Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

8 ano: Roteiro de Estudos para Prova Trimestral

A Revolução Industrial

O que é preciso saber para garantir um bom aprendizado sobre a Revolução Industrial? 

Habilidades: 

- Compreender as causas que levaram à Inglaterra a ser o primeiro país a se industrializar;
- Perceber a diferença entre a produção artesanal e a maquinofatura
- Compreender a nova dinâmica econômica da Europa no final do século XVIII e transição para o XIX: o capitalismo;
- Conceituar proletariado;
- Entender as péssimas condições dos trabalhadores das primeiras fábricas nos séculos XVIII e XIX;
- Conceituar Ludismo;

O que deve-se saber: 


1) Causas da Revolução industrial: fatores que fazem da Inglaterra pioneira nesse processo. 
2) Uso do termo Revolução Industrial - por que se aplica? 
3) Consequências dessa Transformação:
a) econômicas;
b) sociais;

Teleaula com Teatro e dramatizações ara auxiliar nos estudos... é velhinho, mas vale a pena! 

 
E os Slides de sala: 


2˚ ano revolução industrial from Kerol Brombal


A Segunda Revolução Industrial

Habilidades:
 - Entender como foi possível que outros países passassem pela Revolução Industrial;
- Conceituar mundialização da revolução,
- Compreender as novas fontes de energia surgidas nesse contexto e as consequências delas advindas; 

O que é preciso saber para garantir um bom aprendizado sobre a Revolução Industrial? 

1. Características da II Revolução Industrial, destacando as diferenças em relação a Primeira.
2. Novas fontes de energia passam a ser utilizadas, quais são elas e quais as consequências dessas novas tecnologias. 
3. Explicar como a burguesia, um dia revolucionária, se tornou conservadora.
4. Como o aparecimento de novas ideologias, como o anarquismo e o socialismo científico, transformaram o modo de reivindicação dos trabalhadores

Capítulo 15: Novas formas de ocupação e exploração: O Imperialismo

Habilidades: 

- Conceituar Imperialismo.
- Relacionar o imperialismo à II Revolução Industrial;
- Compreender as consequências do Imperialismo para as populações africanas e asiáticas.
- Conhecer os movimentos de resistência dos trabalhadores no século XIX: o socialismo científico;

- Diferenciar anarquismo e socialismo.

Imperialismo = Império
 II Revolução Industrial - Aumento da produção dos países europeus    --- vender   Pra quem????
- Buscar mercados consumidores fora da Europa.
- NEO – COLONIALISMO (nova forma de explorar colônias – século XIX); MONOPÓLIO = EXCLUSIVISMO COMERCIAL
- Novos territórios para exploração: África e Ásia
-  Busca de mercado consumidor (vender os produtos)  matéria-prima.
- Fardo do homem branco: missão civilizadora,
- Resistência local: guerras, mas controle europeu

Palavras chaves:
Imperialismo – Exploração - Etnocentrismo

O que deve-se saber (Roteiro de Estudos)
8) O que foi o movimento denominado imperialismo.
9) A Conferência de Berlim, causas e consequências
10) Sua relação e diferenças com o colonialismo do século XVI.
11) Relação Imperialismo/Etnocentrismo.
12) O Fardo do homem branco e o subdesenvolvimento da África e da Ásia. 
13) Os europeus utilizaram a força como uma das estratégias de dominação de territórios como a África, por exemplo. Contudo, essa não foi a única. Aponte outras estratégias de dominação utilizadas pelos europeus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário