Aqui só tem História

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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7˚ano: lista recuperação - Europa na Baixa Idade Média


1) Utilize seus conhecimentos sobre o feudalismo na Europa:

a) Complete a composição da pirâmide social feudal, na sequência A, B e C: (1.0)



A: ____________________________________
B: ____________________________________
C: ____________________________________

b) Por que esta composição social é chamada de estamental? Explique.  (1.0)
c) Explique a importância da Igreja Católica para a manutenção da sociedade estamental na Europa Medieval. (0.5)

2) Preencha a tabela abaixo com características dos dois periodos da Idade Média:
Alta Idade Média
Baixa Idade Média







.     
.                  
          3) Relacione o crescimento populacional à ocorrência de Cruzadas.
.                 4) Observe a imagem a seguir. Ela se refere à chamada Cruzada das Crianças, em 1212. Depois, responda às questões. 

.                
a) O que foram e por que ocorreram as Cruzadas?
.                 b)O que motivava os europeus em relação às Cruzadas, a ponto de eles incluírem a crianças em expedições que envolviam combates militares?
      5)  As Cruzadas foram muito importantes para o renascimento comercial. Explique:
c) a influência econômica das Cruzadas para a volta do comércio:
d) a influência cultural das Cruzadas para a volta do comércio
6) Como o desenvolvimento das atividades comerciais afetou a vida do servo?
7) Leia a seguir o fragmento abaixo e responda às questões:
              Entre a cidade e o campo o contraste era profundo. Uma cidade medieval não se perdia em subúrbios, fábricas e casas de campo. Cercadas de muralhas, erguia-se como um todo compacto, eriçada de torres sem conta. Por mais alta e ameaçadoras que fossem as casas dos nobres ou dos mercadores, a massa imponente das igrejas sobressaía-se sempre no conjunto da cidade.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. Lisboa: Ulisseia, s.d. p. 10
Apesar das mudanças provocadas pelo comércio, o texto nos revela a força de um grupo que tinha poder desde a Alta Idade Média. Identifique esse grupo.
8) Quais eram as oportunidades oferecidas pelas cidades aos camponeses que não queriam mais viver nos feudos?


9 Leia o fragmento abaixo e responda à questão a seguir:
  No memorando de 3 de agosto de 1384, em nome de Baldo Ridolfi e seus sócios, nós seguramos por 100 florins de ouro a lã do barco de Bartolomeu Vitale, em trânsito de Peniscola para Porto Pisano. E dos ditos 100 florins, que nós seguramos contra todos os riscosm nós recebemos 4 florins de ouro em dinheiro, como consta no registro feito pela mão de Gherardo d’Ormanno. O dito barco chegou a Porto Pisano a salvo em 4 de agosto de 1384 e nós estamos livres do referido risco.
Apud: Pais, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa. São Paulo: Atual, 1992. P. 37
a) A qual atividade, surgida na Baixa Idade Média, o texto se refere?
b) Essa atividade existe até os dias atuais? Explique.
10) Leia o fragmento:
O Ofício de Aprendiz:
“ Faz-se saber que Lotin, filho de Mathieu de Kaserie, deve residir com Jacquemon Conchest, fabricante de facas, durante 6 anos seguidos. Jacquemon deve assegurar-lhe cama, bebida, comida e deve lhe ensinar o ofício de como fabricar facas. Pode manda-lo a toda parte, dentro e fora da cidade. Mathieu deve fornecer a seu filho vestuário e calçado. Se Lotin faltar ao trabalho um dia, deverá repô-lo ao final de seis anos.
                                                                        Citado em Coletânea de Documentos históricos para o 1˚grau. São Paulo: SE/CENP, 1980.p.76

