Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dicas de leitura - Grécia Antiga

Dicas de Leitura - paradidáticos:
A Grécia Passo a Passo: 


Éric Dars e Éric Teyssier

A coleção Passo a Passo da editora ClaroEnigma é uma lindeza! 
O tipo de material que complementa, e muito, o conteúdo apresentado para os alunos em sala de aula, permitindo o aprofundamento de conceitos como a miscigenação cultural, a organização das poleis, Atenas, Esparta e a cultura grega. 
As ilustrações favorecem a compreensão, por parte do aluno, de elementos complexos, como a geografia e a importância das atividades marítimas. 

De forma lúdica, as ilustrações apresentam conceitos importantes para a compreensão da sociedade ocidental, desde aspectos mais comuns até descobertas científicas e grandes pensadores, matemáticos e filósofos, levando os alunos a compreenderem que o legado dos gregos antigos está mais próximo do nosso dia a dia do que imaginamos.

Você Sabia? 

Na Grécia o mar nunca está muito distante, dessa forma, hoje, ao visitarmos o país, comer frutos do mar é, além de delicioso, algo óbvio, porém nem sempre foi assim. 

Na Antiguidade, viver do mar era uma vergonha. As atividades marinhas eram malvistas pelos pensadores gregos. O pescador passava dificuldades para alimentar a família: envelhecia precocemente e podia morrer sem sepultura, algo infame. Platão equiparava a pesca à caça e julgava-a indigna de um homem bem nascido. Além disso, os homens do mar eram criticados por morarem longe de suas raízes e não viverem do trabalho da terra como os "homens honestos". 
Pobres pescadores! Para os filósofos, comer peixe era algo indigno! 
Por fim, dizia-se que com seu ofício eles ousavam comparar-se aos deuses e mereciam, portanto, uma morte miserável. Tal vida, para alguns filósofos, atraia apenas os bêbados, os covardes e os desonestos. 

DARS, Eric. A Grécia Antiga passo a passo. São Paulo: ClaroEnigma, 2015. p. 50


Que tal um teste? 


Página 78

Para ler o primeiro capítulo on line, clique aqui: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/35047.pdf


Mitologia Grega - uma introdução para crianças - histórias de deuses, deusas, heróis, monstros e outras criaturas míticas 

Heather Alexander 
Panda Books. 



- Como Hércules, em 12 anos, realizou 12 tarefas aparentemente impossíveis? 
- E Odisseu, como foi capaz de enganar o ciclope? 
- Por que Hélio é o único capaz de conduzir o carro de sol? 



As narrativas da mitologia grega estão entre as mais encantadoras histórias de todos os tempos. 
Descubra os deuses mais poderosos, os heróis mais destemidos, os monstros mais apavorantes e as criaturas mais fascinantes desse universo incrível!