Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pesquisa Mitologia 6˚s anos


Olá pessoal,

Seguem as orientações para a realização de uma ótima e significativa atividade de pesquisa, leiam as orientações até o final e com atenção.

A Pesquisa:
• O que é?
• Para que serve?

“A pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender. Não é, simplesmente, um trabalho que você faz para entregar para o professor.
Não se trata de descobrir uma porção de trechos de livros ou enciclopédias e copiar uns depois outros.
Para que a pesquisa cumpra seu papel ela não deve somar conhecimentos, mas multiplicá-los. Você deve acabar sua pesquisa compreendendo melhor o assunto pesquisado. Se isso não acontecer, a pesquisa terá sido perda de tempo. (...)
A pesquisa é como um jogo no qual formulamos perguntas e nós mesmos temos que dar as respostas. É como se brincássemos de detetives sozinhos.”

Ruth Rocha. “O que é, afinal de contas, uma pesquisa? In: Pesquisar e Aprender. São Paulo: Scipicione, 1995

Como deve ser organizada?

Trabalho escrito:

*Capa: Título do Trabalho
* Folha de Rosto: (nome completo do Colégio, nome dos alunos, série, área de conhecimento, nome da professora)
*Índice: sequência do trabalho.
* Introdução: Apresenta de forma resumida o conteúdo, assuntos abordados e o objetivo.
* Desenvolvimento: Texto elaborado a partir das fontes pesquisadas – Não é permitido copiar! No desenvolvimento, tudo o que vocês acharem relevantes, como as anotações feitas durante a pesquisa, gráficos, entrevistas, imagens, devem ser organizadas de forma a conferir sentido ao que pesquisaram.
* Conclusão: Depois de toda a pesquisa, a que conclusão foi Possível chegar? Levantem os aspectos positivos e negativos. O que aprenderam com todo este conteúdo adicional?
* Bibliografia: De onde vieram as informações pesquisadas? Livros, revistas, sites, todos devem estar na bibliografia e, atenção, o Google ou Yahoo, não são bibliografia, são apenas sites de busca, que indicam para vocês onde buscar informações, são os sites ou blogs indicados por estes portais que devem ser citados.
*Anexos: gráficos, desenhos, reportagens, entrevistas e outros complementos que vocês julgarem necessários.

Todo o material utilizado para pesquisa, como Xerox e rascunhos devem ser guardados e apresentados ao final do processo em uma pasta rascunho.

Apresentação:

Produção de material visual em A3.

Apresentar com linguagem formal e clara, o que entendeu sobre a pesquisa. Não será permitido ler durante a apresentação, por isso, ensaiar com antecedência é fundamental para o sucesso individual e de todo o grupo. Produzam um texto claro e objetivo, utilizem imagens para ilustrar para os colegas tudo aquilo que vocês descobriram... Não esqueçam do Você sabia???

Ótimo trabalho a todos!



Caprichem e Ótimo Trabalho!

Um comentário: