Aqui só tem História

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sexta-feira, 6 de setembro de 2019

6˚ano - Grécia Antiga - Trabalhando mitologia em sala de aula

Sugestão de atividades para trabalhar com 5˚s  e 6˚s anos: 

Habilidades: 

Para o 5˚ano: 

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. 

Para os 6˚s anos: 

(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. 

Habilidades Adicionais: 


- Ler e interpretar textos. 
- Relacionar informações. 


Os gregos e os mitos: 


Os gregos acreditavam que os deuses faziam parte de seu cotidiano, estavam em toda parte e em tudo. Com seus poderes sobrenaturais, intervinham em suas vidas e na natureza. Nenhum deus era completamente bom ou mau. Os mitos narram a relação entre homens e deuses. 
Tudo o que não conseguiam explicar de maneira racional, como os mistérios da natureza, usavam os mitos. 
Que tal descobrir por que os corvos são pretos? 

Por que os corvos são pretos?


Apolo era um deus grego de muitos adjetivos. Além de ser estonteantemente belo, ele era considerado o deus da luz, o curandeiro, o poeta, o músico, o que nunca mente... Seu nascimento é digno de uma das mais extraordinárias histórias da Grécia Antiga.
Zeus começou a namorar uma divindade chamada Leto. Desse namoro, Leto engravidou e carregava em sua barriga os gêmeos Apolo e Ártemis. Acontece que Hera, esposa cruel e vingativa de Zeus, descobriu mais uma traição do marido e decidiu perseguir Leto.
Com a ajuda de alguns deuses, Leto se escondeu na ilha de Ortígia (hoje Siracusa, na Sicília, Itália), mas seu sofrimento estava apenas começando.


Ela ficou nove dias urrando de dor, pois os gêmeos queriam sair de sua barriga, mas não conseguiam. A causa dessa dificuldade era o aprisionamento, por parte de Hera, da deusa dos partos, Ilítia.
Novamente, alguns deuses conseguiram ajudar Leto: libertaram a deusa do parto, que saiu voando para Ortígia. Chegando lá, fez o parto da amante de Zeus. Primeiro veio Ártemis e depois Apolo.
Leto, a ver os filhos vivos e sabendo que Zeus os protegeria, resolveu se transformar numa loba, para que Hera não a perseguisse mais. (...) Depois de algum tempo, ela conseguiu o sossego tão esperado.
Apolo cresceu e tornou-se célebre. Assim como o pai, apaixonava-se facilmente por mortais e imortais. Uma dessas paixões foi a princesa Coronis, que, achando que tinha o mesmo direito a ter várias paixões, como os deuses, decidiu namorar com o deus Apolo, ao mesmo tempo em que namorava um mortal da Tessália.
Coronis tomava todos os cuidados necessários para ver quando ela estava junto do jovem da Tessália, mas se esqueceu de olhar para o céu, lá do alto, um pássaro de corpo e asas brancas como a neve, avistou um dos encontros furtivos dos dois mortais e, não resistindo, foi voando contar ao deus Apolo:
- Deus da luz, preciso lhe contar algo urgente!
- Qual é o seu nome, pássaro? E o que você quer me contar? - perguntou com desdém o belo deus.
- Sou chamado de corvo. E queria avisa-lo que sua amada Coronis anda se encontrando às escondidas com um jovem mortal da Tessália. Acabei de avista-los na floresta.
Cálice branco com a representação de Apolo, o deus parece coroado com folhas de mirto e sentado em um banco, segura uma lira de sete cordas feita de carapaça de tartaruga. Com a mão direita oferece libação a um corvo, que pode representar a princesa Corinis, século V a.C.  - Museu do Santuário de Delfos - http://www.delphi.diadrasis.net/en-gb/museum/selectedexhibits/thekylixofapollo.aspx

Apolo reagiu de forma violenta ao anúncio do corvo e, soprou um vento escuro em direção ao corpo da ave, que, imediatamente, foi tingido de negro, das patas até a última pena da cabeça.
- Isso é para você aprender a nunca mais me trazer notícias tão terríveis assim.
E desde esse dia todos os corvos do mundo são pretos.

