Apresentação Geral:
A Revolução Francesa representou um importante marco
histórico, iniciando a contemporaneidade. A tríade: Liberdade, Igualdade e
Fraternidade movia os brados e sonhos dos revolucionários. Por esses ideais
valia a pena lutar e morrer.
Jean Valjean
vivenciou a revolução e o caos que a ela se seguiu. Preso por roubar um pão,
mostra que justiça era severa em relação aos menos afortunados e pequenos
crimes. À condenação foram somadas várias tentativas de fuga e a prisão se
estendeu por 19 anos.
Ao ser, enfim,
libertado a dura realidade pouco tinha
se alterado, as ruas das cidades francesas estavam repletas de miseráveis. Poucos estavam dispostos a sentir empatia e
solidariedade pelo outro.
O sentido da
palavra miserável possibilita discussões a medida que Victor Hugo apresenta os
demais personagens: Fantine, vítima do preconceito e exclusão social, sua filha
Cosette, resgatada da miséria e exploração
por Valjean, Javert, o incansável policial que buscava aplicar a lei a
qualquer custo, a família corrupta Thénardieu e o jovem e idealista Marius,
entre outros.
Nesse projeto,
inspirados por Victor Hugo, o objetivo era transportar os personagens para o
século XXI e localizar problemas sociais contemporâneos que possibilitariam a
utilização do termo miserável. Assim como na obra, quando a vida de Jean
Valjean transformou-se a partir da boa ação do bispo, nessas histórias que se
seguem, os eixos centrais são: a lei, a justiça, a busca por igualdade,
respeito e fraternidade.
A Ideia Inicial
A ideia inicial para esse projeto nasceu a partir da escolha da obra Os Miseráveis. A adaptação selecionada por mim e pelas professoras de português foi uma linda produção da Editora LP&M em HQ.
Me encantei com a qualidade do material e com os materiais oferecidos pela editora, como os 10 motivos para ler a edição em quadrinhos que é possível conferir que: http://www.lpm-blog.com.br/?p=19576
A Primeira Etapa: Análise e Interpretação da Obra e Relação com a Atualidade
Ao iniciar o trabalho em sala, caminhamos ao lado das estratégias de análise da obra com as professoras Brenda e Patrícia de português. Em História, analisávamos todo o contexto pré e pós revolução e em Pensar Crítico, passamos a analisar o título adotado pelo autor, por que os miseráveis?
Discutimos quais eram as características que faziam ou fizeram de cada personagem apresentado um miserável e refletimos se ainda existem miseráveis em nossa sociedade contemporânea, chegando a triste constatação de que sim, existem milhões de miseráveis...Segunda Etapa: A Busca por miseráveis
A segunda etapa partia da análise dos miseráveis da sociedade contemporânea e dividia as turmas em duplas para iniciar a pesquisa e esboços de narrativa. As duplas foram formadas a partir das temáticas escolhidas para as pesquisas.
Organizei um post aqui no blog com indicações de temas e materiais confiáveis que poderiam ser utilizados para o aprofundamento dos textos. Indicação de Bibliografia, sites, reportagens e artigos de opinião: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3334940151205369686#editor/target=post;postID=7962118196204512648;onPublishedMenu=overview;onClosedMenu=overview;postNum=3;src=postname
Todo material deveria estar em uma pasta especialmente destinada para o projeto.
Terceira Etapa: A Construção das Histórias e a Reescrita
Entre maio e junho, trabalhamos com o aprofundamento das narrativas. A partir do que tinham desenvolvido inicialmente, foi preciso pesquisar materiais: fazer no mínimo 3 resenhas, e se apropriar do que haviam lido e pesquisado para o desenvolvimento dos textos.
Para agosto, solicitei a elaboração de uma capa e infográfico, o qual deveria abordar a problemática e sua situação no Brasil contemporâneo.
O desafio era relacionar as personagens das narrativas às personagens de Victor Hugo: Jean Valjean, Fantine, Cossete, Marius, Javert...
O desafio era relacionar as personagens das narrativas às personagens de Victor Hugo: Jean Valjean, Fantine, Cossete, Marius, Javert...
Abaixo é possível verificar, em ordem alfabética do primeiro componente da dupla, os títulos escolhidos, os problemas sociais selecionados, os quais tornavam as personagens miseráveis ou alvo de miseráveis e os infográficos elaborados.
A violação dos direitos de
Cosette
(Ana Beatriz de Oliveira e Nicole Cremasco)
Busca pela Igualdade, a
história de Cossete
(Ana Clara B. Briotto e Isabela P. Crepaldi)
O mundo (não) é só seu (Bruna F. Garcia e Paloma
B. Barbin)
Um
grande ato Fraterno (Caio K. M. de Carvalho e Vinicius
A.Chaves)
Em busca dos direitos (Davi
Queiroz e Julio Molonha)
Diga não à violência (Eduardo Venturini, Matheus
Formigone)
Preconceito (Felipe M. Longhini e Nathan
H. P. Nakao)
Racismo no trabalho (Fernando dos Santos Silva
Junior)
Uma Esperança de Liberdade (Gabriel Carmona e Lucas Tung)
Lidando com o preconceito (Gabrielle A. de Campos e Júlia M. Semedo)
Infância Perdida (Gabriela L. Goulart,
Giovanna M. Drovetto, Isabela B. Pedrosanto)
Não há desigualdade em sonhos (Giovanna Chaves Zillete e Rafaela Ursini Baraçal)
O Mistério de Jean (Guilherme F. Fachada e
Vitor Torquato)
Não tem fim ... (João Pedro Benatti e
Vinicius Leme Soares)
O roubo (João Victor de Paula
Costa)
Fraternidade oculta por paredes (José Eduardo Ramos e Lorenzo Marquette)
Liberdade de Expressão (Juliana Silva e Nathália
Bratfich)
Fraternidade, algo de
Família
(Lorenzo R. Stefanini e Tiago Gontijo Merigui)
Preso Injustamente (Luan C. da Silva e Luis
Fernando Sprung)
Liberdade é o que importa (Luís Felipe G. Buzzetti e
Rodrigo Q. G. Marchetti)
Machismo no trabalho (Marcella Corrêa e Mariana
Corrêa)
Amor de pelúcia (Mariana
Calarga Pereira
e Nathália de Araújo Rodrigues)
Sobre meus direitos (Mariana Pasetto Corrêa e
Nandara Mendes Davoli)
A difícil vida de Fantine (Mauricio Lima Bordon e
Yan C. S. Oliveira)
A Vida de Cosette (Pedro F. Carneiro e
Petrus B. J. Alves)
Acredite, não desista! (Sofia Martelli e Yasmin
Sampaio)
A Venda das Pizzas para Viabilizar a impressão
A escolha da capa:
Tínhamos 3 lindas opções de capa feita pelos alunos:
Lucas Tung - 8˚ano B
Nandara Davoli 8˚ano A
Rafaela Baraçal 8˚ano A
Ambas as turmas votaram e a capa escolhida foi a da aluna Rafaela Baraçal, a qual passou por adequações gráficas.
