Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Atenção 8˚s Anos:Atividade Estrada Real

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.


Fonte:http://www.estradareal.org.br

A Atividade de vocês é a seguinte:

* Assistir ao vídeo abaixo referente a Estrada Real:
*Elaborar um parágrafo com seus apontamentos: Como seria para o tropeiro, comerciante, funcionários reais levar o ouro da região das Minas até o Rio de Janeiro? Liste as dificuldades e perigos, relacionando-os aos conhecimentos da apostila.
* Poste como comentários.

ATENÇÃO ESTA ATIVIDADE TERÁ VALOR DE ATIVIDADE EXTRA!

Bom trabalho a todos

7 comentários:

  1. Deveria ser cansativo para os tropeiros viajarem de Minas Gerais ao Rio de Janeiro geralmente de mulas levando o ouro. A vista dela deve ter sido e é exuberante. Porém existem as dificuldades que ela apresenta, como a irregularidade da estrada e o perigo de assaltos e saqueamentos.

    ResponderExcluir
  2. Kerol,

    Achei o video muito legal, aprendi que a estrada real ligava o litoral do rio de janeiro até as minas, que passavam por ouro preto,hoje cidade com varios dotes artesanais e ultilizada para turismo, a estrada era muito "ruim",pois era localizada em meio ao mato e o chão era de terra e pedras, nos dias de hoje é dificil o trafego pela estrada, penso então que há alguns séculos atrás era quase impossivel atravessa-la, passar noites em meio ao mato e ao perigo de assaltos, pois carregavam muito ouro.

    Felipe cândido Nº8 8ano A

    ResponderExcluir
  3. A estrada real era muito ultilizada na antiguidade, para os tropeiros comerciantes e funcionarios reais devia ser muito dificil andar na estrada pois ela é feita de pedra de tamanhos ireulares e quando chovia devia ser impusivel ultiliza-la.Devia ter varios perigos como: ser roubado por ladroes e ser atacado por animais da floresta.

    ResponderExcluir
  4. Para um tropeiro comerciante a estrada real foi boa,pois além de mais rápida era segura,no entanto as pedras que a formavam eram irregulares e difíceis de uma mula ou cavalo ardar com suas mercadorias,além de riscos de roubos(diminuiu se comparado a antiga estrada)poderia com chuvas e vento ocorrer desmoronamentos(já que a paisage era montanhosa) e alagamentos em áres perto de rios e caichoeiras,apesar que o percurso era sercado de vales,montanhas e florestas que poderiam diminuir este risco,outro fato importante foi que ouro preto passou a ser o centro de convergência da estrada real,o que foi bom para ouro preto tendo mais pessoas passando pela cidade e até aumentando a atividade comercial, pois um tropeiro precisa descansar e comer em algum lugar durante este longo percurso.

    ResponderExcluir
  5. Na época das minas devia ser muito perigoso levar o ouro e as mercadorias para o rio de janeiro tanto por conta de assaltos tanto por conta de animais.As ladeiras das cidades são extremamente complicadas tanto de se subir tanto de se descer. Deve ter sido algo extremamente demorado e cansativo para a população por conta de tudo ter que ser levado através de mulas o que hoje é uma forma ultrapassada.Porem são as historias que se guardam nessas estradas ,em cada caminho percorrido que mostram como era bom o passado de nosso pais .
    By:flávia

    ResponderExcluir
  6. Giovanna Beneducci 8ºB18 de junho de 2010 às 16:22

    Imagino, que para um tropeiro levar o ouro da região das Minas até o Rio de Janeiro, deveria ser muito difícil, pois o caminho é longo e provavelmente ele levaria o ouro em mulas, o que tornaria a viagem difícil e cansativa. Mas, além desse "problema", tinha perigo de ser roubado e ter muitas dívidas!

    ResponderExcluir
  7. Hoje considerado patrimônio da humanidade e grande rota de turismo a Estrada real no século XVII e XVIII era o caminho feito pelos tropeiros, comerciantes e funcionários reais para levar o ouro de Minas até o porto de Paraty e Rio de Janeiro. O caminho era longo com mais de 1000 km, apesar das mais belas paisagens com montanhas, mata nativa, cachoeira e etc. o caminho era muito perigoso, não tinha nenhuma segurança, os que estavam na estrada podiam ser assaltados a qualquer momento.

    ResponderExcluir