Fórum Romano

Fórum Romano

terça-feira, 27 de outubro de 2015

6˚ano: Roteiro de Estudos para avaliação Trimestral

Olá pessoal do 6˚ano;

Nossas provas estão chegando, então vamos nos preparar!
No final do roteiro deixei os 2 vídeos que trabalhamos em sala, vale a pena assistir de novo e tirar possíveis dúvidas.

6˚A: 17/11 - Grécia (Capítulos 15 ao 17) Roma (Capítulos 18 e 19)
6˚B: 09/11- Só Grécia (Capítulos 15 ao 17)
6˚C: 13/11 - Capítulos 15 ao 18 (Grécia e Roma) 

Não se esqueçam, revejam as tarefas roteiros de todos os capítulos trabalhados.

1) Volte as tarefas Roteiros do Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História e comece seus estudos pelo direcionamento das questões propostas em sala. 
2) Por que podemos dizer que o poder na Grécia era "humanizado"? (página 95)
3) Qual a importância da palavra para a prática política grega?Explique. 
4) Releia as páginas 95 a 97 e explique quais os limites da cidadania na Grécia Antiga. 
5) Defina e explique o que era e como funcionava: 
a) Oligarquia,
b) Democracia.
6) Explique como era a vida das mulheres nessa sociedade. 
7) O que significa cidades-Estados? (página 94)

Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências:
Reveja a tabela de organização de informações no caderno. 

8) Volte a tabela do caderno e reveja as principais informações sobre essas duas cidades. 
9) Esparta e Atenas eram as mais importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram  grandes. Escolha 2  e as explique. 
10) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:
a)     CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.
b)    IDENTIFIQUE sua principal consequências para a Grécia. 

Capítulo 17: A Cultura na Grécia
11) Cite exemplos culturais gregos que permanecem em nossa sociedade. 
12) Explique por que podemos afirmar que a cultura na Grécia era antropocêntrica



      

Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga

1) Explique qual a origem lendária da cidade de Roma.
2) Como é possível explicar a transformação da cidade de aldeia em cidade-Estado.
3) Reveja os exercícios da página 117, Atividade 2, o objetivo é analisar a composição social da sociedade romana.
4) Por que a monarquia etrusca não atendia os interesses dos patrícios? O que eles desejavam? Explique. (página 117)

Capítulo 19: A República Romana

5) O que significa a palavra, derivada do latim, República? (página 119)
6) Como era o funcionamento da República romana? Qual seu órgão mais importante? (página 119) 
7) De que forma os plebeus conquistaram seus direitos políticos (paginas 121 e 122)
8) Relacione as conquistas territoriais romanas às trocas culturais dos povos conquistados. (página 124)