Aqui só tem História

Aqui só tem História

domingo, 5 de novembro de 2023

Memorial de Caen, Normandia



Caminho para a II Guerra Mundial - os anos pós I Guerra Mundial

Um caminho sombrio, inclinado, uma descida onde estão dispostas as datas a partir de 1918, do armistício em 11 de novembro que pôs fim à I Guerra Mundial até a invasão da Polônia, em 1939 e imagens ilustram o cenário dos vinte anos que separam os dois maiores conflitos da História da Humanidade. 




Revista alemã, abril de 1919, Kladderadtsch, Georges Clemenceau, ministro da Guerra francês e um dos principais redatores do Tratado de e representado como o vampiro da Alemanha

Jornal The New York Times, janeiro de 1930 - o mito e a fragilidade da prosperidade. 

Propaganda do partido nazista para as eleições de 1932 - Apenas Hitler pode nos salvar do bolchevismo

Botas com tachas de cano alto usadas por membros do Sturmabteilungen (SA).



Ao final da descida, brinquedos e jornais, como que esquecidos por pessoas que acabaram de sair, talvez às pressas e deixaram seus pertences para trás. 


O exército francês em 1939

Em 1 de Setembro de 1939, após a invasão da Polônia pelo exército alemão, a França decretou a mobilização geral. Cinco milhões de homens foram mobilizados e o número de refratários e deserções é baixo.

Os franceses e seus aliados têm mais homens e armas do que a Wehrmacht. A Linha Maginot está totalmente desenvolvida, enquanto a Westwall (Linha Siegfried) está longe de estar concluída. A vitória alemã não foi de forma alguma uma conclusão precipitada, apesar da fraqueza da força aérea francesa. 
Cerca de 100 mil soldados das colônias foram enviados para defender a metrópole.

Fuzileiro de infantaria, caixa de munição francesa e cartaz de mobilização geral

Do sacrifício como superação, do ódio à guerra ao fascínio pela violência armada, à sua lógica, por vezes ao prazer de massacrar, tudo se disse sobre a condição do soldado e o seu dilema face à morte: matar em para não ser morto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a guerra total levou o auto sacrifício e o pior dos horrores, tanto no sofrimento como na barbárie. Nenhum exército saiu ileso dos confrontos e o extremo vivenciado pelos soldados, onde quer que estivessem - prisioneiros de guerra executados, unidades deliberadamente sacrificadas, assassinatos em massa de populações civis indefesas.
No entanto, isso não deve resultar na colocação de tudo em perspectiva: os Aliados lutam por uma visão do mundo que é o oposto daquela que as potências do Eixo querem impor pela força. A internalização metódica da ideologia nazista ou imperial desenvolveu um aprendizado coletivo da violência fanática que derrubou a ideia bélica de heroísmo e encorajou a banalização de assassinatos sem precedentes. 

Evacuação das crianças

Nas grandes cidades francesas e inglesas, as crianças são evacuadas para o campo, muitos pôsteres incentivam as mães a deixarem seus filhos irem e lhes garantir segurança. 


Um pôster do Ministério de Evacuações Médicas britânico incentiva a partida das crianças: “Mães deixem-nos ir, dê-lhes uma chance de maior segurança e saúde”, 1940

Mala infantil, 1939-1940, Kit essencial para uma criança evacuada. Coleções Memorial de Caen. 

A medida que a guerra se inicia, o medo generalizado dos espiões é crescente na França, Grã-Bretanha e Alemanha. Os governos lançam campanhas, imprimem folhetos e cartazes para alertar civis e soldados. No cartaz acima, “Silêncio, o inimigo está à espreita das suas confidências”, 1940. 

