Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gabaritos simulados

1˚Ano:
1-D
2-E
3-C
4-A
5-D
6-E
7-E
8-C
9-E
10-B

2˚Ano:Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 02 + 04 + 08 +16 = 30.

Apesar da unificação tardia da Alemanha e de poucos territórios obtidos, as conquistas foram maiores, com o domínio de regiões africanas como a África Oriental Alemã, a Togolândia e a atual Namíbia.
A região do Congo foi o principal território belga na África.
No Oriente, o Japão foi a grande potência imperialista. Suas ações envolveram guerras contra a Rússia, ocupação de regiões da China e Coreia.
A Inglaterra foi a grande potência imperialista na época do neocolonialismo, – destacando-se o controle sobre a Índia – seguida pela França, que possuía importantes áreas na África e a região da Indochina na Ásia.  

Resposta da questão 2:
 [D]

Durante grande parte do século XIX a monarquia inglesa foi representada pela Rainha Vitória que, apesar de não governar efetivamente, tornou-se símbolo da nação, do ponto de vista das tradições e da moral, mas, também, do ponto de vista material, numa época marcada pelo progresso advindo da Segunda Revolução Industrial e da conquista e exploração de diversos mercados, tanto como investimentos na América, como pela dominação e colonização, e em regiões de África e Ásia.  

Resposta da questão 3:
 [C]

A teoria anarquista se desenvolveu no século XIX, em ruptura com o marxismo (socialismo científico). Os anarquistas se consideravam comunistas, defendiam uma sociedade igualitária, porém, negavam a necessidade de um partido político para comandar a revolução e um novo Estado. Os anarquistas defendiam a supressão do Estado e a “autogestão” das sociedades.  

Resposta da questão 4:
 [C]

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que estabelece a propriedade e a administração coletiva dos meios de produção e distribuição dos bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidade e meios para todos os indivíduos.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo, entendido como a plenitude da sociedade igualitária.  

Resposta da questão 5:
 [A]  

Resposta da questão 6:
 [D]  

Resposta da questão 7:
 [B]  



Resposta da questão 8:
 [B]



A expressão “Primavera dos povos” designa o período dos movimentos revolucionários de independência nacional ocorridos na Europa entre 1848 e 1849, embora nem todos tenham se consolidado. Revoluções eclodiram em vários países da Europa, tendo como características comuns o nacionalismo, o liberalismo e elementos do socialismo. Na França eclodiu um movimento que resultou da crise econômica, desemprego e falta de liberdade civil. Os operários se revoltaram contra as precárias condições de vida. Com o estabelecimento de um regime republicano, a burguesia, apesar de retomar o poder político perdido durante a Era Napoleônica e a Restauração dos Bourbons, se viu obrigada a atender ao movimento revolucionário, adotando o sufrágio universal, a democracia e os direitos trabalhistas. Nesse contexto, ocorreram as primeiras eleições presidenciais da história, sendo eleito presidente Luis Bonaparte. Porém, por meio de um golpe, se autoproclamou Imperador com o título de Napoleão III.  


Resposta da questão 9:
 [C]  



Resposta da questão 10:
 [D]  




Resposta da questão 11:

[C]  
Resposta da questão 12:
 [B]  
Resposta da questão 13:
 [E]  
Resposta da questão 14:
 [D]  
Resposta da questão 15:
 [C]  
Resposta da questão 16:
 [A]  
Resposta da questão 17:
 [D]
Resposta da questão 18:
 [B]
Resposta da questão 19:
 [E]
Resposta da questão 20:
 01 + 02 + 04 + 08 + 32 = 47