Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

2˚ano: A Revolução Francesa e atividade



2˚ano rev francesa blog from Kerol E Ri

Exercícios Propostos: Lembrem-se: folha separada, nome e atividade a caneta! Não sou Luis XVI, mas não aceitarei atividades a lápis!!!!! Busque as palavras desconhecidas no dicionário, caprichem na argumentação e produção de respostas!

      Modernamente, a cidadania é um conceito que advém da Revolução Francesa de 1789 e designa o conjunto de membros da sociedade que têm direitos e decidem o destino do Estado. O fundamento essencial da cidadania é a liberdade, e o voto secreto vem sendo considerado pelo cristianismo como sua pedra de toque. Observa-se que durante a Revolução Francesa as mulheres combateram a tirania e lutaram pela liberdade. Por ocasião da Declaração de Direitos do Homem, não faltou um projeto de Declaração dos Direitos da Mulher, sustentado por uma atriz francesa chamada Olympe de Gouges. 
     O texto conclui dizendo que se a mulher tem o "direito" de subir ao cadafalso, deve ter o direito de subir à tribuna. Em 3 de novembro de 1783, Olympe de Gouges foi guilhotinada, ficando proibidas as organizações de mulheres. Vê-se, pois, que as mulheres não obtiveram, com a Revolução Francesa, o reconhecimento de seus direitos, e a legislação civil e política subsequentes que predominaram na Europa. 

BARROS. Alice Monteiro de. Cidadania, relações de gênero e relações de trabalho. Anais do I Congresso Internacional sobre a mulher, Gênero e as relações de trabalho, p. 5 e 6. 

Leia a Declaração de Direitos da Mulher no link abaixo, depois faça o que se pede:
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-à-criação-da-Sociedade-das-Nações-até-1919/declaracao-dos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html

1) Em geral, quais direitos as mulheres reclamam?
2) Olympe de Gouges escreveu sua Declaração em 1793. A qual período da Revolução ele é correspondente? Descreva os aspectos positivos e negativos desse período. 
3) Pesquise a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão: quais as semelhanças e diferenças em relação ao texto de Olympe de Gouges? Explique. http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-à-criação-da-Sociedade-das-Nações-até-1919/declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao-1789.html