Segue o Roteiro de Estudos que vocês devem me entregar no dia da avaliação. Prefiro que vocês procurem elabora-lo em forma de texto e não como questionário, lembrem-se: todos os conteúdos estudados devem ter mapas conceituais por mim construídos no caderno de vocês, utilizem-os!
Os Capítulos 16 e 17 podem ser estudados como um todo, já que tratam do mesmo assunto.
Bom Estudo a todos!
Capítulos 16 e 17: O Encontro entre culturas: Perdas e Ganhos
1) Como os portugueses se comportaram a medida que entraram em contato com os africanos do norte do continente?
2) Os Espanhóis na América: Descreva 3 exemplos de atitudes etnocêntricas dos espanhóis em relação às civilizações pré-colombianas: Use as informações da página 119.
3) Como explicar o acolhimento que os espanhóis receberam por parte dos nativos? (Observe atentamente a imagem da página 112 e releia a página 111 para melhor argumentação.
4) Portugueses no Brasil: Releia a descrição de Américo Vespúcio da página 113. Liste as descrições etnocêntricas feitas por ele.
5) Justifique o título do capítulo: O encontro entre culturas: perdas e ganhos.
6) Como explicar a vitória dos europeus em relação à população ameríndia?
Capítulo 18: A Chegada dos portugueses
7) Descreva as principais atividades econômicas realizadas por Portugal no Brasil.
8) Por que o território brasileiro não interessou os europeus durante os primeiros 30 anos da colonização? Explique.
9) O que foram e quais os objetivos das Capitanias Hereditárias?
10) O que foi o Governo-Geral? Qual era seu objetivo?
11) Os jesuítas chegaram ao Brasil junto às primeiras missões de colonizadores europeus. Qual o objetivo da Companhia de Jesus? Explique brevemente.
Capítulo 19 e 20: O Açúcar: um produto Raro e rentável + Sociedade açucareira:
12) Por que o açúcar era tão valorizado na Europa?
13) Descreva a organização de um engenho.
14) Quais as situações de trabalho no Engenho? Relacione-as a expressão criada por Antonil: "Doce Inferno.
15) Explique as razões que levaram o negro africano a ser escolhido como mão de obra escrava no Brasil colonial.
Os vídeos abaixo servirão para fazer uma revisão rápida:
Que Mostra mais linda nós tivemos!!!
Vocês deram um show de competência e aprendizado... com certeza já ficou na história!
Esse ano o projeto contou com a participação inestimável das professoras Ciça (como sempre uma ótima professora, criativa e competente, que suas lindas obras de arte deixam nosso espaço o mais bonito) e Renata (criativa e cheia de ideias novas essa professora de português foi parte inestimável do nosso time!) que contribuíram muito para deixar nosso aprendizado muito mais divertido, bonito e significativo!
Parabéns a todos!
Beijos orgulhosos!!!
Era uma vez... a Idade Média
Nossa Mostra sendo muito bem abertas pelas presenças ilustres dos reis Ricardo Coração de Leão e Felipe IV, o Belo
Representantes das três classes sociais misturaram-se aos personagens dos contos de fadas.
As lindas iluminuras que decoraram as paredes de nosso stand!
E os Jornais da Idade Média, produzidos nas aulas de português, seguindo as regras aprendidas em sala e utilizando os conhecimentos da pesquisa de História...
Eu e as camponesas... além da Chapeuzinho Vermelho, super orgulhosa dos meus alunos!