Aqui só tem História

Aqui só tem História

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Museu Napoleônico em Roma

Antes mesmo da minha viagem à Europa, em 2018, tinha em mente que registraria toda e qualquer menção que encontrasse a Napoleão no meu caminho. 
Em Roma, entre a Piazza Navona e o Trastevere, bem em frente a  Piazza da Ponte Umberto, encontra-se a mansão que se converteu no Museu Napoleônico de Roma. Neste espaço o visitante encontra mobílias características desse momento histórico.


Em especial, gosto muito dos museus que ocupam antigas residências, acredito que torna muito mais real pensar na opulência dessas famílias quando visitamos os espaços que ocupavam, os móveis e objetos de decoração.
Trata-se do acervo da família Primoli, descendentes da família Bonaparte pelo lado italiano, e  doado ao Estado Italiano em 1927, por Giuseppe Primoli.
A história de Roma, durante o século XIX, possui muitas conexões com Napoleão Bonaparte. Ocupada em 1808, decretada Cidade Imperial livre, em 1809, e destinada a ser governada pelo filho de Napoleão, mesmo antes de seu nascimento.
Após a queda do Império Francês e exílio de Napoleão, muitos membros da família Bonaparte buscaram refúgio na Itália, como sua mãe, irmãos e primos. 




O museu ocupa todo o espaço térreo do Palazzo Primoli

Esse belo edifício foi construído no século XVI, mas foi adquirido pelos Primoli apenas no século XIX, em 1820. 
Amplas salas, com tetos decorados, a águia que representa Bonaparte, pinturas, móveis, jóias, esculturas, gravuras e objetos variados que revelam características do cotidiano de uma família rica. O acervo está dividido temporalmente:  período romano (desde a queda de Napoleão até Napoleão III -1848) e Segundo Império Francês (1848-1870), mostrando que a influência francesa se fazia muito presente em Roma. 


Joseph Chabord, Napoleão a cavalo no campo de Wagram, óleo sobre tela, 1810










Napoelão vestido para a consagração
Pintura anônima, posteriormente atribuída a François Gérard, 1805





Este museu faz parte do Musei in Comune e a entrada é gratuita.


Para Saber Mais: http://www.museonapoleonico.it/



Nenhum comentário:

Postar um comentário