Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 15 de maio de 2013

3˚ano: Brasil colônia completo


3 brasil colônia completo from Kerol E Ri


1) (Unicamp 1999)  Leia com atenção os dois comentários abaixo sobre colonização:

"A colonização foi um meio de consolidação da dominação romana e a única medida político-social de longo alcance com que o estado romano conseguiu atenuar os desequilíbrios que afetavam o seu corpo social".
            (Adaptado de M. Weber, "História Agrária Romana", Martins Fontes, 1994)

"O esforço de colonização dos portugueses distingue-se principalmente pela predominância do seu caráter de exploração comercial antes de tudo litorânea e tropical".
            (Adaptado de S. Buarque de Hollanda, "Raízes do Brasil", 1936)

a) Quais os principais objetivos da colonização romana?
b) Compare o processo de colonização portuguesa com o processo de colonização romana, apontando as diferenças.


2) (Unicamp 2000)  A produção e a comercialização do açúcar, do tabaco e do café aparecem com destaque nos estudos sobre a colonização do Novo Mundo. Já algumas plantas nativas americanas, cujo cultivo foi responsável pela sedentarização e sobrevivência do homem em diversas partes do mundo, despertaram menor atenção entre os estudiosos.

a) Cite duas plantas nativas americanas importantes para a história da alimentação da Europa e do mundo e indique quais os povos americanos que as cultivavam.

b) Explique de que modo o cultivo dessas plantas americanas na Europa favoreceu o processo de urbanização dos séculos XVIII e XIX.
  

segunda-feira, 13 de maio de 2013

9˚ano: Festival de Filmes 2013



Pessoal; seguem as orientações. Atenção: Não deixem tudo para a última hora, caprichem e me surpreendam! 
A Revista Veja (estou indicando a Veja, isso é inédito!) fez há alguns anos um especial sobre a II Guerra Mundial, vocês podem usar o material como apoio, tem vídeos, imagens, textos, depoimentos, todos os temas solicitados são abordados. 


Trabalho escrito (no ppt) 

1) Informações gerais sobre o filme escolhido: ano de produção, diretor, elenco, duração.
2) Sinopse do filme. 
3) Identifiquem no filme os aspectos históricos que se relacionam ao conteúdo estudado: A qual acontecimento da guerra o filme remete. Explique –o.
4) A realidade mostrada pelo filme refere-se a apenas um país? Explique, caprichando nos detalhes.
5) Identifiquem qual visão da Guerra o filme apresenta – sob qual ponto de vista, do Eixo ou dos Aliados. Explique.
6) Como o contexto de Guerra interferiu na vida das personagens do filme? Explique.
7) Faça uma crítica ao filme, apontando aspectos positivos e negativos e integre a sua sinopse.
8) Bibliografia.
9) Agora que vocês já fizeram a resenha e a crítica, apresente, em uma folha de A3, o filme a futuros espectadores, convencendo-os a assistirem o filme no cinema ou em casa. Use imagens, mapas... não se esqueça a bibliografia!

A apresentação dos filmes deverá seguir a ordem cronológica da guerra.

1 - Filhos da Guerra
2 – Circulo de Fogo
3 - O Pianista
4 - O Império do Sol
5 - Pearl Harbor
6 – Cartas de Iwo Jima
7- A Conquista da Honra
8- Charlotte Gray Amor sem fronteiras
9-  O Resgate do soldado Ryan
10 - Olga
11 - A Queda
12- O Julgamento de Nuremberg
13- A lista de Schindler.

Bom trabalho e divirtam-se!