Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Atenção 8˚s Anos:Atividade Estrada Real

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.


Fonte:http://www.estradareal.org.br

A Atividade de vocês é a seguinte:

* Assistir ao vídeo abaixo referente a Estrada Real:
*Elaborar um parágrafo com seus apontamentos: Como seria para o tropeiro, comerciante, funcionários reais levar o ouro da região das Minas até o Rio de Janeiro? Liste as dificuldades e perigos, relacionando-os aos conhecimentos da apostila.
* Poste como comentários.

ATENÇÃO ESTA ATIVIDADE TERÁ VALOR DE ATIVIDADE EXTRA!

Bom trabalho a todos