Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 11 de março de 2015

6˚s anos: As Cápsulas do Tempo

Essa semana fechamos as cápsulas do tempo dos 6˚s anos A, B e C... agora nossas cartas para o futuro e as diversas fontes que ela contém só serão revistas novamente em 2018. Até lá esperamos que muitos de nossos sonhos e projetos possam ter se concretizado!
As cápsulas do tempo enchem as pessoas de curiosidade, pois guardam memórias de uma época, todas as vezes que são descobertas causam excitação. Podem ser grandes, pequenas ou até um apartamento todo, como o encontrado em Paris em 2010.
No nosso caso, guardará as memórias desses meninos e meninas recém chegados ao 6˚ano, saídos do Ensino Fundamental 1, ainda transitando entre ser criança ou pré-adolescente. Quando as abrirem, em 2018, já serão adolescentes, estarão terminando o 9˚ano e quase chegando no Ensino Médio, por isso a abertura será tão interessante! Ver o que lhe era caro quando você ainda era criança, ler uma letra que já foi sua, verificar se os sonhos permanecem os mesmos... 
Vamos esperar 2018!
Pesquisei algumas cápsulas famosas, não deixe de conferir os links!










De todas as minhas pesquisas a que mais me encantou foi a do apartamento de Marthe de Florian, em Paris. Sou apaixonada por esses momentos congelados no tempo, mesmo vendo imagens de como seria viver no passado, uma descoberta como essa não tem preço, tudo neste apartamento esteve intocado há mais de 70 anos!
Marthe de Florian foi uma atriz, demimondaine, ou cortesã que viveu momentos de glória e fama no final do século XIX. Teve alguns amantes famosos, entre eles pintores, boêmios e até presidentes da República Francesa! 
Vivia em meio ao luxo e seu apartamento de 140 metros quadrados, localizado no Quartier Pigarre, próximo ao Ópera Garnier, no centro boêmio de Paris. Restaurantes, bares, danceterias e até o famoso e centenário Moulin Rouge estão na vizinhança. A bélle époque está por toda a parte!
No apartamento a decoração parece congelada lá pelos idos da década de 1920. São muitos móveis, estantes, penteadeiras, cristaleiras, cortinas de seda, porcelanas, quadros, adornos e o lindo teto adornado em madeira trabalhada. O mais curioso é pensar que nas gavetas estavam roupas, cartas, memórias e lembranças de um tempo tão diferente do nosso. 
Em algum momento, durante a década de 1940, com medo dos horrores da guerra e, provavelmente, com a aproximação das tropas nazistas de ocupação, sua neta e herdeira, moradora do apartamento, o trancou e foi viver no interior. Nunca mais voltou!
Madame de Florian, a neta, morreu aos 91 anos, em 2010, com isso foi necessário inventariar suas posses, dessa forma encontraram essa preciosidade!Uma cápsula do tempo de valor inestimável!




Detalhes de vidros de perfume, adereços de maquiagens, escovas de cabelo, livros, caixas

Nessa imagem o que imediatamente nos chama a atenção são, em minha opinião, a ave empalhada ao lado de brinquedos - o Mickey e o porquinho Gaguinho


Retrato de Marthe de Florian, pintado por Giovanni Bordini quando ela tinha 24 anos. 

A pintura acima estava pendurada em uma das salas do apartamento, os especialistas logo a notaram e iniciaram a busca por sua autoria. A linda mulher com o vestido de musselina rosa era, sem dúvidas Madame Florian, mas quem seria seu autor?
Analisando as muitas cartas de amor guardadas no apartamento, chegou-se a conclusão: Giovani Boldini, importante pintor italiano do final do século XIX, famoso por pintar retratos de pessoas ricas e casas monárquicas!
A pintura foi a leilão e o valor chegou aos 2.1 milhões de euros!

Para saber mais:
https://parisapartment.wordpress.com/category/marthe-de-florian/
https://parisapartment.wordpress.com/2010/10/07/urban-archaeology-sleeping-beautys-paris-apartment-discovered/
http://teensleuth.com/blog/?p=25108
http://www.fatobasico.com.br/blog/tag/paris/



terça-feira, 10 de março de 2015

9˚ano: Estudo do Meio para São Paulo

Pessoal,

Está chegando nosso Estudo do Meio! Nossa capital é um misto de muitas coisas, muita gente, muitos tipos de construções, muitos carros, muita diversidade!
Usaremos apenas o material em anexo durante o estudo, a apostila será complementar e utilizada em sala de aula.
Para baixar o arquivo, que está disponível no moodle também, é necessário fazer um cadastro no slideshare e é gratuito, não se preocupem.
Faremos a observação de um edifício histórico. Escolham o que mais lhes chamar a atenção...
 

Teremos 2 etapas avaliativas, a primeira será a entrega da ficha de avaliação, a segunda deve ser a atividade nas duplas ou trios:
Olhares sobre São Paulo, para realiza-la, siga os passos abaixo:
1) Tire fotos artísticas durante o estudo, capriche nos ângulos e nos espaços escolhidos,
2) Escolha trechos de uma música ou poema que tenha a cidade como cenário,
3) Faça uma montagem em uma folha de A4 ou meia cartolina;
4) Seja criativo!

Dicas: