Aqui só tem História

Aqui só tem História

sábado, 27 de janeiro de 2024

Airborne Museum Sainte Mère Èglise


O Airborne Museum foi criado em 1959, como resultado da parceria entre a prefeitura de Sainte-Mère-Èglise e o governo dos EUA para homenagear a população francesa e os corajosos paraquedistas estadunidenses. Mais que um museu, o espaço é um memorial à coragem de tantos homens e mulheres. 
Na entrada do Museu, recebemos I pads com imagens dos lugares da cidade durante a ocupação alemã, os QR Codes localizados possibilitam ver o antes, o durante as batalhas e depois destes lugares. Sensacional! 

Soldados Alemães em Sainte-Mère-Église

Às vésperas dos desembarques, os regimentos alemães na zona de Sainte-Mère-Èglise eram compostos por uma Divisão de Infantaria da Wehrmacht e pela defesa antiaérea (Flak), georgianos a serviço do Terceiro Reich (Ost-Truppen), bem como paraquedistas (Fallschirmjager). Essas unidades dificultam o progresso dos paraquedistas americanos.


Durante a ocupação, os relógios franceses precisaram ser adiantados em duas horas, acompanhando o horário da Alemanha. 





A Operação Netuno

No início de fevereiro de 1944, o alto comando aliado planejou a Operação Netuno, a fase de assalto do plano Overlord para abrir uma frente de combate na Europa Ocidental. 

A venda dos títulos, selos de guerra, ajudaram a financiar os esforços bélicos nos países envolvidos no conflito. 

Este ataque à costa da Normandia teve múltiplas ações realizadas no Dia D: na madrugada, bombardeios aéreos e navais atingiram as defesas alemãs da Muralha do Atlântico, seguidos pelo lançamento de milhares de paraquedistas e pelo desembarque de tropas em cinco setores de praias codificadas Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.  

Em 5 de junho de 1944, a partir da base Upottery, no sudoeste da Inglaterra os pára-quedistas da 101 Airborne embarcaram rumo à Normandia. Um grupo de 17 pára-quedistas do QG 506º PIR, sob as ordens do Coronel Robert F. Sink, foi lançado à 1h14 do dia 6 de junho de 1944, entre Hiesville e Sainte-Marie-du-Mont. 

Uma vez conquistados os setores de praia, a Operação Netuno continuou e estabeleceu portos artificiais e importantes estruturas logísticas. 




Na manhã de 6 de junho de 1944, mais de 150 mil soldados desembarcaram na Normandia! 



Equipamentos dos paraquedistas - detalhe para os itens de higiene, cupons e dicionário inglês/francês


No Museu, uma enorme coleção de armamentos, equipamentos, alimentos diversos, cartas, veículos - os incríveis planadores que lançaram os paraquedistas no D Day,  e recursos tecnológicos como os Ipads, telefones onde ouvimos a leitura de cartas ou de ordens do alto comando fazem dessa visita espetacular. 








Mais de 88 mil motocicletas foram utilizadas durante a WWII

7 de junho - Batalha de Sainte- Mère-Èglise

O general alemão von Schlieben ordenou um grande contra-ataque ao norte de Sainte- Mère- Èglise, na madrugada de 7 de junho. Os soldados de infantaria, auxiliados por artilharia e tanques, são foram detidos ao aproximarem-se das primeiras casas da periferia da vila, graças a um canhão antitanque de 57 mm, capturado no dia 6 pelos Aliados. 
Nessa noite, as tropas desembarcadas na praia de Utah começam a chegar e garantir reforços aos paraquedistas. Ao manterem afastadas as forças inimigas, os paraquedistas desempenhando um papel crucial na batalha.


Além de baixas militares substanciais e danos materiais à cidade, a batalha também custou a
vida de 22 civis. Sainte-Mère-Eglise é a primeira cidade francesa a ser libertada pelos paraquedistas americanos.