a) Qual o papel exercido por Lotin, Mathieu de Kaserie e Jaquemon Conchest?
b) Que tipo de contrato foi estabelecido entre Matheieu e Jacquemon? Qual a duração deste contrato?
c) Quais os direitos e as obrigações de Lotin? Grife no texto o trecho onde a informação aparece.
              d) A qual classe social as pessoas citadas no contrato pertenciam? Explique.
.     
11) O desenvolvimento do comércio e das cidades influenciou o processo de formação das monarquias nacionais europeias porque
a)  criou a necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os 
pesos e medidas, as leis e mesmo a língua.
b)  ocorreu sob uma luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os 
servos contra o rei e a nobreza.
c)  criou condições para que a autoridade do rei ficasse enfraquecida.
d)  promoveu a subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes 
exércitos.

12) Leia o poema a seguir, escrito durante o século XIV, na França. 
Não há um membro nem uma forma, Que não cheire à putrefação1.
Antes que a alma se liberte,
O coração que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito 
Que quase fica junto da espinha dorsal.
– A face é descorada e pálida.
E os olhos cerrados2, na cabeça. A fala perdeu-se, Porque a língua está colada ao céu do boca.
O pulso bate e ele anseia. [...]
Os ossos separam-se por todas as ligações
Não há um só tendão que não se estique e estale.
CHASTELLAIN. “Les Pas De La Mort”.

Vocabulário
1 putrefação: apodrecimento, decomposição de corpos. 

2 cerrados: fechados.
a) Qual é o tema do poema?

b) Por que esse assunto era tão presente no cotidiano da Europa nesse século?

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

6˚ano: Povoadores das Américas e Egito Antigo - exercícios

Origem do Homem Americano

Utilize seus conhecimentos e explique o mapa abaixo:



Justifique as escolhas que você fez na Atividade 2

Os Incas: 
1) Quem eram os Incas?
2) Por que os Incas se consideravam herdeiros do deus sol? 
3) Explique o que eram os ayllus e sua importância para o Império Inca (páginas 120 e 121)
4) Quem era o Sapa Inca? Descreva sua importância para a formação do Império. (página 121)
5) Explique o que era a Reciprocidade e relacione-a à expansão do Império. (páginas 121 e 122)
6) Como o Inca controlava seu império? Explique. (páginas 124 e 125)
7) Pode-se afirmar que a sociedade inca era igualitária? Explique. (Capítulo 10)
8) Cite duas grandes obras de engenharia inca ( páginas 130 e 131)


Egito: 
1) Quanto ao poder no Antigo Egito, responda:

a) O poder no Egito estava centralizado na figura do faraó. Esta afirmação está correta? Justifique sua resposta.


b) Por que é correto afirmar o governo no Egito Antigo como um governo Teocrático?

2) Observe a imagem e responda às questões:

a)    Quem é o personagem representado?

b)   Que trabalho ele aparece fazendo na escultura? Este trabalho tem relação com o que ele realizava no Egito Antigo?

c)    Por que o trabalho dele era tão importante para a sociedade egípcia?

3) A construção das pirâmides.

“ Quéops obrigava todo o povo egípcio a trabalhar para ele. “Grande numero de egípcios foi empregado na tarefa de cavar as pedreiras da montanha da Arábia e arrastar dali até o Nilo as pedras que iam retirando, levando-as, em seguida, para a outra margem do rio, onde novos trabalhadores recebiam-nas e transportavam-nas (...). Utilizavam-se, de três em três meses, cem mil pessoas neste trabalho (...).”
                                                                                 Heródoto. História (século V a.C.)

a) Quem é o autor do texto? Em que época foi escrito?

b) Para que serviam as pirâmides?

c) Relacione as pirâmides à religião egípcia.

d) Segundo o autor, a construção de uma pirâmide mobilizava milhares de pessoas. Quem eram as pessoas que trabalhavam na construção destes edifícios? Quando isto acontecia?

e) Por que existem pirâmides maiores e pirâmides menores? O que isto significa? Justifique sua resposta. 

8˚ano: Retomada de Conceitos - Iluminismo, Revolução Francesa e seus reflexos na colônia

O que está sendo discutido?

Cap: 6: O Iluminismo se espalha e chega aos nossos dias
Cap 7: A Revolução Francesa: O Absolutismo x Iluminismo
Cap 8: O Ouro no Brasil
Cap 9: O Liberalismo contra o pacto colonial



O que é muito importante saber!

Cap 6: O Iluminismo se espalha e chega aos nossos dias


·      Relacionar as ideias iluministas aos interesses da elites coloniais;
·      Explicar como funcionava o comércio triangular;
·      Explicar os princípios iluministas contidos na Declaração de Independência Norte Americana de 1776.

Cap 7: A Revolução Francesa: O Absolutismo x Iluminismo

     Definir como era a sociedade francesa no Antigo Regime;
·      Por que pode-se afirmar que as regras sociais francesas eram muito injustas? Explique.
·      Explicar qual a situação da França pré-revolucionária em relação à:
a)    economia;
b)   política;
c)    sociedade.
·      Relacionar a Assembleia dos Estados Gerais ao início da Revolução;
·      Relacionar: insatisfação, ideias iluministas e revolução;
·      Por que a Bastilha foi o primeiro alvo dos Revolucionários?
·      Relacionar: Iluminismo Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.
·      Definir as fases da Revolução e a qual das facções políticas ( jacobinos ou girondinos) ela atendia.
·      Definir quem foi e qual a importância política de Napoleão Bonaparte. 
·      Como Napoleão disseminou as ideias iluministas pela Europa?
·      Definir Bloqueio Continental e sua importância para a economia da França.
·      Por que a ação napoleônica foi responsável pelo enfraquecimento do absolutismo na Europa e pela expansão dos ideais revolucionários?
   

     Cap 8: O Ouro no Brasil

·      Relacionar: Bandeirantes e a descoberta do ouro;
·      Relacionar: Decadência do açúcar, Ouro e Mercantilismo;
·      Definir: Guerra dos emboabas;
·      Como se organizou a região mineradora do ponto de vista:
a)    social;
b)   religioso;
c)    econômico;
d)   político;
e)    urbanístico;
f)     lazer
·      Relacionar: Mercantilismo e Casas de Fundição.
 

    Cap 9:O Liberalismo contra o pacto colonial


·      Como o liberalismo atendia aos interesses das elites coloniais?
·      Quais as contradições do liberalismo no Brasil?
·      Quanto à Inconfidência Mineira, defina:
a)    Causas;
b)   Envolvidos;
c)    Consequências.
·      Faça o mesmo com a Conjuração baiana.
·      Diferencie as duas grandes revoltas separatistas coloniais.

domingo, 15 de junho de 2014

8˚ano: Jovens Brasileiros - Bandeirantismo em São Paulo e Febre do Ouro em Minas

Olá pessoal;

Conforme combinado segue para auxilia-los um roteiro de análise histórica para os contos selecionados:

1˚Conto: O Bandeirismo em São Paulo

O foco central nesse conto é a vida do garoto Macário, que sonhava em ser bandeirante, na pequena cidade de São Paulo de Piratininga, local de onde partiam as bandeiras;
Ao realizarem a análise desse conto, atentem-se à organizacão de uma bandeira, aos perigos oferecidos pela mata e a dificuldade de localização no sertão (entenda-se por sertão tudo aquilo que estava distante do litoral)

2˚Conto: A Febre do Ouro em Minas

Com muita relação com o conteúdo que trabalhamos em sala, esse conto traz detalhes sobre a vida na região mineradora, desde a exploração inicial do ouro no aluvião, até o momento em que a mina era registrada e o início oficial da exploração. 
A família de Filipe vive nesse contexto e precisa sobreviver, dessa forma, passam de exploradores a comerciantes. Atemtem-se aos fatos sobre a formação e organização do arraial, a cobrança de impostos e os mecanismos para facilitar o contrabando.
O papel social de cada personagem retratado, o topeiro, o minerador, a negra escrava de ganho...
A página 60, que contém informações adicionais, deve ser lida com atenção.

