Aqui só tem História

Aqui só tem História

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Dica de leitiura - A Revolução Francesa: Passo a Passo



DHÔTEL, Gerard. A Revolução Francesa: Passo a Passo. São Paulo, ClaroEnigma, 2015

Liberté, Igualité, Fraternité!

Que tal rever o que aprendeu sobre Iluminismo e Revolução Francesa de uma forma ilustrada e divertida?


Na França do século XVIII, os burgueses estavam furiosos porque não aguentavam mais pagar impostos enquanto a nobreza se esbaldava em privilégios. A vida dos camponeses ia de mal a pior. Sem colheita farta nos últimos anos, não conseguia se sustentar e ainda tinham altas taxas para pagar ao governo. E, para agravar a situação, a França estava falida porque aliou-se aos Estados Unidos na luta pela independência. A insatisfação era geral e o país parecia uma bomba relógio. 


Não por acaso, as ideias dos filósofos iluministas começaram a ganhar força. Montesquieu, Rousseau e Voltaire defendiam mudanças revolucionárias: dividir o poder em vez de concentrá-lo na figura do rei; implantar um pacto-social que unisse governantes e governados; incorporar a tolerância religiosa. 
Esse apresenta, de forma ilustrada e divertida, os principais fatos e personagens dessa Revolução que mudou a França e o mundo para sempre! 



 

Nesse guia “A Revolução Francesa - Passo a Passo” você encontrará muitas curiosidades sobre esse momento revolucionário fundamental para a formação da sociedade ocidental como a conhecemos hoje!
Para ler o primeiro capítulo on line:

Nenhum comentário:

Postar um comentário