Aqui só tem História

Aqui só tem História

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Projetos Individuais 2015

Em todos esses anos trabalhando no Colégio Fundamentum, já oriente pesquisas dos alunos dos 9˚anos sobre temas variados ligados a temas que me instigam e interessam.
Todos os anos, ao iniciar um ano letivo para as turmas finais do Ensino Fundamental 2, o Colégio Fundamentum possibilita que os alunos tenham contato com a pesquisa de um modo mais acadêmico, cabe a eles escolherem um professor orientador e selecionar temas de interesse. A partir de uma pergunta problema e orientações, a pesquisa inicia-se.
Esse ano decidi que não deveria guardar só para mim esse material tão bem produzidos por esses alunos tão empenhados, dessa forma, vou compartilhar os resultados finais das pesquisas que seguiram todas as solicitacões e chegaram aos resultados esperados (muito mais que isso) aqui no Blog:

O Gabriel viajou para a Itália em 2014 e se encantou com as maravilhas arquitetônicas da Cidade Eterna, embora soubesse qual seria seu tema, faltava delimitar o recorte: A política do Pão e do Circo e a manipulação das massas durante a República e o Império romano. O ótimo resultado que se pode conferir nos slides abaixo são fruto de muitas leituras, escritas e reescritas. Parabéns Gabriel, foi muito bom ser sua orientadora! 


Heranças culturais latinas giovanna from Kerol Brombal

Já a Gabriela só tinha uma certeza ao começar o ano de 2015, queria que seu projeto fosse desenvolvido na área de História, não importava o tema! Com o início da apresentação das temáticas sobre História Contemporânea, que são o foco dos 9˚s anos, intrigou-se com a política socialista e, conversando com seu pai, decidiu pesquisar sobre o Muro de Berlim, eis aí sua excelente pesquisa! Parabéns Gabi! 


O Muro de Berlim from Kerol Brombal

A Giovanna, assim como Gabriel, encantou-se pela cidade Eterna (como se manter imune?), comprou um livro muito legal, que eu também comprei, de Giuseppe Gabgi, Roma Ontem e Hoje Sobreposto,. que se encontra em lojas especializadas em souvenires para turistas, mas que não existe aqui no Brasil. O eixo central de sua pesquisa foram as heranças culturais clássicas em nosso cotidiano. Esse foi um tema que exigiu que eu buscasse por informações para poder orienta-la e verificar a veracidade dos fatos. O resultado é a excelente apresentação abaixo, parabéns Gi!


Pão e circo Projeto Individual from Kerol Brombal

A Gabi Honda viajou com sua família para o Japão em janeiro de 2015. Quando ela veio falar comigo, estava fascinada e intrigada, tinha visitado o Memorial da Paz em Hiroshima e estava indignada com os danos causados pela bomba atômica. Pronto, tínhamos um foco de pesquisa e a pergunta problema: Quais as principais consequências da II Guerra Mundial? 
Esse foi outro dos temas de pesquisa desse ano que precisei estudar junto para poder melhor orientar. Confesso que fiquei muito emocionada na hora da apresentação, senti toda a emoção da Gabi ao relatar as cenas que viu no memorial durante sua visita e relacionar com o conteúdo de suas pesquisas. Além do excelente resultado, ficava evidente o empenho. Parabéns Gabi! 

Bomba Hiroshima Gabi from Kerol Brombal

Já o Marcus interessou-se por  um assunto muito relevante para a História do Brasil, o envolvimento da FEB na II Guerra Mundial. Embora seja um tema cheio de curiosidades e com possibilidades de aprofundamentos variados, é pouco estudado e conhecido. A pergunta problema era: Qual foi o envolvimento e a importância dos Pracinhas Brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
O tema II Guerra Mundial sempre me fascinou, principalmente quando penso nesses milhares de homens que viviam no Brasil na década de 1940 e atravessaram o Atlântico para irem lutar nas gélidas montanhas da Itália no inverno de 1944.
Esse ano estive em Brasília em uma cerimônia de homenagem aos membros da FEB em 08/09, a foto que o Marcus utilizou para ilustrar a homenagem da presidente Dilma ocorreu nesse mesmo dia, acho que meu encanto pelo tema diminui um pouco ao ter que ouvir o discurso do parlamentar que presidia a sessão solene. Uma pena, talvez, em meus sonhos cor de rosa, não relacionava esses homens heroicos ao golpe de 1964 que pôs fim a democracia por 21 anos, como já dizia sabiamente Chico:  "Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações..."


Pracinhas marcos from Kerol Brombal

Queridos, parabéns a todos e obrigado por me escolherem e permitirem que eu buscasse mais conhecimento para poder orienta-los!