29/09 Pauta: - Capítulo 13: A Revolução Industrial – Correção
de exercícios. 
Finalização: Movimentos de Contestação.  
24/10: Prova Trimestral: 
Capítulos 13: A Primeira Revolução Industrial, OK
14: A Segunda Revolução Industrial, Ok
15: Novas Formas de ocupação e exploração: O
Imperialismo confirmado!
Capítulo 13- Correção: 
Página: 133 TR: Transição: do artesanato
(artesão detinha todo o meio produtivo: dominava todo o processo) para a produção fabril (substituição do homem pela máquina:
desemprego).
2) “Máquinas demônios” no
sentido de roubar o emprego dos artesãos e oprimir e explorar os trabalhadores. 
TR: 3) “Energia do vapor produziu um produto mais comercial”, 
Produziu mais rápido, em maior quantidade e, consequentemente, mais barato. 
Página 136:
1 a)  De 19 a 19,5 horas!
(ABSURDO!)
b)  4,5 a 5 horas.
c) 15 minutos.
2) Mulheres e crianças, pois mulheres recebiam, em média,
metade do salário dos homens e as crianças, ¼ do salário das mulheres. 
Empregar crianças era muito lucrativo para o dono
da fábrica. 
3) Dificuldades em se manter acordadas e frequentes
acidentes. 
4) O pagamento do operário acidentado era suspenso e ele
poderia ser demitido. 
5) Hoje existem leis trabalhistas que protegem o trabalhador
e lhes garante aposentadoria em caso de acidente. A legislação também proíbe o
trabalho infantil. Mas, em muitos países, ainda existem fábricas clandestinas,
inclusive no Brasil. 
Página 139: 
TR: a) Porque se os parlamentares não fossem remunerados,
somente quem já tivesse muitas posses poderia se candidatar e se eleger. Dessa
forma, o Parlamento não teria representantes dos trabalhadores. A remuneração
ao parlamentar é o que permite a um assalariado
sobreviver como parlamentar. 
b) Pessoal. Utilizar informações acima como base. 
Em Casa Página 140: 
Títulos Possíveis:
Pioneirismo inglês, razões para a Revolução Industrial
começar na Inglaterra
3) C
II) O autor propõe que os operários se revoltem contra os
burgueses capitalistas e fiquem com sua produção. 
4) a) As reações operárias à exploração sempre foram coletivas: desde os ludistas e seus
ataques às máquinas até a organização sindical. Os trabalhadores unidos possuem
muito mais chances de conseguir concessões e direitos. 
b) Pessoal.   Monobloco:
Página 142 
O que deve-se saber (Roteiro de Estudos)
1) Causas da Revolução industrial: fatores que fazem da Inglaterra pioneira nesse processo.
2) Uso do termo Revolução Industrial - por que se aplica?
3) Consequências dessa Transformação:
a) econômicas;
b) sociais;
Teleaula com Teatro e dramatizações ara auxiliar nos estudos... é velhinho, mas vale a pena!
E os Slides de sala:
 
7) O que foi o movimento denominado imperialismo.
8) A Conferência de Berlim, causas e consequências
9) Sua relação e diferenças com o colonialismo do século XVI.
10) Relação Imperialismo/Etnocentrismo.
11) O Fardo do homem branco e o subdesenvolvimento da África e da Ásia.
O que deve-se saber (Roteiro de Estudos)
1) Causas da Revolução industrial: fatores que fazem da Inglaterra pioneira nesse processo.
2) Uso do termo Revolução Industrial - por que se aplica?
3) Consequências dessa Transformação:
a) econômicas;
b) sociais;
Teleaula com Teatro e dramatizações ara auxiliar nos estudos... é velhinho, mas vale a pena!
E os Slides de sala:
 2˚ ano revolução industrial  from Kerol Brombal 
O que deve-se saber (Roteiro de Estudos)
10/10: Pauta: Correção de
exercícios capítulo  14
Página 99  Truste/ cartel e monopólio
1.    
a) TR: Consequências positivas: aumento da
tecnologia (máquinas mais eficientes), barateamento dos produtos, avanços na
indústria farmacêutica (vacinas e antibióticos), novas fontes de energia
(petróleo, aço, eletricidade). 
b) Porque
são formas de as empresas controlarem o mercado: definirem preços para compra
de matérias-primas e venda de produtos para o mercado consumidor. São formas de
controlar o mercado
e diminuir a concorrência.
Página 104
a)    
Porque depois de tomar o poder e organizar a
economia conforme seus
interesses, a burguesia deixou de querer mudanças. Ela passou a querer “conservar” a situação política,
econômica e social.
b)    Os
novos revolucionários eram os trabalhadores (luta de classes). Eles tinham razões para mudar a
situação política, econômica e social que lhes era desfavorável. Desejavam melhores condições de
vida, de trabalho e dignidade.  
Em Casa – página 105
1)   
a) Inovações da Segunda Revolução Industrial –
Comunicações.
b-  Com essas inovações o autor desejou deixar
claro os elementos mais marcantes do avanço tecnológico do século XIX.
c)    
Sim, pois esses novos mecanismos possibilitavam
a comunicação mais rápida entre diferentes partes do mundo. A distância se
tornava menor com os novos veículos e transporte, etc. 
2)   
 I – V
II- F
deeeerrrr
III –
F          B é a alternativa correta. 
3)   
Anarquismo                                      Socialismo Científico
Bakunin                                         Karl Marx e Frederich Engels
1.     Propriedade
privada dos meios de produção    idem
2.     Estado                                                                       
Socialismo
O que deve-se saber (Roteiro de Estudos)
4) Características da II Revolução Industrial, destacando as diferenças em relação a Primeira.
5) Por que a burguesia, um dia revolucionária, se tornou conservadora.
6) Novas ideologias, os socialismos.
Capítulo 15: Novas formas de ocupação e exploração: O Imperialismo
Imperialismo = Império
 II Revolução
Industrial - Aumento da produção dos países europeus    --- vender  
Pra quem????
- Buscar mercados
consumidores fora da Europa. 
- NEO –
COLONIALISMO (nova forma de explorar colônias – século XIX); MONOPÓLIO = EXCLUSIVISMO COMERCIAL 
- Novos territórios para exploração: África e Ásia
-  Busca
de mercado consumidor
(vender os produtos)  + matéria-prima. 
- Fardo do homem branco: missão
civilizadora, 
- Resistência local: guerras, mas controle europeu
20/10: Pauta: Correção página
111 + exercícios
1)   
Reunião entre as principais potências europeias
para a divisão dos territórios africanos de maneira amigável. 
2)   
Não, pois o primeiro fragmento apresenta a
divisão do continente como algo bom e favorável para a população local, que
levaria desenvolvimento. No segundo, o autor relata a exploração da população.
3)   
Pobreza, exploração, perda de valores culturais,
subdesenvolvimento e guerra civil.
Palavras chaves: 
Imperialismo – Exploração - Etnocentrismo 
Páginas 114 e 115 TR
a)    
O autor considera o imperialismo um fardo
(peso/carga) para o homem branco, pois acreditava que esse homem deveria civilizar os africanos e asiáticos de acordo com os padrões
europeus. 
b)   
 Revela a visão etnocêntrica do autor, que não aceitava a diferença cultural
entre europeus e africanos, julgando-se superior a eles. 
Em Casa
página 115
1)    A
caricatura retrata a expansão imperialista inglesa, representando a potência
como um polvo que com seus tentáculos ocupa territórios.
7) O que foi o movimento denominado imperialismo.
8) A Conferência de Berlim, causas e consequências
9) Sua relação e diferenças com o colonialismo do século XVI.
10) Relação Imperialismo/Etnocentrismo.
11) O Fardo do homem branco e o subdesenvolvimento da África e da Ásia.
 

 
 
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