A população civil durante a Batalha pela Normandia

Após o desembarque, as Forças Aliadas bombardearam as cidades e aldeias locais e devastaram a região.  A batalha que se seguiu durou três meses, durante os quais a população civil se viu no meio dos combates e pagou um preço muito elevado: mais de 14.000 mortos e inúmeros feridos. 
A violência dos combates obrigou 150 mil pessoas a fugir das suas casas em ruínas e a procurar refúgio em trincheiras ou pedreiras subterrâneas. Apesar destas perdas, os Aliados foram recebidos como libertadores. 
Os soldados beberam cidra e calvados pela primeira vez, e os jovens normandos provaram Coca-Cola e chicletes, enquanto Sainte-Mère-Église foi relativamente poupada dos bombardeios. No entanto, 22 civis perderam a vida na cidade, vítimas das lutas pela liberdade

Algumas histórias 

George B. Wood “Chappie”


George B. Wood tornou-se sacerdote da Igreja Episcopal em 1936. Em junho de 1942, ingressou no exército como capelão militar com o posto de 1º Tenente e voluntário paraquedista. 
Fiz seu primeiro salto de combate na Sicília, em julho de 1943, e depois em setembro, na Itália. Nomeado capitão, ele saltou para a Normandia em 6 de junho de 1944.
Na manhã de 6 de junho, em Sainte-Mère-Église, Chappie Wood derrubou os paraquedistas mortos que ainda estavam pendurados nas árvores da aldeia. No hospital improvisado, ajudou a tratar os muitos feridos.
Em setembro de 1944, George Wood fez seu quarto salto de combate sobre a Holanda e participou da Batalha das Arderinas. Ele morreu em 5 de janeiro de 1999.

Jack Neitz Womer “Olho de Falcão”

Jack Neitz Womer, nasceu na Pensilvânia em 1917, alistou-se em 1941 na 29ª Divisão de Infantaria. Sua divisão busca criar pequenas unidades destinadas a realizar operações de comando. Voluntário, ingressou no 29º Batalhão de Rangers e foi treinar na Escócia com os comandos britânicos.
Em outubro de 1943, Jack se ofereceu como voluntário para a divisão de paraquedistas.Tornou-se membro do pelotão de Demolição dos Treze Imundos, famosos por sua pintura de guerra em seus rostos e seus cabelos estilo indígena. 
Em 6 de junho de 1944, Jack desembarcou sozinho nos pântanos e serviu como batedor. 
Em 17 de setembro de 1944, saltou na Holanda e, em dezembro, lutou em Bastogne, nas Ardenas belgas. Terminou a guerra na Alemanha com o posto de sargento. Ele morreu em 28 de dezembro de 2013.

No telefone, ao lado da estátua de Jack N. Womer é possível ouvir a leitura da carta que ele escreveu a sua então namorada, Theresa, nela relatou as dificuldades, o medo, a saudade e  a vontade de se casar com ela assim que a guerra acabasse. 

Álbum de memórias de Jack N. Womer, com recordações dos anos entre 1942-1945

Dog Tag de Jack N. Womer e fotografia de sua futura esposa, Theresa

John Steele


Alistou-se no início da Guerra e integrou a 82ª Divisão do Regimento de Infantaria Paraquedista. Ele chegou ao Norte da África em maio de 1943, lutou na Sicília e na Itália antes de ingressar nas Ilhas Britânicas em novembro de 1943 para se preparar para os desembarques do Dia D.
Na madrugada de 5 para 6 de junho de 1944, durante o salto em Sainte-Mère-Eglise, foi atingido no pé por um tiro e seu paraquedas ficou preso na torre do sino da igreja por volta da 1h. Suas tentativas de se libertar permanecem em vão, enquanto sob seus pés a batalha continua. Foi feito prisioneiro pelos alemães, mas escapou algumas horas depois e juntou-se às linhas aliadas.
Em setembro de 1944, John Steele saltou na Holanda e participou da libertação de Nijmegen. Em dezembro desse ano, ele lutou na Bélgica na Batalha do Bulge. Em 1945, participou de diversas operações na Alemanha até o final da guerra.

A cidade mantém um boneco no campanário da igreja em homenagem a John Steele

Apenas retornou aos Estados Unidos e à vida civil em setembro de 1945
John M. Steele foi premiado com a Estrela de Bronze por bravura e o Coração Púrpura por ferimentos de combate. Sua ação em Sainte-Mère-Eglise foi contada no filme “The Longest Day”.


Para saber mais: 

🌐 Site oficial do Airborne Museum: https://airborne-museum.org/en/homepage/

📺  Band of Brothers: série incrível que relata o desembarque dos membros da Easy Company, dos US Airborne. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário