Aqui só tem História

Aqui só tem História

domingo, 4 de maio de 2014

9˚ano: Crise de 1929 - Sugestão de atividade extra

Crise de 1929:

              As fotografias abaixo foram produzidas em 1936 pela fotografa Dorothea Lange, a serviço do governo norte-americano. Seu título é: “Mãe Migrante”. A primeira foto ficou mundialmente conhecida e  representa toda a miséria do período, trata-se de uma série de fotografias de Florence Owens Thompson e seus filhos, em fevereiro ou março de 1936, em Nipomo, na Califórnia.
             Dorothea Lange nasceu em 1895 e faleceu em 1965. Na década de 1930, foi contratada pelo governo norte-americano para percorrer o Sul e o Oeste do país, em busca de imagens que documentassem a Grande Depressão, sobretudo entre as populações camponesas que obrigadas a abandonar suas terras, migravam em busca de trabalho. O objetivo das imagens era tanto realizar um registro histórico, quanto obter subsídios para desenvolver ações de combate ao desemprego e à pobreza.

            No momento em que essa série de fotografias foi tirada, Florence Thompson tinha 32 anos, sete filhos, seu marido havia falecido no ano anterior e ela informou a fotógrafa que sobrevivia dos vegetais congelados dos campos e dos pássaros que os filhos matavam.
1) Descreva o ambiente;
2) Identifique e descreva as personagens;
3) Identifique e descreva os objetos;
4) Descrevam as ações retratadas;
5) Como o título pode nos ajudar a compreender a cena?
6) Que conclusões podemos estabelecer sobre a sociedade norte-americana, a partir destas fotografias?
7) Escolha nos slides outra fotografia de Dorothea Lange, realize o mesmo procedimento já realizado com as imagens indicadas.
8) Você deverá escrever um texto histórico sobre a Grande Depressão e seus efeitos sociais.
Lembre-se: Um texto desse gênero exige uma linguagem impessoal e objetiva, além disso, normalmente apresenta-se em 3 partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia central, o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal, baseado em dados históricos; e a conclusão, que deve conter uma síntese.
As fotografias de Dorothea Lange estão no material em anexo, mas vocês podem ampliar a busca na internet.