Não se esqueçam, esse material deverá ser entregue no dia 23/06 quando faremos a avaliação sobre esse conteúdo.

Pessoal, este Vídeo é complementar ao nosso conteúdo, é mais que legal... Não deixem de assistir e deixar os comentários... Vale também para o Ensino Médio, quem vai para às cidades Históricas não pode deixar de assistir!


Beijinhos Historiográficos : )

quarta-feira, 28 de maio de 2014

2˚ano: Organização de slides das apresentações em sala

Pessoal, publico abaixo as excelentes apresentações realizadas em sala. Parabéns a todos!

Romantismo:



Jornadas Gloriosas:

Jornadas gloriosas from Kerol Brombal

Monarquia de Julho:



Primavera dos Povos:


Unificação Italiana:


Unificação Alemã:


EUA: Século XIX:

Expansão para o Oeste:


A Guerra da Secessão:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

6˚ano: exercícios - Pré-História Americana, Povoadores da América e Os Incas

Pré-História Americana


1. Analise o mapa e escreva o nome dos respectivos continentes pelos quais o homem se instalou.

2. Como é possível explicar a existência de grupos humanos em todos os continentes do mundo?

3. Explique as duas diferentes teorias para o povoamento da América levando em conta os seguintes aspectos:

a) Nome da teoria;
b) De onde vieram e como vieram? Descreva o percurso.
c) Onde se instalaram?
d) Quais os vestígios que comprovam essa teoria?

Povoadores do atual território brasileiro

4. Cite e caracterize os 3 principais povos responsáveis pelo povoamento do território brasileiro.
5. Descreva o que ocorreu com a população indígena após o contato com os europeus colonizadores.
6. O que é etnocentrismo? Relacione-o ao contato entre índios e europeus.

Povos Americanos: Os Incas

7. Qual a localização do antigo Império Inca?
8. Por que podemos usar palavras como império e civilização para definir esse povo?
9. Explique o que eram e a importância dos ayllus.
10. Explique como funcionava a reciprocidade e sua importância para manter a paz no império.
11. Como o inca garantia o controle sobre o império? Explique.
12.  Por que podemos afirmar que a política Inca era teocrática?
13. Dê exemplos da engenhosidade e criatividade do povo inca (mínimo 2). 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Os bárbaros - construção da imagem do "outro"

Habilidades:


  • (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • (EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

  François Hartog, historiador francês, dedicou um de seus trabalhos à compreensão do "outro" pelo inimigo. Ele analisa a forma de compreender o mundo que os gregos tinham, especificamente a de Heródoto, historiador de Halicarnasso e estudou como os gregos se portavam diante da alteridade dos povos vizinhos (os citas, os egípcios, os fenícios, os persas etc.), buscado entender como, na época clássica, os gregos falavam de si próprios e dos outros, os não gregos. 
        Heródoto escreveu fartamente sobre as Guerras Médicas (o longo conflito entre persas e os gregos). Em seu texto, escrito há mais de 2 mil anos, Heródoto se ocupou da representação dos persas para seus leitores gregos: caracterizou-os como inimigos terríveis. Para os atenienses e espartanos, eram selvagens, criaturas além da humanidade, bárbaros. Apesar de dignos de admiração por algumas das qualidades, os persas não eram contemplados como seres "iguais" pelo historiador grego.
      Vemos tratamento muito similar quando lemos o texto de Tácito, historiador grego, a respeito dos povos germânicos. No complexo jogo da representação do "outro", daquele que não sou eu, é recorrente a projeção daquilo que é nossa visão da bestialidade, nossa visão de monstruosidade atribuída ao outro. 
       Pensando nisso, é possível dizer que, apesar das inúmeras diferenças entre aqueles que são considerados povos bárbaros, criou-se a representação do bárbaro na cultura ocidental como aquele que é inferior culturalmente. Isso não ocorreu por acaso, a maior parte das informações que temos sobre os "bárbaros" nos chegou por meio de relatos romanos (seus rivais, em muitos aspectos) Vikings, celtas, povos germânicos são normalmente associados à violência e ao espírito guerreiro. 
 
