Aqui só tem História

Aqui só tem História

sexta-feira, 29 de maio de 2020

As incríveis cerâmicas gregas

As cerâmicas gregas

Os objetos mais comuns e utilizados na Grécia Antiga eram os recipientes de cerâmica. Pode-se classifica-los em dois tipos principais: de uso diário e os luxuosos.
Os recipientes de uso diário, com decoração simples, tinham variadas utilidade como: cozinhar, armazenar, transportar e estocar alimentos.
O gargalo definia a função de cada recipiente, os com tampa e gargalo pequeno eram utilizados para armazenas líquido, já os com o gargalo largo armazenavam sólidos e objetos variados.
Já os recipientes luxuosos eram utilizados como presentes, prêmios em competições, oferendas aos deuses, ou mesmo para deixar em exposição em casa, demonstrando a riqueza dos que os possuíam. Eram lindamente decorados e alguns chegavam até ser banhados a ouro.
A angiografia - os desenhos e representações de deuses nos vasos poderiam ser melanomorpha (figuras negras) como as representações mais antigas, ou erythromorfa (figuras vermelhas).
As cerâmicas eram decoradas, em geral, com figuras antropomórficas (representações humanas), geométricas ou de animais ou plantas. Recipientes luxuosos traziam representações completas como cenas mitológicas, religiosidade, grandes batalhas e até naufrágios.
Existiam inúmeros tipos de cerâmicas luxuosos, cada uma com seu próprio nome:



Livro comprado no Templo de Zeus Olímpico

Fonte: Kazantzidis, Maria. Karantinou, Eva (ilustrações). Welcome to ancient Greece: A journey to the classical era of GreeceAgyra Publications: Athens, 2019. Pages 33 and 34. – em livre tradução, com fins didáticos.

https://www.goodreads.com/book/show/49660266-welcome-to-ancient-greece


Incríveis peças em cerâmica que encontrei ao longo da minha viagem


Vermelho da Ática. Stamnos (tipo de cerâmica mais largo que a ânfora, com alças laterais mais grossas) decorativo. 
Provavelmente encontrado em uma tumba em Maratona e utilizado como urna funerária. 
Primeira abdução de Helena por Teseu. Helena conduz Helena com a carruagem previamente preparada por Peirithoos. À direita, sua irmã Phoibe, assiste à cena. 

Dedicação e introdução de Hercules no Olimpo. Museu da Ágora

Combate de heróis gregos e troianos sobre o corpo do Patroklos - Patroclo, um dos personagens centrais da Ilíada -  caído, na zona inferior, derrubando um touro.  Museu da Ágora. 


Figuras negras, século VI a. C. Museu da Ágora

Figuras negras, séculos V e VI a. C. Museu da Ágora

Museu Arqueológico Nacional de Atenas - proveniente de Kerameikos (escavado entre 1891-92), cilindro de argila, como os utilizados em aquedutos, utilizado como urna para enterro infantil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário