Fórum Romano

Fórum Romano

terça-feira, 12 de maio de 2015

7˚ano: Aladin e outras histórias das Mil e Uma Noites

O conteúdo em história do 7˚ano é muito legal, eu o adoro do início ao fim!

Para começar o ano com o pé direito e completar nosso material didático (Islamismo: um povo, um profeta e uma nova religião), usamos  o livro paradidático Aladin e Outros Contos das  Mil e Uma Noites  (Cia das Letrinhas) em parceria com a disciplina de português, com a Brenda de manhã e a Patrícia a tarde.

Junto às aulas expositivas sobre as origens e a consolidação do islamismo na Península Arábica e sua posterior expansão, trabalhamos a leitura e a interpretação dos contos das Mil e Uma noites, nessa adaptação recente.
As lindas histórias da rainha Sherazade nos encantam até hoje, transportando-nos para muito além da Arábia.
Foi possível relacionar o processo de expansão às histórias que se passam em muitos locais do mundo, bem como aspectos culturais como a condição das mulheres (aff, todo mundo chocado com a possibilidade de o marido ter a possibilidade, abençoada por Alá, de possuir mais de uma esposa!) , suas vestimentas, hábitos, costumes.
                              
Características econômicas, principalmente o mercado, grande área de comércio, onde o mago, vindo do Marrocos, encontra Aladin pela primeira vez. A grande quantidade de mercadorias trazidas elas caravanas dos pontos mais distantes do império. 
O material é muito rico, as ilustrações e informações complementares realmente enriquecem muito o nosso repertório. 
Após a leitura, era hora de por as mãos na massa:  em grupos de no máximo 3 componentes, os alunos deveriam construir tabuleiros de jogos com informações do jogo e históricas. A trama de fundo poderia ser todo o livro ou apenas um dos contos escolhidos.
Os resultados me surpreenderam pelo capricho e criatividade!
Os jogos foram lindamente confeccionados, desde jogos inspirados em Candy Crush até Uno e Resta Um... Aladin vivenciou muitas aventuras maravilhosas nesses tabuleiros! Após a apresentação foi possível jogar com o tabuleiro de outros grupos e vivenciar maneiras diferentes de compreensão sobre o mesmo tema!
Dessa forma, compreendemos a dimensão cultural e econômica do mundo árabe por meio de uma atividade que exigiu muito trabalho e pesquisa das equipes, mas que trouxe muita diversão para todos! Que aula deliciosa! 
Parabéns pessoal, vocês arrasaram! #professoramaisqueorgulhosa







Vale a leitura:
Kerven, Rosalind. Aladin e outros contos das mil e uma noites. São Paulo. Companhia das Letrinhas, 1998