Aqui só tem História

Aqui só tem História

quinta-feira, 30 de abril de 2015

1 ano: Aprofundamento Idade Média

Aprofundamento Idade Média: Sugestão de sites de pesquisa


- Glória da Idade Média: O blog abaixo é muito bonito, com ótimas imagens e a divisão segue o que pensamos em aula: as ferramentas: castelos, catedral, cidade, podem servir para os cartões postais. Já contos, cruzadas, símbolos, heróis para as demais solicitações.
http://gloriadaidademedia.blogspot.com.br
Para aqueles que estão com dificuldades em localizar músicas: http://castelosmedievais.blogspot.com.br/p/musica-nos-castelos.html
-Revistas:

História Viva: Informações para escolher! http://www2.uol.com.br/historiaviva/busca/resultados.html?domains=http%3A%2F%2Fwww2.uol.com.br%2Fhistoriaviva&q=Idade%2BMedia&sa=buscar&sitesearch=http%3A%2F%2Fwww2.uol.com.br%2Fhistoriaviva&client=pub-8233132566218081&forid=1&channel=7732333306&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&cof=GALT%3A%23CC0000%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23336699%3BVLC%3A663399%3BAH%3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3A336699%3BALC%3ACC0000%3BLC%3ACC0000%3BT%3A0066CC%3BGFNT%3ACC0000%3BGIMP%3ACC0000%3BFORID%3A11&hl=pt
Revista Aventuras na História: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/busca/?qu=Idade%20M%E9dia


- Glória da Idade Média com os links já indicados acima: castelos, catedrais, cidades...
Acabei de elogiar, mas esse material é realmente bom, o autor organizou visitas 360˚ pelas principais catedrais medievais europeias, vocês podem escolher 1 e realizar a pesquisa acima solicitada: http://catedraismedievais.blogspot.com.br/p/360.html

- Arquitetura: Notre Dame: imagens e visualizações em 360˚ da catedral e arredores. Não deixem de conferir! http://www.fromparis.com/virtual-tour-notre-dame/
No site oficial da catedral vocês também encontram a música tocada no órgão da Igreja, cliquem na lateral, onde aparece a imagem do cd: http://www.musique-sacree-notredamedeparis.fr
Mais um tour 360˚ externo: http://www.planetadigital360.com/tour/paris/notredame/index.html
Vista interna: imperdível: http://www.360cities.net/image/france-paris-notre-dame-cathedral#-213.30,-90.00,55.0

http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/notre-dame_850_anos.html

Catedral de Milão:
http://www.360cities.net/image/cathedral-piazza-del-duomo-milano#0.00,0.00,70.0

Heróis: Muitos cavaleiros destemidos se tornaram heróis, sua pesquisa nesse item será cheia de curiosidades que nem se imaginava. Aqui vão algumas dicas:
Que tal saber mais sobre São Jorge? Famoso por matar o dragão, valente... eu gosto muito dessa história, apesar dele ser o santo protetor dos corintianos... acho que nem ele gostaria disso, afinal... rsss


Material excelente no link da Revista História Viva:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_santo_guerreiro.html
E que tal uma Santa Guerreira? Joana D'Arc
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/busca/?qu=Idade%20M%E9dia


Filmes:
Muitos são os filmes que retratam a Idade Média, em geral, eu adoro todos eles. Aventuras, suspenses, guerras, romances. Aliás, como não gostar dos cavaleiros e seus ideais de bravura?

1) Robin Hood: as duas versões são muito boas, a primeira e mais antiga, com Kevin Costner, chega muito próxima ao romance que adoramos, com um Robin herói que rouba dos ricos e alimenta os excluídos moradores da floresta e aldeões das redondezas. A versão mais recente com ótimos atores: Russel Crowe e Kate Blanchet, mostra um Robin Hood mais próximo à realidade medieval, aquele que luta por defender sua terra e família.








Outras informações:
- Livros: - Imagem da capa do livro, resumo (feito pelos alunos); comentários, adequações.
- Receita: uhummm a parte gostosa, eu iria adorar se algum grupo arriscar preparar a receita para a apresentação do material!
- Arte: Tipos de Arte (iluminuras, construções, quadros, vitrais: escolham um tipo de arte e ampliem as pesquisas. Esse tema é muito rico, usem muitas e imagens!)
- Brincadeiras: Jogos, diversões.USEM O LIVRO QUE DISPONIBILIZEI EM PDF: Como seria sua vida na Idade Média? (Quem não tiver mais o arquivo, me procure.)
-Música:

Como deve ser organizada a nossa pesquisa escrita?


*Capa: (nome completo do Colégio, nome dos alunos, série, área de conhecimento, nome da professora)
* Introdução: Apresenta de forma resumida o conteúdo, assuntos abordados e o objetivo.
* Desenvolvimento: Texto elaborado a partir das fontes pesquisadas – Não é permitido copiar! No desenvolvimento, tudo o que vocês acharem relevantes, como as anotações feitas durante a pesquisa, gráficos, entrevistas, imagens, devem ser organizadas de forma a conferir sentido ao que pesquisaram.
* Conclusão: Depois de toda a pesquisa, a que conclusão foi Possível chegar? Levantem os aspectos positivos e negativos. O que aprenderam com todo este conteúdo adicional?
* Bibliografia: De onde vieram as informações pesquisadas? Livros, revistas, sites, todos devem estar na bibliografia e, atenção, o Google ou Yahoo, não são bibliografia, são apenas sites de busca, que indicam para vocês onde buscar informações, são os sites ou blogs indicados por estes portais que devem ser citados.