Aqui só tem História

Aqui só tem História

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Recuperação: 9˚ano


Leia atentamente os enunciados, procure informações em sua apostila e caderno e, lembre-se, elabore respostas completas!
1)    Defina:
a)     Tenentismo: 
b)    Coluna Prestes: 
c)     Revolução de 1930: 
d)    Plano Cohen: 
e)     Populismo: 
f)     Nacionalistas: 
g)     entreguistas:
h) Semana de Arte Moderna de 1922

2) Explique o processo de desgaste da Política do Café com Leite. 
     3) Quanto ao Estado Novo (1937-1945), responda:
a)     Como é possível caracterizar este momento da história de nosso país? 
b)    O que significa chamar este momento de “política populista”?  
c) Caracterize a economia adotada pelo Governo Vargas. 
d) Explique os mecanismos de controle do Governo Vargas. 
e)     Em 1951 Vargas volta ao poder “nos braços do povo”, no entanto, comete suicídio. Como explicar este fato?
     4) Caracterize o mundo durante a Guerra Fria.
     5) Caracterize o Brasil durante a Guerra Fria.

Reforma Religiosa

Olá Pessoal,

Segue o ppt da nossa aula, as dicas de filmes (quem puder deve assistir, principalmente quem tem dificuldades em imaginar tudo aquilo que falo em aula, pois assistindo o filme vocês visualizam o contexto histórico e compreendem os fatos de outra perspectiva) !
Não se esqueçam de fazer os exercícios adicionais em folha separada!

1) Lutero se interrogou por muito tempo a respeito da salvação do homem e do papel da Igreja na vida dos fiéis. Comente quais foram as conclusões de Lutero acerca dessas temáticas.
2) Uma das principais mudanças que resultaram das propostas de reforma de Lutero foi a simplificação do culto religioso. Relacione essas mudanças às conclusões alcançadas por Lutero a respeito do papel da Igreja na salvação dos fiéis.
3)Explique a importância da Dieta de Worms (1521)
4) Identifique s principais contribuições de Calvino para o movimento reformista.
5) Justifique a afirmação: "A Reforma Anglicana teve como impulso um fator político.
6) Aponte quais foram as principais medidas da Igreja Católica diante dos movimentos reformistas.



Lutero: Assistimos pequenas partes, mas vale a pena assistir todo, principalmente para aqueles que ainda tem dúvidas! Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretas e  permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.



 A Outra:
 Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração de Henrique Tudor (Eric Bana), o rei da Inglaterra. Elas são levadas à corte e logo Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Porém isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent).

Henrique IV



A Letra Escarlate:



 Sombras de Goya: Excelente filme e ótimo elenco. Mesmo não referindo-se diretamente ao período que estamos estudando, este filme vale a pena ser visto pelo enorme repertório cultural que traz consigo.  Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta. 
Sinopses: http://www.adorocinema.com

 Seguem trechos do documentário exibido pelo History Channel. Baseado em documentos inéditos e pesquisas que revelam inúmeros segredos do Vaticano, a minissérie Arquivos Secretos da Inquisição foi destaque do The History Channel. A produção de quatro horas foi rodada na Itália, França e Espanha. A minissérie, com intervenções de especialistas, retrata as passagens mais obscuras de mais de 600 anos da Igreja Católica em sua luta para ser a exclusiva representante do Cristianismo no mundo. A Inquisição foi um sistema de terror em massa, composto por cortes secretas. Tratava-se de uma instituição que ultrapassou fronteiras geográficas e históricas, indo da França medieval ao renascimento italiano. O especial aborda essa sangrenta história, dos arquitetos da Inquisição às vítimas de sua ira. Os episódios trazem opiniões de estudiosos como David Gitlitz (especialista em História Medieval), Stephen Haliczer (historiador), Charmaine Craig (escritor) e Joseph A. Di Noia (teólogo e reverendo). O especial foi composto por 4 episódios. A nós caberá assistir o 3˚, iremos utilizar este material para nossa atividade extra. Quem não conseguir assistir, leve o pen drive para nossa próxima aula.
1: Arquivos Secretos da Inquisição - A Lágrima do Terror
2: Arquivos Secretos da Inquisição - As Lágrimas da Espanha
3: Arquivos Secretos da Inquisição - A Guerra Contra Ideias
 4: Arquivos Secretos da Inquisição - O Fim da Inquisição


terça-feira, 21 de agosto de 2012

2˚Ano: Por que o Ocidente dominou o mundo?

Pessoal, está em ordem decrescente! Leiam o artigo com atenção e façam a análise crítica com base no que discutimos em sala, lembrem-se: sejam sucintos, centralizem o texto nas análises críticas. Utilizem as informações do Capítulo 47 como base.Bom Trabalho e Ótima semana!