Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 23 de março de 2011

6˚Ano: Pré História

Leia as reportagens abaixo:

Cliquem para ampliar!


Reportagem retirada da revista Época



Após a leitura, clique em comentários e responda:

a) Qual das duas notícias você achou mais interessante? Por quê?
b) Faça uma breve síntese das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas.
c) Em sala realizamos uma pesquisa, liste as novas descobertas que você realizou por meio da SUA pesquisa.

Não se esqueca de colocar seu nome e sua sala. Bom trabalho!

25 comentários:

  1. a)
    R:Das duas noticias que eu li Kerol,a minha favorita foi o que fala do neandertal do passado.Eu gostei mais dessa noticia pois ela nao fala de um unico ser do passado,por mais que tenha sido importante.Eu gostei da que fala dos africanos,neandertais,asiaticos...Pois ela fala de como os neandertais chegaram ate hoje,qual as diferentes "peles" temos.
    b)
    Neandertais
    R:Em torno de 4000 anos surgiram os neandertais,que mais para frente deram origiem a diferentes especies.
    Os neandertais,ajudarma os homens de hoje a:
    -Os olhos claros,cabelos ruivos e dna fator RH negativo.
    -Os neandertais acasalaram com sapiens e deram diferentes especies "humanas",deram origem aos europeus e asiaticos.
    Os europeus e asiaticos tem 4 por cento no DNA de neandertais e nao tem nenhum gene africano,por que?
    Uma das possiveis respostas e' que os neandertais teriam acsalado com o humanos mais modernos que ja teriam saido da Africa.
    A segunda opcao e' que os neandertais acasalaram na Europa e uma parte da Asia.
    A hipotese mais improvavel e' que a origem e' de uma genetica desconhecida.
    Otzi
    Dois alemaes acharam em 1991 um esqueleto de 5300 anos.O achado foi uma grande descoberta.Espalhado por seu corpo acharam tatuagens provavelmente feitas por acunpuntura.
    Em 2007 cientistas revelaram que este "homem das neves" foi morto por flechas em seu ombro.
    C)
    R:Meu trabalho falava sobre uma discussao sobre fosseis achados a uma decada.A tal discussao debatia que fosseis achados podiam ser de ancestrais humanos ou de ancestrais de macacos.A maioria das pessoas provavam que os fosseis achados eram de ancestrais humanos,mas esta discusao nao foi encerrada,foi feita uma abordagem mais sutil,a classificacaos dos fosseis.
    Paula Tocalino Morabito do 6ano A

    ResponderExcluir
  2. Olá Kerol
    A notícia que eu mais gostei foi a do Otzi, por que achei muito legal a historia do "Homem do gelo"
    As descovertas que eu relatei foram as que ele tinha várias tatuagens terapêuticas, em minha pesquisa descobri que essas tatuagens eram porque ele tinha artrite e eram muito simples feitas de pó de carvão, muito perto de pontos da acupuntura chinessa.
    Um pesquisador tambem cuncluiu em raios x que não havia sinais de artrite, no dedo so pé mostrava evidencias de ulceração produzidas pelo frio.
    As curisodades foram:
    O corpo e os objetos que ele carregava foram preservados até uma tempestade de poeira vinda do Saara em um período excepcionamente quente.
    Otzi era um homem de aproximadamente 1,59 metros e de baixa estatura, como muitos da região de Schnalstal são hoje em dia. Estudos de ossos mostram que ele tinha aproximadamente 46 anos.A análise do DNA indica que ele era originário da Europa Central-Setentrional.
    Otzi levava com ele um machado de cobre e um punhal de sílex oriundo do Lago de Garda de aproximadamente 150 km.
    Além disso, ele estava muito bem preparado para enfrentar o frio, usando três camadas de roupa feitas de pele de veado e de cabra.

    ResponderExcluir
  3. eu achei mais legal a noticia 2 pois eles acharam um corpo de mais de 5.300 anos conservado no gelo com tatuagens espalhadas pelo corpo

    ResponderExcluir
  4. A notícia que eu achei mais interessante foi a do Ötiz, pois ela traz bastantes curiosidades e informações daquela época.
    Síntese:
    O Ötiz foi encontrado nos Alpes Otztal.
    Ötiz tem 5.300 anos e é uma múmia da idade do Cobre.
    Um fato curioso é que a múmia tem 57 tatuagens espalhadas pelo corpo. Alguns pesquisadores dizem que as tatuagens sugerem resultados de a acumpultura.