FERREIRA, João Paulo Hidalgo. “Nova História integrada”: Ensino Médio: Volume Único: manual do professor / João Paulo Hidalgo Ferreira, Luiz Estavam de Oliveira Fernandes. – Campinas, SP: Companhia da Escola, 2005. Adaptado. 


Exercícios


1. As imagens a seguir representam povos bárbaros. Analise-as. 

a. Como os bárbaros são representados? 
b. Apresente 2 argumentos oferecido pelo texto e relacione as imagens à construção da  imagem do outro, os "bárbaros". 


"Hagar, o Horrível", personagem criado em uma tira em quadrinhos criada por Dick Browne em 1973.



Cena do filme Asterix e Obelix contra César, de 1999, baseado nas HQs criadas em 1959, na França, por Albert Uderzo e René Goscinny.

2. Analise o mapa: 


A iluminura medieval que representa o momento da coroação de Carlos Magno, rei dos francos, no Natal do ano 800, em Roma, pelo Papa Leão III. 


Leve em conta as informações do mapa e da iluminura e explique a relação entre os francos e a Igreja Católica. 

Gabarito


1 a. Os bárbaros são representados como "horrível", adjetivo de Hagar, guerreiros implacáveis, espada de Hagar, de Átila, o Huno. Barbudos, cabeludos, em oposição aos cabelos e barbas aparadas dos romanos - sinônimo de higiene e boa aparência. Na representação de Asterix e Obelix, novamente vemos os cabelos e barbas longas, além do ataque desordenado dos guerreiros. 

b. Apresente 2 argumentos oferecido pelo texto e relacione as imagens à construção da  imagem do outro, os "bárbaros", associados à violência e ao espírito guerreiro, tal como representados pelas imagens. 


2. Carlos Magno, rei dos Francos (768 – 814), foi coroado pelo Papa no Natal do ano 800 d. C., em Roma. Em seu governo, o Reino dos Francos atingiu toda a extensão da Europa central. A aliança com a Igreja Católica foi uma tentativa de reviver o Império Romano do Ocidente - em aspectos militares, administrativos e religiosos, o que, em muitos aspectos, consolidou o cristianismo entre os reinos bárbaros. 

domingo, 4 de maio de 2014

9˚ano: Crise de 1929 - Sugestão de atividade

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
• Identificar os fundamentos macroeconômicos, políticos e sociais que orientam as crises cíclicas do capitalismo em diferentes contextos histórico-geográficos.


As fotografias que se seguem foram produzidas em 1936 pela fotografa Dorothea Lange, a serviço do governo norte-americano com o título “Mãe Migrante”. Trata-se de uma série de fotografias de Florence Owens Thompson, de 32 anos e seus filhos, no início de de 1936, em Nipomo, na Califórnia.


Florence Thompson informou a fotógrafa que seu marido havia falecido no ano anterior. Juntos, tiveram sete filhos, os mais velhos tinham deixado o acampamento para ir à cidade mais próxima tentar conseguir empregos e, naquele inverno, tinham sobrevivido de vegetais congelados e dos pássaros que os filhos matavam nos arredores do acampamento. 


          1. Explique como o título possibilita a compreender da cena. 
 2. Descreva o ambiente, para isso, identifique e descreva personagens e objetos e as ações das personagens representadas. 
          
           Relação com o contexto histórico: 
3. Pesquise quem foi a fotógrafa Dorothea Lange e como seu trabalho foi significativo para compreender a crise de 1929. 


Lem
As