Aqui só tem História

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quinta-feira, 7 de junho de 2012

2˚ Simulado 2012 : 1˚Ano

Temática: de Roma ao Feudalismo: quem passar por aqui, deixe um comentário, assim poderei saber quem fez a tarefa. Gabarito no domingo!



1- (ESPM) - A " Eneida" foi composta por Virgílio como um épico que relata as façanhas de Eneias e seus descendentes, um deles fundador de Alba Longa.
A obra mencionada deve ser relacionada com:
a) A vitória de Teseu sobre o Minotauro;
b) As aventuras de Ulisses;
c) As aventuras de Hércules;
d) A fundação de Roma;
e) A implantação da República em Roma.

2) (UFJF) Sobre a organização político-social de Roma no final do período republicano (II e III a. C) assinale a alternativa correta:
a) A atuação dos Tribunos da Plebe, como Tibério e Caio Graco, criou uma estrutura fundiária baseada em pequenos lotes ocupados pela população de baixa renda e levou ao fim dos latifúndios em Roma. 
b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma. 
c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições, de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos. 
d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembléia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz. 
e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão-de-obra na economia romana.

3) (UFPI) Sobre a queda do Império Romano do Ocidente no ano 476 d. C., podemos afirmar que: 



Sobre o tema, assinale a alternativa correta: 
4) (PUC PR) O Império Bizantino ou Romano do Oriente existiu durante a Idade Média, sendo-lhe cronologicamente coincidente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 


a) Seu período de maior esplendor e expansão ocorreu sob o governo de Justiniano, que mandou fazer a codificação das leis romanas.
b) Sua posição geográfica correspondia às terras da parte ocidental do Império Romano.
c) Apresentava excessiva descentralização política, o que enfraquecia os imperadores (baliseus).
d) Reprimiu violentamente a heresia dos cátaros, que ameaçava a sua unidade religiosa.
e) A força da cultura romana fez com que o latim fosse língua de emprego geral.



5) (UECE - adaptada) Sobre os fundamentos do Islã, assinale o correto: 


a) É uma religião politeísta que surgiu no final do século IV d.C. e tem em Maomé seu principal mártir. Seu livro sagrado é o Talmude.
b) É uma religião monoteísta que surgiu no século X d.C.. Sua sede religiosa é a cidade de Medina e seu livro sagrado é a Kaaba.
c) É uma religião politeísta que surgiu no século I d.C.. Sua sede é Jerusalém, Maomé seu fundador e não tem um livro sagrado.
d) É uma religião monoteísta que surgiu no século VII d.C. Seu profeta é Maomé e seu livro sagrado é o Alcorão.

6) (ESPM) Leia o texto e responda: 


Ao longo da História Medieval, o sistema feudal formou- se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romana e germânica, cuja fusão e transfor- mação se processaram ao longo da Alta Idade Média.
(Rubim Santos Leão de Aquino. Historia das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais)

Dentre as contribuições germânicas para a formação do feu- dalismo podemos assinalar:

a) a vila, unidade típica de produção rural, com sua produção destinada ao consumo local;
b) o colonato, sistema em que os trabalhadores sustenta- vam-se com o próprio trabalho, num pedaço de terra arren- dado pelo proprietário;
c) os precários, que trabalhavam na terra como meeiros ou em troca de serviços que prestavam ao senhor;
d) a clientela, que estabelecia as relações de dependência social entre os indivíduos;
e) o comitatus, que estabelecia a relação de lealdade e de obrigações recíprocas entre os guerreiros e o chefe tribal.

7) (Unifesp) Na sociedade feudal, os servos tinham a obrigação de: 
a) prestar juramento de fidelidade ao senhor das terras e defendê-lo em caso de guerras.
b) pagar tributos ao rei e a todos os nobres que atravessassem as terras em que viviam.
c) aceitar a decisão de seu proprietário de vendê-los a outros senhores ou reis.
d) participar de torneios militares e de exibições de cavalaria.
e) trabalhar nas terras do senhor ou dar uma parte de sua produção a ele.

8) (ESPM- adaptada) Leia as afirmativas apresentadas abaixo e assinale: 


I A sociedade feudal era essencialmente agrária, sendo a terra a principal fonte de riquezas. A produção econômica destinava-se à subsistência de seus habitantes e procu- rava-se a auto-suficiência.
II. Uma das principais partes de um feudo, a reserva senho- rial, ou domínio, incluía as terras mais férteis do feudo, a residência do senhor (o castelo), construções de uso ex- clusivo do senhor (forno, moinho, lagar, estábulo) a cape- la e as aldeias onde moravam os camponeses.
III. No sistema feudal ocorria a vassalagem, vínculo jurídico e moral, que impunha determinadas obrigações e deveres por parte de um suserano ao seu vassalo, tal como garantir a hereditariedade de um benefício (feudo) ao primogênito do vassalo. 



a) Se todas as afirmativas forem corretas. 
b) Se as afirmativas I e II forem corretas. 
c) Se as afirmativas I e III forem corretas. 
d) Se as afirmativas II e III forem corretas. 
e) Se todas as afirmativas forem incorretas. 


9) "Em primeiro lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: "Eu o quero"; estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé (...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...)." (Galbert de Bruges, in Gustavo de Freitas, "900 textos e documentos de História") Da situação descrita no documento, resultou 
a) a formação de um exército de mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental às monarquias nacionais. 
b) o fortalecimento da autoridade dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim, reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas. 
c) a organização das Cruzadas, devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o Cisma do Oriente. 
d) o surgimento de Estados nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres em sua luta contra os poderes locais. 
e) a fragmentação do poder real, uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia autoridade em sua região.

10) (UFPEL)
“Os clérigos devem por todos orar os cavaleiros sem demora

devem defender e honrar
e os camponeses, sofrer cavaleiros e clero sem falha

vivem de quem trabalha
têm grande canseira e dor
pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas costumeiras
e quanto mais pobre viver
mais mérito terá
das faltas que cometeu
se paga a todos o que deve
se cumpre com lealdade a sua fé
se suporta paciente o que lhe cabe: angústias e sofrimentos”.


ESTEVÃO DE FOURÈGES. In: COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e Geral. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
O poema está diretamente relacionado: 

a)  à Revolução Francesa, enfatizando as obrigações servis, como a corvéia – que era a entrega da primeira colheita ao senhor.

b)  à estratificação social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo.
c)  ao final da Idade Média, durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja. 
d)  à ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra os muçulmanos.
e)  ao período medieval, por referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como pela talha – que era o pagamento pelo uso do moinho. 

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