    As minhas novas descobertas também foram sobre o Ötiz.
    Eu descobri que o Ötiz morreu quando tinha 45 anos, e media 1,59 metros.
    Ele foi encontrado em 1991 a 3.200 metros de altitude no Tirol Sul (Alpes italianos).
    Ötiz teve uma rápida morte.

    Julia G. Iamarino - 6 Ano A

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu gostei muito da primeira notícia pois fala sobre como era os homens pré históricos, o jeito deles e etc.
    Um exemplo das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas é o fato de que até o genoma de neandertal ser uma mapeado acreditava-se que do conjunto do DNA dos seres humanos 95%teria sido herdado do ancestral comum de homens e neandertais, 0,5%seria a porção exclusiva humana, os gene que definem nossa especie.
    Mas, ao comparar o DNA neandertal comoo de cinco pessoas (dois africanos um europeu e dois asiaticos).verificou-se que 1%a 4% do DNA dos humanos não africanos deriva do neandertal . Isso prova que indíviduos das duas especies acasalaram transmitindo seus genes ás geraçoes seguintes.
    Eu consegui achar as seguintes informaçoes:
    - foi encontrado um corpo congelado de um homem pré histórico congeldo chamada de Alpes.
    - ele se chamava Otzi e era uma mumia muito famosa que vai estar em exposição apartir do dia 1ºde março para o aniversario de 20 anos da descoberta.
    Julia Viana Silva 6ºano A

    ResponderExcluir
  6. kerol, voce viu a previsão? 29 mm, espero que de realmente pra ir desta vez, o que você acha?
    me manda um e-mail como resposta?
    ma.alves-@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Fransciny sexto ano A
    Eu achei mais interesante o do otzi porque me mostra detalhada mente o perfil de um homen pré histórico, tambem porque é mais curioso e diferente do que se fala na outra notícia, além disso fala que não foi em escavações que encontraram, foi um acontecimento natural que a neve caiu e aparaceu ele.
    E ainda surpriendeu milhares de pessoas que estavam la e ou viram a notícia
    Fransciny Costa Alves
    28/03/2011

    ResponderExcluir
  8. A) Eu achei a segunda noticia mais interssante, pois a segunda noticia fala do Otizi o homem das cavernas congelado, e ele tinha tatuagens na coluna vertebral.
    B) Apos de ta descoberta podemos fazer muitas outras descobertas pois agora podemos saber da cultura, alimentção e comportamento dos homens da cavrena.
    C) Na pesquisa descobrimos pedaços de vasos, casca de ovo, sementes e plantas. Nisso descobri que quem usou aqueles vasos vivia perto de um lago, comia ovos e plantas.

    ResponderExcluir
  9. Renato Cota

    A noticia que eu achei foi a do otzi pois um casal de alpinistas estava andando e viu um corpo e chamram a policia pois acharam que era um corpo de alpinista mas quando foram indentificar o corpo viram que era um corpo de um cara da pré-historia.

    ResponderExcluir
  10. Eu achei mais interessante a noticia 2 porque ela mostra coisas que ainda existem com ja de 5.300 anos e que quase nao foram tocados.
    Depois dessa pesquisa que o gelo conseguiu segurar o homem por mais de mil anos, a partir dela poderia ser formado como eram os povos dele e como eram as roupas, o porque ele morreu e como se o corpo dele era igual ao nosso naquela época.
    Eu fiquei sabendo que nos somos os homo sapien sapiens o mesmo de muito tempo atras.Quando ele existia nao havia escrita no lugar que ele morava.
    Tiago Martins 6ºano b.
    (adorei a panela)

    ResponderExcluir
  11. Julia Guirardello Iamarino - 6 Ano A
    (continuação da minha outra postagem)

    Assunto:Reportagem do Ötiz
    Síntese:
    *O Ötiz foi encontrado nos Alpes Otztal.
    Ötiz tem 5.300 anos e é uma múmia da idade do Cobre.
    Um fato curioso é que a múmia tem 57 tatuagens espalhadas pelo corpo. Alguns pesquisadores dizem que as tatuagens sugerem resultados de a acumpultura.

    Assunto:Reportagem dos Neandertais
    Síntese:
    *O DNA dos humanos é formado por: 99,5% teria sido herdado do ancestral comum de homens e neandertais e 0,5% seria a porção exclusiva humana, os genes que definem nossa espécie. O homem neandertal fez surgir o cabelo ruivo, os olhos azuis e o fator RH negativo. O Homo Sapiens evoluiu na África a mais de 200 mil anos.