Corvo - o portador das más notícias

Mas a história ainda não acabou. A raiva de Apolo fluía a cada centímetro do seu corpo. Rapidamente, ele desceu até a floresta, viu Coronis com o namorado e, sem pensar, pegou um arco e deferiu uma flechada no coração da mulher. Antes de fechar os olhos para sempre, ela disse:
- Querido Apolo, desculpe-me se o magoei, mas você cometeu um grande erro, estou esperando um filho seu - Coronis deu o último suspiro e morreu.

Afresco da Vila Aldobrandini : Apolo e Coronis
Le Dominiquin (dit), Zampieri Domenico (1581-1641) Le Dominiquin (dit), Zampieri Domenico (1581-1641) (atelier de)
Royaume-Uni, Londres, National Gallery

O deus da luz ficou transtornado com a notícia. O arrependimento era enorme, ele queria trazer de novo Coronis a vida, mas sabia que isso não era possível. Então, decidiu salvar o filho. Ele o retirou do ventre da mãe e levou-o para ser cuidado pelo centauro Quíron.
O menino ganhou o nome de Asclépio e tornou-se o maior médico do mundo. Ele era mais habilidoso no poder da cura que o próprio pai. Sua fama foi tão grande que, no final da vida, ele foi transformado num deus, e todos rezavam para lhe pedir auxílio nas doenças.

BRENMAN, Ilan. As 14 pérolas da mitologia grega. 1 ed. São Paulo: Escarlate, 2014. p. 38 a 41- adaptado.

Você Sabia? 

Os centauros eram criaturas temidas, metade homem, metade cavalo, eram vistos como indomáveis. Tomavam vinho, comiam carne crua, causavam tumultos e destruíam propriedades.
Quíron era uma excessão. Sábio e gentil, vivia no Monte Pelíon. Na mitologia, foi o responsável pela educação dos filhos de muitos reis gregos, por isso, Apolo lhe confiou Asclépio.

Quíron e Aquiles, afresco de Herculano, Itália
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADron#/media/Ficheiro:Chiron_instructs_young_Achilles_-_Ancient_Roman_fresco.jpg> Acesso em 06/09/2019

Exercícios Propostos: 

1. Explique a afirmação: "Os gregos antigos eram politeístas".
2. Sobre os deuses citados no mito:

a) Quais são eles?

b) Complete a tabela com informações sobre os deuses que você elencou acima. Se necessário, faça uma breve pesquisa. Siga o exemplo:


*Fonte: ALEXANDER, Heather.Mitologia Grega, uma introdução para crianças. Histórias de deuses, deusas, heróis, monstros e outras criaturas míticas. 1˚edição. São Paulo: Panda Books, 2013.

c) Complete:

Quíron, um _______________________ foi encarregado pelo deus _________________ de cuidar de seu filho, Asclépio. Adulto, o filho do deus se tornou o maior _________________ do mundo. 

d) Asclépio, por ser filho de Apolo com a mortal Coronis é um: _________________________.

3. Retire do texto um trecho em que fica evidente os sentimentos humanos dos deuses gregos.

4. Sabemos que os mitos foram criados para explicar o que os homens da Antiguidade não conseguiam. O que o mito lido nos apresenta?

5. Segundo o mito, os corvos eram brancos e possuíam a habilidade de falar com os humanos. Por que essa situação mudou?

6. Observe o mapa:
a) Qual a localização de Ortígia, local em que Leto se escondeu para poder dar a luz a seus filhos? 
b) O que a legenda nos informa sobre esse local? 
c) Mobilize seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga. Como explicar a situação apresentada? 

Gabarito: 

1. Os gregos antigos eram politeístas, acreditavam em vários deuses, como Zeus, Apolo, Hera, etc.
2.
a) Os deuses citados são: Zeus, Leto, Hera, Itília, Apolo e Artemis.
b)



*Fonte: ALEXANDER, Heather.Mitologia Grega, uma introdução para crianças. Histórias de deuses, deusas, heróis, monstros e outras criaturas míticas. 1˚edição. São Paulo: Panda Books, 2013.

c) Quíron, um centauro foi encarregado pelo deus Apolo de cuidar de seu filho, Asclépio. Adulto, o filho do deus se tornou o maior médico do mundo. 

d) semi-deus. 

3. Muitas são as passagens que podem ser selecionadas, como o ciúme de Hera, a dor de Leto, o amor e a vingança de Apolo. 