Maio - junho de 1940 - a queda da França










França colaboracionista 

No verão de 1940, quando os Aliados continuaram a resistir ao Eixo na Grã-Bretanha, à frente da França, o marechal Pétain decidiu colaborar com a Alemanha para “mitigar a  desgraça” e os constrangimentos impostos pelo armistício, proteger os cidadãos franceses e garantir que o país obtivesse uma posição favorável na Europa fascista-nazi. 
O armistício, assinado em 22 de Junho de 1940, impôs condições severas à França: o exército francês foi desmobilizado, os prisioneiros permaneceram em cativeiro, dois terços do território foram ocupados e os refugiados alemães, muitos dos quais se opunham ao regime, foram entregues ao Nazistas. Mas o texto também deixou a França com uma parte do seu território, um governo, o seu império e a sua frota.
Para os alemães, tratava-se de garantir a segurança das forças ocupantes e de explorar os recursos franceses.


Pelas ruas, cartazes estimulavam os franceses a confiarem nos alemães e a delatarem os que resistiam à ocupação. Frases como: "População abandonada, confie no soldado alemão", se tornam comum. 


Olhares em todos os lugares, os colaboracionistas podiam ser qualquer um, até o vizinha que havia sido amigo do outro por décadas. 

Soldados alemães em meio a civis em Montmartre - 1940-1944

Intelectuais, pintores, editores, cineastas continuam a frequentar o Café de Flore durante a Ocupação. França 1940-1944

Carta com uma denúncia endereçada aos oficiais alemães escrita por um habitante de Belfort, 1941. 
Membros da Resistência presos pela milícia, julho de 1944. 

Os prisioneiros

A partir do outono de 1940, a maioria dos soldados franceses capturados foi transferida para campos na Alemanha. Mas, ao contrário dos deportados dos campos de concentração, tinham a proteção garantida pelas disposições da Convenção de Genebra de 1929, que garantiam a sua protecção, embora estivessem sujeitos à superlotação, à fome, e a espera interminável pelo retorno à França. 




Em livre tradução: Cartão reservado exclusivamente para residentes de áreas sinistradas com parentes próximos prisioneiros de guerra. Lado reservado para correspondência. Escreva de forma muito legível. 
OBSERVAÇÃO - Para que este cartão não fique parado nos postos de controle no caminho, seja breve e fale apenas sobre os efeitos do desastre nas pessoas e nos bens da família do preso a quem se destina. 5 ou 6 linhas no máximo.
"Meu caro André, escapamos do bombardeio de 21 de abril. estamos todos os três com boa saúde e apoiamos você de todo o coração
Germaine"


Réplica do mapa que ficava na sala dos mapas, no War Cabinet, em Londres - representa o mundo em guerra entre os anos de 1941-1942. O bunker subterrâneo abrigou o centro de comando do governo britânico, liderado por W. Churchill durante a guerra. 


Casaco extremamente frio usado pelas sentinelas alemãs na Frente Oriental. 1942.
Sobrebotas de palha tecida feitas em guetos judeus poloneses.
Submetralhadora PPSH 41. Carregador para PPSH 41. 
Garrafa e sua capa de tecido.
Túnica M-43 de um soldado de infantaria soviético (Gymnastierka). 1943. 

A resistência - a escolha em resistir à ocupação

A partir de Junho de 1940, homens e mulheres demonstraram a sua recusa à derrota através de atos espontâneos de resistência. Em 18 de junho, o General de Gaulle convocou aqueles que desejassem continuar a luta contra a Alemanha para se juntarem a ele na Inglaterra. As Forças Francesas Livres (FFL) lutarão em todas as frentes ao lado das forças aliadas. Na França, combatentes da resistência reúnem-se à volta de um jornal ou de uma partido político, antes de se estruturar em movimentos e redes. A luta intensificou-se a partir de junho de 1941, com a entrada na resistência dos comunistas a favor da ação de guerrilha total e imediata. 

Partida de um filho que se despede de sua mãe antes de se juntar aos partisans.

