Fórum Romano

Fórum Romano

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Grécia: revisão e roteiro para avaliação Trimestral

Olás galerinha do 6˚ano;
Estudando História no feriadão??? Muito bom!! Não deixem de assistir ao vídeo que postei logo abaixo:


1) Volte as tarefas Roteiros do Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História e comece seus estudos pelo direcionamento das questões propostas em sala. 
2) Por que podemos dizer que o poder na Grécia era "humanizado"? (página 95)
3) Qual a importância da palavra para a prática política grega?Explique. 
4) Releia as páginas 95 a 97 e explique quais os limites da cidadania na Grécia Antiga. 
5) Explique como era a vida das mulheres nessa sociedade. 

Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências:

6) O que significa cidades-Estados? (página 94)
7) Volte a tabela do caderno e reveja as principais informações sobre essas duas cidades. 

8) Esparta e Atenas eram as mais importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram  grandes.

Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas

(    ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
(    ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
(    ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
(   ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).


9) Levando em conta que:

  • os metecos eram os estrangeiros, que se dedicavam ao comércio em Atenas;
  • os cidadãos de Atenas eram conhecidos como eupátridas e os de Esparta eram os espartanos;
  • os periecos eram homens livres que se dedicavam ao comércio e ao artesanato em Esparta;
  • Atenas possuía em torno de 200 mil escravos;
  • os hilotas eram os servos em Esparta 
Construa duas pirâmides:
  • uma da sociedade ateniense
  • uma da sociedade espartana.
10) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:
a)     CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.
b)    IDENTIFIQUE sua principal conseqüência para a cidade de Atenas.

11) Ao longo dos tempos os gregos se notabilizaram pela grandeza de suas obras no campo cultural.

A partir da palavra-chave CULTURA, complete a cruzadinha de acordo com a legenda dada: o objetivo dessa atividade é ampliar o conhecimento adquirido e debatido em sala, portanto, você poderá pesquisar na internet e obter as respostas corretas.

1.
C
2.
U
3.
L
4.
T
5.
U
6.
R
7.
A


Legenda:

1. Importante filósofo grego que refletiu sobre os valores morais e o aprimoramento do caráter humano.
2. Principal deus dos gregos, soberano do mundo, que reinava no Monte Olimpo.
3. Gênero artístico, representado nas obras de grandes artistas como Fídias e Míron.
4. Manifestação artística que surgiu na Grécia e teve representantes como Ésquilo, Sófocles e Aristófanes.
5. Matemático grego que desenvolveu importantes princípios da Geometria.
6. Templo localizado em Atenas, considerado o melhor exemplo da arquitetura grega.
7. Ciência na qual se destacou Hipócrates, famoso pelo seu Juramento.



Assista aos vídeos e reveja os principais conceitos trabalhados! Bons estudos e até a volta!