4. O mito lido explica porque os corvos são pretos e considerados portadores de más notícias. 

5. As penas do corvo ficaram pretas porque Apolo, ao receber as más notícias que a ave lhe trazia, soprou sobre ele um vento escuro e, para que não levasse más notícias a mais ninguém, lhe tirou a habilidade de falar. 

6. a) Ortígia fica na Sicília, ao sul da Península Itálica.
b) A legenda nos informa que essa região fazia parte dos territórios colonizados pelos gregos.
c) O aluno poderá apresentar:
- O solo da Península Balcânica não produzia todos os alimentos necessários à população, por isso, a partir do século VIII a. C. parte da população passou a ocupar outros territórios.
No sul da Itália formou-se a Magna Grécia, ou seja, Grande Grécia, já que comparada a Atenas, tudo ali era maior e mais fértil. As cidades eram grandes e ricas, com enormes templos. Muitas cidades fundadas pelos gregos nessa região existem até hoje, como Nápoles, Siracusa e Tarento. 

Para Saber Mais: 


Vale a pena Ler: 


BRENMAN, Ilan. As 14 pérolas da mitologia grega. 1 ed. São Paulo: Escarlate, 2014.

Mesmo sem nos darmos conta, a mitologia grega compõe aspectos do nosso cotidiano, são expressões, como cronômetro (titã Crono), afrodisíaco, de Afrodite, pânico, de Pã. 
Conhecer a mitologia grega é conhecer as raízes da cultura ocidental, além de ser uma fascinante aventura! 
Contos nesse livro: 
1. O criador e protetor dos homens (a história de Prometeu);
2.  Aquela que possui todos os dons, 
3.  O dilúvio grego, 
4. Não cante vitória antes do tempo, 
5. Os homens-formigas, 
6. O canto do galo, 
7. Amor eterno, 
8. Por que os corvos são pretos. 
9. O maior construtor da Grécia Antiga, 
10. Amor que gruda, 
11. O mais belo dos belos.

12. O banquete e a maça da discórdia, 
13. O filho desobediente, 
14. O lagarto. 



terça-feira, 3 de setembro de 2019

Museu Napoleônico em Roma

Antes mesmo da minha viagem à Europa, em 2018, tinha em mente que registraria toda e qualquer menção que encontrasse a Napoleão no meu caminho. 
Em Roma, entre a Piazza Navona e o Trastevere, bem em frente a  Piazza da Ponte Umberto, encontra-se a mansão que se converteu no Museu Napoleônico de Roma. Neste espaço o visitante encontra mobílias características desse momento histórico.


Em especial, gosto muito dos museus que ocupam antigas residências, acredito que torna muito mais real pensar na opulência dessas famílias quando visitamos os espaços que ocupavam, os móveis e objetos de decoração.
Trata-se do acervo da família Primoli, descendentes da família Bonaparte pelo lado italiano, e  doado ao Estado Italiano em 1927, por Giuseppe Primoli.
A história de Roma, durante o século XIX, possui muitas conexões com Napoleão Bonaparte. Ocupada em 1808, decretada Cidade Imperial livre, em 1809, e destinada a ser governada pelo filho de Napoleão, mesmo antes de seu nascimento.
Após a queda do Império Francês e exílio de Napoleão, muitos membros da família Bonaparte buscaram refúgio na Itália, como sua mãe, irmãos e primos. 




O museu ocupa todo o espaço térreo do Palazzo Primoli

Esse belo edifício foi construído no século XVI, mas foi adquirido pelos Primoli apenas no século XIX, em 1820. 
Amplas salas, com tetos decorados, a águia que representa Bonaparte, pinturas, móveis, jóias, esculturas, gravuras e objetos variados que revelam características do cotidiano de uma família rica. O acervo está dividido temporalmente:  período romano (desde a queda de Napoleão até Napoleão III -1848) e Segundo Império Francês (1848-1870), mostrando que a influência francesa se fazia muito presente em Roma. 


Joseph Chabord, Napoleão a cavalo no campo de Wagram, óleo sobre tela, 1810










Napoelão vestido para a consagração
Pintura anônima, posteriormente atribuída a François Gérard, 1805





Este museu faz parte do Musei in Comune e a entrada é gratuita.


Para Saber Mais: http://www.museonapoleonico.it/