A Resistência assumiu as mais diversas formas: luta armada, sabotagem, criação de maquis, inteligência, propaganda política, resgate de aviadores aliados e de crianças judias. 
A Resistência é uma minoria e não se limita às organizações, pelo contrário, envolve uma grande rede de cumplicidade.
Os emissários da França Livre, em particular Jean Moulin, trabalharam para a unificação da Resistência que resultou, em 27 de maio de 1943, na criação do Conselho Nacional da Resistência (CNR), órgão representativo de todas as tendências do Resistência. A prisão de Jean Moulin, pouco depois, ilustra como a Resistência vive ao ritmo dos golpes desferidos pela repressão alemã e francesa.



Ajuda externa para a Resistência Francesa

Os serviços de inteligência britânicos (Serviço de Inteligência, Executivo de Operações Especiais) e americanos (Escritório de Serviços Estratégicos) tinham a função de apoiar e organizar as forças de resistência em toda a Europa Ocupada e no Extremo Oriente.
Estas organizações, juntamente com o BCRA Francês Livre (Gabinete Central de Inteligência e Operações) despachou agentes para França já na primavera de 1941.
para estabelecer redes militares capazes de conduzir missões de inteligência e atividades subversivas (desinformação ou sabotagem, por exemplo). Adotariam então uma estratégia ofensiva, equipando e supervisionando grupos de resistência prontos para a libertação.



Macacão e capacete camuflados do Executivo de Operações Especiais (SOE). Os numerosos bolsos internos possibilitavam transportar objetos essenciais para o cumprimento das missões: pistolas, faca, kit médico, mapa de seda, lâmpada, bússola, pá). 

Os agentes eram transportados de aviões a partir da Inglaterra e saltavam de paraquedas na França. Após a aterrissagem, o paraquedas deveria ser enterrado para não levantar suspeitas e o agente se misturava à população local. 

Rádio britânico disfarçado em uma mala. A capacidade de transmissão era de mais de 800 km, pesava 13 kg. Era utilizado pela resistência devido à facilidade de transporte e tamanho compacto.

Racionamento de alimentos



Livro de racionamento para guardar e arquivar cupons de racionamento e tíquetes. 1940-1944. 
Folheto de colaboração associando o mercado negro à atividade criminosa, Resistência. 1943. 
Pedaço de pão feito com farinha de madeira. 1942-1944. 


1941-1942: Invasão da Rússia e mudança nos rumos da Guerra

Em 22 de junho de 1941, a Wehrmacht atacou a URSS. Em 22 de junho de 1941. No outono, os alemães e seus aliados (Finlândia, Hungria, Itália, Romênia) ocuparam imensos territórios. 
Em novembro de 1941, as tropas alemãs chegaram aos arredores da capital, mas o inverno rigoroso e a contra ofensiva lançada pelos soviéticos impediram o seu avanço. Eles não conseguiram capturar Leningrado e Moscou e só retomaram a ofensiva na primavera de 1942.
Para Hitler, a invasão da URSS foi tanto uma guerra de conquista de espaço vital”, uma guerra ideológica, como uma guerra racial de aniquilação face à ameaça do “Judaico-Bolchevismo”. A agressão contra a URSS e as suas consequências mudaram a natureza do conflito.

Cartaz Soviético: Defender Moscou! Civis soviéticos e militares, todas contra os alemães

Campos de extermínio

Estrelas amarelas com menções judaicas. França, 1942-1944

Crematório III do campo de Auschwitz. O caminhão médico visível em primeiro plano trouxe ao local o médico SS de plantão e caixas de Zyklon-B. Dolere, 1945.


Os Kirzners, uma família de Caen exterminada

Jacob Kirzner, um feirante da cidade, foi preso como refém após a sabotagem de uma ferrovia da região, e deportado durante a noite de 1 para 2 de maio de 1942 para o campo de Compiègne. Ele fez parte do comboio de 45 mil pessoas que partiu em 6 de julho para Auschwitz-Birkenau. Sua esposa, Krejla Kirzner, permaneceu em Caen com seus sete filhos.

