Aqui só tem História

Aqui só tem História

terça-feira, 27 de outubro de 2015

6˚ano: Grécia e Roma

O que é preciso saber sobre a Grécia? 

Roteiro de Perguntas que devem nortear um bom estudo e garantir aprendizado sobre o tema:

1) Por que podemos dizer que o poder na Grécia era "humanizado"? 
2) Qual a importância da palavra para a prática política grega?Explique. 
3) Explique quais os limites da cidadania na Grécia Antiga. 
4) Defina e explique o que era e como funcionava: 
a) Oligarquia,
b) Democracia.
5) Explique como era a vida das mulheres nessa sociedade. 
6) Explicar o significado de cidade-Estado. 


Esparta e Atenas: duas experiências:


7) Volte a tabela do caderno e reveja as principais informações sobre essas duas cidades. 
8) Esparta e Atenas eram as mais importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram  grandes. Escolha 2  e as explique. 
9) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:
a)     CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.
b)    IDENTIFIQUE sua principal consequências para a Grécia. 

Capítulo 17: A Cultura na Grécia
10) Cite exemplos culturais gregos que permanecem em nossa sociedade. 
11) Explique por que podemos afirmar que a cultura na Grécia era antropocêntrica


      

A Roma Antiga

1) Explique qual a origem lendária da cidade de Roma.
2) Como é possível explicar a transformação da cidade de aldeia em cidade-Estado.
3) Como era composta a sociedade romana durante a Monarquia?
4) Por que a monarquia etrusca não atendia os interesses dos patrícios? O que eles desejavam? Explique.
Capítulo 19: A República Romana

5) O que significa a palavra, derivada do latim, República?
6) Como era o funcionamento da República romana? Qual seu órgão mais importante?
7) De que forma os plebeus conquistaram seus direitos políticos
8) Relacione as conquistas territoriais romanas às trocas culturais dos povos conquistados.