Aqui só tem História

Aqui só tem História

domingo, 15 de junho de 2014

8˚ano: Jovens Brasileiros - Bandeirantismo em São Paulo e Febre do Ouro em Minas

Olá pessoal;

Conforme combinado segue para auxilia-los um roteiro de análise histórica para os contos selecionados:

1˚Conto: O Bandeirismo em São Paulo

O foco central nesse conto é a vida do garoto Macário, que sonhava em ser bandeirante, na pequena cidade de São Paulo de Piratininga, local de onde partiam as bandeiras;
Ao realizarem a análise desse conto, atentem-se à organizacão de uma bandeira, aos perigos oferecidos pela mata e a dificuldade de localização no sertão (entenda-se por sertão tudo aquilo que estava distante do litoral)

2˚Conto: A Febre do Ouro em Minas

Com muita relação com o conteúdo que trabalhamos em sala, esse conto traz detalhes sobre a vida na região mineradora, desde a exploração inicial do ouro no aluvião, até o momento em que a mina era registrada e o início oficial da exploração. 
A família de Filipe vive nesse contexto e precisa sobreviver, dessa forma, passam de exploradores a comerciantes. Atemtem-se aos fatos sobre a formação e organização do arraial, a cobrança de impostos e os mecanismos para facilitar o contrabando.
O papel social de cada personagem retratado, o topeiro, o minerador, a negra escrava de ganho...
A página 60, que contém informações adicionais, deve ser lida com atenção.

Não se esqueçam, esse material deverá ser entregue no dia 23/06 quando faremos a avaliação sobre esse conteúdo.

Pessoal, este Vídeo é complementar ao nosso conteúdo, é mais que legal... Não deixem de assistir e deixar os comentários... Vale também para o Ensino Médio, quem vai para às cidades Históricas não pode deixar de assistir!


Beijinhos Historiográficos : )