Utilizamos elementos como o ano da Revolução 1789 para a carga da bateria, 20:16 para o horário, mas também o ano que publicamos nosso livro, assim como a operadora, que é a abreviação de Fundamentum.
Preparativos para a Mostra de Projetos
A Representação dos ideias revolucionários: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
8˚ano A
Nandara, Paloma, Giovanna e Júlia, linda releitura da bandeira do Brasil com as cores da França e a Tríade revolucionária substituindo Ordem e Progresso
Barrete Frígio: Na Roma Antiga, os escravos, ao passarem à condição de libertos, utilizavam um barrete para representar sua condição de homem livre. A representação desse símbolo ficou muito criativo e bonito!
Liberdade, Igualdade e Fraternidade
A Espera pela Chegada do Produto Final:
Chegada dos marcadores de páginas, mimos para os visitantes do nosso estande
Ansiedade para rastrear o percurso do livro pelo correio desde Pará de Minas, onde fica a editora VirtualBook, responsável pela impressão do nosso livro.
E a chegada dos livros!
O Dia da Mostra de Projetos: 26/10/2016
Resultado emocionante de um ano de muito trabalho, mas muitas realizações!
Alunos protagonistas fizeram, realmente, a diferença!
Desejos e esperanças para a construção de uma sociedade mais justa
Prisioneiro: 24601: Jean Valjean
A prisão de Valjean: " Que momento funesto aquele em que a sociedade se desvia e decreta o irreparável desamparo de uma criatura racional (...)".
As muitas adaptações da obra de Hugo: Os Miseráveis
Objetos variados que representam as histórias de miseráveis dos alunos do 8˚ano B
Nandara, nossa artista
Os materiais com um parágrafo de cada narrativa, capa e infográfico foram impressos em A3 coloridas e expostos em um biombo, de maneira que o visitante tivesse noção de todas as histórias que compõe nosso livro.
Bailando para comemorar a finalização dessa última etapa!
Pandora dançou ao som da música: "Do you hear the people sing?
Singing the song of angry men?
It is the music of a people
who will not be slaves again
When the beating of your heart
echoes the beating of the drums
There is a life about to start when tomorrow comes (...)"
Reproduções das guilhotinas construídas na aula de Física com apoio da professora Nathália.
E chega finalmente a hora dos autógrafos:
Sobre os autores:
O 8˚ano A:
Nossa turma é animada quando quer, mas
quando não quer... somos a personificação da preguiça!
Procuramos
conviver bem entre nós no dia-a-dia, respeitando as diferentes personalidades.
Participar
do projeto Os Miseráveis foi desafiador, pesquisamos problemas sociais
brasileiros e suas repercussões, que em geral, nem conhecíamos. Foi necessário
persistência para aprofundar os temas, pesquisar, reescrever e adequar.
O 8˚ano B:
A maior parte da nossa turma está junta
desde o início do Fundamental 1, crescemos juntos e nos conhecemos muito bem.
Participar
do projeto foi um desafio, pois tratamos de temas que não tínhamos muita
propriedade. Ler, discutir e aprofundar emas complexos foi difícil.
Concluir
o projeto com amanho sucesso foi uma conquista para nossa turma.
Agradecimentos:
Agradeço pela oportunidade de trabalhar com alunos responsáveis e motivados que se
lançaram comigo nessa aventura de escrever e reescrever essas histórias,
pesquisaram, até atingir um bom resultado.
Aos funcionários do Colégio Fundamentum, pelo suporte e
auxílio.
À nossa coordenadora, Alessandra Resende Barrionovo, por
acreditar em nosso projeto.
À orientadora Vânia Camata, por organizar a campanha de
venda de pizzas, cuja verba viabilizou a impressão e a concretização final
desse projeto.
À diretora Laura Agesse, por nos dar credibilidade e
permitir que o projeto seguisse adiante.
Aos pais e familiares; sem esse apoio fundamental, jamais
seria possível trabalharmos com alunos tão empenhados.
BRIOTTO, Kerol Cristina Brombal (org) e autores. Por uma sociedade mais justa:história de miseráveis. Pará de Minas, MG:VirtualBooks Editora, 2016.
ISBN 978-85-434-0876-7
Para ver o projeto Ser ou Crescer? de 2015 acesse aqui: http://aquisotemhistoria.blogspot.com.br/search/label/Ser%20ou%20Crescer%3F