    ResponderExcluir
  12. a) Eu achei a segunda noticia mais interessante, pois fala sobre as primeiras tatuagens e talvez já houvesse acupuntura.
    b) Antigamente achavam que 99,5% do DNA teria sido herdado do ancestral comum de homens e Neandertais, e 0,5% seria a porção exclusiva humana. Mas, ao comparar o DNA de cinco pessoas verificou-se que de 1% a 4% do DNA dos humanos não africanos deriva dos Neandertais. Isso prova que indivíduos das duas espécies acasalaram transmitindo seus genes às gerações seguintes. O homo sapiens evoluiu na África há mais de 200 mil anos. Como os genes herdados dos Neandertais só são achados em europeus e asiáticos acredita-se que o acasalamento ocorreu no oriente médio entre 80 mil e 50 mil anos atrás, quanto os Sapiens entraram em contato com os Neandertais.
    No ano de 1991, dois turistas alemães enquanto exploravam os Alpes Ötztal encontraram um corpo humano de cerca de 5300 anos. Segundo os cientistas esse achado arqueológico continha 57 tatuagens espalhadas pelo corpo. Segundo os exames de raios-X, possuía sinais de artrite e alguns pesquisadores sugerem que seja resultado de acupuntura.
    c) Existem pinturas rupestres dentro de cavernas submarinas, conservadas até hoje.
    Guilherme V. Gonçalves 6º B

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Vou desconsiderar esta postagem, está incompleta e não responde ao que solicitei. Atenção ao enunciado!

    ResponderExcluir
  15. Eu achei a segunda notícia mais legal, porque fala do Oetzi um homem que viveu a milhares de anos atrás e foi encontrado congelado.
    Descobri que o Oetzi tinha mais ou menos 45 anos quando foi violentado morto em uma briga. Foram achados até mesmo tatuagens no corpo de Oetzi, e marcas em seu corpo que mostra que ele levou uma flexada na região das costelas. Entre outras.

    Victoria P. Mello 6° ano A.

    ResponderExcluir
  16. Eu achei mais interessante a segunda noticia,pois fala de uma descoberta muito importante e inesperada.A partir dessa descoberta,é possivel descobrir como os homens a pré história se vestiam,se alimentavam,se defendiam,e como eram suas armas.
    A MINHA pesquisa fala da descoberta de rastros de vulcões pré históricos que devastaram a plantação e uma parte da vida marítima naquela época.

    ResponderExcluir
  17. OI Kerol
    Eu achei mais interresante a segunda noticia! Pois ela fala sobre a primeira tatuagem e achei isso muito legal.
    Eu descobri que, em 1991 descobriram o corpo de ötzi,uma mumia natural de 5300 anos,foi encontrado bem preservado nos Alpes Ötztal, e tinha 57 tatuagens!
    Atraves da minha pesquisa eu descobri um pouco mais sobre a era do gelo
    Pedro A. M. de Castro
    6 B

    ResponderExcluir
  18. a)Eu achei mais interesante a segunda notícia,pois elanão é tam confusa e a descoberta foi muito inportante.

    b)Os humanos que siram da Africa são ancestrais de europeus e asiaticos,e não houve troca de DNA entre neandertais e os humanos que ficaram na Africa.
    Leo6ºB

    c)Eu descobri que algus arqueólogos encontraram fósseis humanos mais antigos das Américas.

    ResponderExcluir
  19. a)Eu achei a notícia do Ötzi mais interessante,pois tem informações bem legais como por exemplo a de o Ötzi ter várias tatuagens pelo corpo,tem relação com o que nós aprendemos e é possível entender com mais facilidade o que o texto está explicando.
    b)O neandertal interior:
    Essa notícia fala que todos os homens pré-históricos tem genes do homem neandertal menos os africanos e a hipótese mais provável é a de os Neandertais terem se acasalado com os homens modernos que haviam saído da África como os ancestrais de europeus e Asiáticos.
    A tatuagem mais antiga da história:
    Esse texto diz que cientistas encontraram um corpo humano nos Alpes Ötztal e o chamaram de O Homem de Gelo de Ötzi, que ele tinha 57 tatuagens pelo corpo,que faziam acupuntura e que ele morreu por uma flecha que acertou o seu ombro e causou um ferimento grave.
    c)As novas descobertas que eu realizei por meio da minha pesquisa são:
    Na Paraíba foram descobertas pinturas rupestres feitas de três a cinco mil anos atrás,com cera de plantas clara de ovo e outras substâncias diluídos em água,também foram descobertos mais de 200 cemitérios indígenas do século 16.

