas, calças enfiadas nas meias, sapatos grandes, membro de um exército
de combatentes corajosos e não a do agente de inteligência, na maioria das vezes um civil, trabalhando secretamente para Londres.


Monumento em homenagem à Resistência - Juno Beach



O Monumento da Resistência Francesa da Normandia (NFRM) homenageia seus membros representando as três principais formas em que atuaram: o homem representa a Guerrilha, a jovem representa o Auxiliar e o menino representa a Resistência. Os pára-quedas que circundam o monumento representam as 93 equipes do OSS Jedburgh que saltaram na França.
Esta guerra paralela e a imensa coragem e sacrifício de todos os envolvidos ajudaram a derrubar a potência ocupante alemã.



O NFRM presta homenagem ao papel vital que a Resistência Francesa desempenhou de 1940 a 1945 e, mais importante, no sucesso dos desembarques aliados na Normandia em 6 de junho de 1944. 
Esse monumento foi fundado pelo Capitão Joseph Ivanov, das Forças Especiais do Exército dos EUA e patrocinado pela OPERATION DEMOCRACY, uma instituição de caridade americana de Locust Valley, Nova York. O NFRM foi financiado por doações populares.