As duas filhas mais velhas, Éliane e Sarah, foram presas durante a batida policial de 14 e 15 de julho de 1942, organizada contra os judeus de Calvados (cidade da região) e enviadas para o campo de Pithiviers. Em 3 de agosto de 1942, foram deportadas para Auschwitz-Birkenau.

Em 9 de outubro de 1942, a mãe e seus cinco filhos mais novos, incluindo as gêmeas Lydie e Annie de 4 anos, foram presos, enviados para Drancy e deportados para Auschwitz em 3 de novembro de 1942. Todos foram exterminados nas câmaras de gás

O destino das crianças

Cerca de 4900 crianças belgas foram deportadas para Auschwitz, apenas 53 sobreviveram.

Das 15.000 crianças francesas levadas através ao campo de Theresienstadt, uma centena ou menos sobreviveu. E as 11.400 crianças deportadas da França, apenas 200, adolescentes, voltariam para casa.

Os números falam por si, mas não revelem tudo, são apenas estatísticas, e nada dizem sobre o horror absoluto vivenciado pelos que pereceram.

Entre 5.100.000 e 5.800.000 judeus morreram na Europa durante o Holocausto. Aproximadamente 1.250.000 eram crianças, as quais foram assassinadas sob todas as formas possíveis de crueldade – ou seja, 9 em cada 10 crianças.

Mochila pertencente a Roger Stern (segundo à esquerda), deportado para Auschwitz junto com seu irmão André e pais pelo comboio nº. 64 em 7 de dezembro de 1943. Esta mochila é apresentada no estado em que foi encontrada logo após sua prisão no pátio do prédio em que a família vivia. 

Em 1945, após a queda do nazismo, apenas 100 a 120 mil crianças ainda estavam vivas em toda a Europa - ou entre 6 e 11% - principalmente na Europa Ocidental. Havia regiões inteiras da Europa Central e Oriental onde não havia sequer uma criança.

Para aqueles que sobreviveram, um grande número eram órfãos e tiveram que sofrer o isolamento "interno" daqueles cuja "experiência" ninguém entende, e tentar levar uma vida "normal" "privada de confiança no mundo" (Jean Améry).

O Dia D e o desembarque na Normandia - a libertação da França

Na Europa, mais do que o dia da capitulação da Alemanha, o momento da libertação marca o final do conflito. Em alguns países, a resistência alemã foi maior e a luta durou alguns meses, enquanto em outros locais, alguns dias.  

Kiev foi libertada em 6 de novembro de 1943, La Rochelle, em maio de 1945. Roma em 4 de julho de 1944, Bruxelas em 4 de setembro, Atenas em 12 de outubro, Auschwitz-Birkenau e Varsóvia, em janeiro de 1945. Viena, abril de 1945. 

A maior parte do território francês foi libertada da ocupação nazista entre agosto e setembro de 1944. 



Ruínas de Sant-Lô. Após os intensos bombardeios de junho e a luta que se seguiu entre os Aliados e Alemães, a cidade ficou conhecida como 'Capital da Ruína'.



Em 6 de junho de 1944, o navio de guerra inglês, HMS Rodney, como suporte às tropas em terra, bombardeou Caen. Seus canhões de 406 mm atingiam 36 km, uma de suas ogivas atingiu a Igreja de Saint Pierre. 



A cruz utilizada aqui foi uma das milhares de cruzes provisórias utilizadas no cemitério militar anglo-canadenses em May-sur-Orne, 1944. O nome e o número do registro dos soldados eram registrados no ponto mais baixo. 


Aliados rumo a Berlim





Perdas Humanas

A enormidade dos meios de destruição utilizados nos diversos continentes, os massacres nunca trazidos à luz e a mistura de vítimas civis e militares são  algumas das razões pelas quais é impossível fazer uma estimativa precisa da situação. Calcula-se 60 milhões de mortos sendo 35 milhões de civis.