Aqui só tem História

Aqui só tem História

terça-feira, 12 de maio de 2015

7˚ano: Aladin e outras histórias das Mil e Uma Noites

O conteúdo em história do 7˚ano é muito legal, eu o adoro do início ao fim!

Para começar o ano com o pé direito e completar nosso material didático (Islamismo: um povo, um profeta e uma nova religião), usamos  o livro paradidático Aladin e Outros Contos das  Mil e Uma Noites  (Cia das Letrinhas) em parceria com a disciplina de português, com a Brenda de manhã e a Patrícia a tarde.

Junto às aulas expositivas sobre as origens e a consolidação do islamismo na Península Arábica e sua posterior expansão, trabalhamos a leitura e a interpretação dos contos das Mil e Uma noites, nessa adaptação recente.
As lindas histórias da rainha Sherazade nos encantam até hoje, transportando-nos para muito além da Arábia.
Foi possível relacionar o processo de expansão às histórias que se passam em muitos locais do mundo, bem como aspectos culturais como a condição das mulheres (aff, todo mundo chocado com a possibilidade de o marido ter a possibilidade, abençoada por Alá, de possuir mais de uma esposa!) , suas vestimentas, hábitos, costumes.
                              
Características econômicas, principalmente o mercado, grande área de comércio, onde o mago, vindo do Marrocos, encontra Aladin pela primeira vez. A grande quantidade de mercadorias trazidas elas caravanas dos pontos mais distantes do império. 
O material é muito rico, as ilustrações e informações complementares realmente enriquecem muito o nosso repertório. 
Após a leitura, era hora de por as mãos na massa:  em grupos de no máximo 3 componentes, os alunos deveriam construir tabuleiros de jogos com informações do jogo e históricas. A trama de fundo poderia ser todo o livro ou apenas um dos contos escolhidos.
Os resultados me surpreenderam pelo capricho e criatividade!
Os jogos foram lindamente confeccionados, desde jogos inspirados em Candy Crush até Uno e Resta Um... Aladin vivenciou muitas aventuras maravilhosas nesses tabuleiros! Após a apresentação foi possível jogar com o tabuleiro de outros grupos e vivenciar maneiras diferentes de compreensão sobre o mesmo tema!
Dessa forma, compreendemos a dimensão cultural e econômica do mundo árabe por meio de uma atividade que exigiu muito trabalho e pesquisa das equipes, mas que trouxe muita diversão para todos! Que aula deliciosa! 
Parabéns pessoal, vocês arrasaram! #professoramaisqueorgulhosa







Vale a leitura:
Kerven, Rosalind. Aladin e outros contos das mil e uma noites. São Paulo. Companhia das Letrinhas, 1998

21 comentários:

  1. #alunoslindinhos!
    #ésótalento!
    #énóis!

    7ºB

    ResponderExcluir
  2. #ficouincrivel
    #foidivertido
    #adorei!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi divertido participar desse trabalho,foi um puco trabalhoso,mas valeu a pena

      Mariana P. Corrêa

      Excluir
  4. É nois Kerol, realmente o resultado final ficou muito bom. Todos os jogos ficaram d+. Parabéns pelo excelente trabalho com nós, alunos. Você é a melhor professora que já tive.

    Bjo, Lipe 7A

    ResponderExcluir
  5. Nossa essa atividade de fazer o jogo foi muito legal , e divertida ,os jogos ficaram muito bonitos , achei muito diferente essa atividade , gostei muito !!! - um beijo Giulia Feijó

    ResponderExcluir
  6. Nossa essa atividade de fazer o jogo foi muito legal , e divertida ,os jogos ficaram muito bonitos ,e achei muito diferente essa atividade , gostei muito !!! - um beijo Giulia Feijó

    ResponderExcluir
  7. Foi muito legal fazer esse trabalho, me diverti muito e os jogos ficaram incríveis, adorei!

    Beijos, Giovanna Drovetto

    ResponderExcluir
  8. Melhor ideia possível para tornar um conteúdo tão complicado de se aplicar e de se entender,em um conteúdo divertido e interessante.Com uma professora assim também né? Animada e adora trazer coisas diferentes para a aula,fica muito mais legal!
    #Amei
    #Melhorauladomundo
    Bjs - Isabela Pitta - <3

    ResponderExcluir
  9. #foidemais
    #amei
    essa atividade foi muito legal de ser feita,gostei muito dos jogos
    um beijo Nicole Cremasco

    ResponderExcluir
  10. Foi muito legal esse projeto, fazer um jogo é beeeem maneirinho e diferente também. Deu um pouco de trabalho, mas foi legal!
    Bjos Kerol! ��

    ResponderExcluir
  11. Kerol,fico muito legal, divertido, e os jogos ficaram muito bonitos. Foi um trabalho excelente. Bjs- Nathan Nakao

    ResponderExcluir
  12. Kerol!! Você não faz ideia de como foi divertido realizar esse jogo, e jogar também, parabéns para sala toda, e pra você Kerol, que deu, e ajudou a realizar essa idéia, te adoro, Rafa. <3

    ResponderExcluir
  13. Foi muito legal fazer esse trabalho com o 7º .... Ficou muito bom ...... Bjoos Bruna Felix

    ResponderExcluir
  14. Kerol foi um dos melhores trabalhos que ja fizemos, foi trabalhoso mas foi divertido. Estava bem anciosa para ver os resultados todos ficaram muito lgais ... uhuuuu kerooll !! bjuu gabi lisboa ... #kerolamelhorprofdomundo #amovc #umcoração

    ResponderExcluir
  15. Foi muito divertido fazer essa atividade.
    Todos jogos ficaram muito bem desenvolvidos e bonitos.
    Felipe Longhini, 7a

    ResponderExcluir
  16. Kerol gostei muito dessa atividade �� mesmo eu não estando no dia, vc é uma prof 10 com várias ideias loucas ������ espero q tenha mais projetos assim
    Nath Godoi

    ResponderExcluir
  17. uma atividade mt legal de se ver, fazer e jogar #amomtvcs!
    Ana Clara 7˚a

    ResponderExcluir
  18. Kerol, adorei essa atividade que você propôs, cada dia gosto mais de história. Para mim vc é uma professora muito criativa e com muito talento no que faz!!! Seus trabalhos sempre são os mais bem feitos!! Bjão!

    ResponderExcluir
  19. Foi mundo legal adorei!
    Lorenzo R Stefanini

    ResponderExcluir