    Beatriz Ferrari-(Bibia)-6 ano B

    ResponderExcluir
  20. a)Achei a reportagem da rvista Época mais legal,pois achei interessante encontrar um corpo de uma pessoa que viveu a muito tempo a trás.
    b)Visitando o Alpes Ötztal um casal encontrou um corpo de um homem que viveu muitos anos atrás e por causa da neve algumas partes de seu corpo estavam lá.Viram também varias tatuagens pelo corpo dele.Logo descobriram que ele morreu por causa de um ferimento no ombro causada por uma flecha
    c)Na minha pesquisa descobri um pouco mais sobre a descoberta do homem.O austrolopitecus surgiu na África.Os mamiferos começaram a surgir na terra por volta de 70 milhões de anos.

    Paula 6ºB

    ResponderExcluir
  21. Oi Kerol,aqui estao as perguntas:
    a) Qual das duas notícias você achou mais interessante? Por quê?
    R: a que eu achei mais interessante foi à reportagem tirada da revista EPOCA, porque ele fala de que dois cientistas exploraram alpos otztal que foi achada em 5.300 anos e que em 2007 cientistas revelaram que o homem das neves morreu por um ferimento no ombro causado por uma flecha.
    b)Faça uma breve síntese das novas descobertas possibilitadas a partir das descobertas relatadas.
    R: Em 1991 turistas exploraram os ALPOS OTZTAL encontraram um corpo humano. Achado essa múmia de 5.300 anos, em 2007 os cientistas revelaram que o homem "das neves" morreu de um ferimento em seu ombro, provocado por uma flecha que não se sabe de onde veio.
    c) Em sala realizamos uma pesquisa, liste as novas descobertas que você realizou por meio da SUA pesquisa.
    R: Uma da descoberta foi como ocorreu o fogo?
    Uma descoberta muito importante do período paleolítico foi o fogo, uma das coisas que tinham que fazer era o fogo que usavam galhos secos que isso indicou que a chama poderia se inicializada. Observaram que o choque entre duas pedras saia uma faísca e se coloca se folhas e galho secos próximo de faísca conseguia o fogo, depois que conseguiu fazer o fogo ele passou a assar carnes e a cozinhar vegetais, se protegiam do frio e dos ataques de animais ferozes.
    Ana Carolina Espinola 6°ano B

    ResponderExcluir
  22. A noticia que mais gostei foi a da revista época,pois nos da mais curiosidades sobre o que aprendemos sobre os homínidios.

    ResponderExcluir
  23. Eae Kerol beleza?
    A resposta da letra A é :a minha preferida foi a primeira,pois eu curto assim os fósseis e o estilo (o corpo) tendo uma possibilidade de parecer mais com os sapiens sapiens.
    b)Um novo hominídeo foi descoberto,encontrado no sudoeste da China ,em uma caverna e com mais ou menos 14,5 milhões de ANOS.
    c)Esse hominídeo é desconhecido ,vivendo com o homem atual,mas foi "extinto" no final da Idade do Gelo,apesar que ele tinha diferenças e coisas em comum fisicamente o corpo, os cientistas acharam que não avisa os antecessores desse novo hominídeo.
    Mateus Sousa XD.Tomara que goste Kerol!!

    ResponderExcluir
  24. 1)
    a)a notícia que eu mais gostei foi aquela que acharam uma nova espécie de hominídeo, pois foi uma descoberta legal e interessante.
    b)Um novo hominídeo foi encontrado em uma caverna no sudoeste da china, esse hominídeo viveu junto com o homo sapiens e essa nova espécie viveu a mais ou menos a 14,5 milhões de anos
    c) Ao analisar os restos de quatro indivíduos que viveram de 11.500 a 14.500 anos atrás, os pesquisadores encontraram uma mistura incomum de características anatômicas arcaicas e modernas, como rosto achatado, cérebro redondo e mandíbula recuada.
    Os cientistas ainda não conseguiram extrair o DNA do material, por isso ainda não se sabe se esses hominídeos são da espécie Homo sapiens, como os humanos modernos, ou de uma nova espécie. Os estudiosos, porém, acreditam mais na hipótese de que eles sejam representantes de uma outra linhagem. “Estes novos fósseis podem ser uma espécie previamente desconhecida, que sobreviveu até o final da Idade do Gelo, em torno de 11 mil anos atrás”, diz o líder da pesquisa, Darren Curnoe, da Universidade de New South Wales, em Sidney, na Austrália.
    Christian Scarpa. Tomara que goste Kerol!!

    ResponderExcluir