Em 5 de junho de 2014, o veterano da Marinha Real inglesa na Segunda Guerra Mundial, Bernard Jordan (Michael Caine), de 89 anos, viveu uma incrível aventura: escapou da casa de repouso para participar das comemoração aos 70 anos do Dia D, na Normandia.
Escapou porque, como perdeu o prazo para ir "oficialmente", Bernie e sua esposa Irene decidiram que ele iria por conta própria, sem avisar os funcionários da casa de repouso que poderiam tentar impedi-lo. Vestiu seu casaco, colocou suas medalhas e condecorações e partiu para pegar o ferry e atravessar o Canal da Mancha rumo à França.
Quando a equipe de funcionários deu da sua ausência, ele já estava longe... Polícia, bombeiros e a mídia começam a procurar Bernie, apelidado de “grande fugitivo”.
No ferry, encontra-se com outros veteranos e conhece um ex-piloto da RAF (Royal Air Force). Juntos, eles relembraram o passado, o desembarque e seus companheiros abatidos no dia 06 de junho de 1944.
Omaha Beach horas depois do início do desembarque aliado
Le Musée Mémorial de la Bataille de Normandie
Em um dos momentos mais emocionantes, no cemitério britânico, Bernie teve um lampejo de raiva diante dos milhões de quantidade de túmulos, diante do imenso desperdício de vidas daqueles que lutaram por seus países. “Meus pensamentos estavam com meus companheiros que foram mortos. Eu fui prestar meus respeito”, disse Jordan na volta para a Inglaterra.
156.000 soldados aliados invadiram as praias da Normandia naquele dia. Estima-se que 2.500 a 4.000 morreram lá. Outros 9.000 defensores alemães também morreram nos desembarques.
Para mim, esse foi um dos momentos mais emocionantes, me identifiquei diante daquele desabafo. Eu senti exatamente isso ao visitar o cemitério estadunidense. Não consegui visitar os outros, fiquei muito abalada com todas aquelas milhares de vidas perdidas.
A cruz exposta no Memorial de Caen ☝️ foi uma das milhares de cruzes provisórias utilizadas no cemitério militar anglo-canadenses em May-sur-Orne, 1944. O nome e o número do registro dos soldados eram registrados no ponto mais baixo.
Le Musée Mémorial de la Bataille de Normandie
No Dia-D propriamente dito, as tropas Aliadas sofreram mais de 10.000 perdas: as forças britânicas e canadenses perderam 3.700 pessoas; os EUA tiveram uma perda de 6.600 homens. Os alemães perderam entre 4.000 a 9.000 soldados.
Bernard Jordan acena feliz aos jornalistas na sua volta para a Inglaterra após sua grande aventura.
Bernie e Irene se casaram em 1946 e permaneceram juntos até a morte, em 2015.
A história de Bernie e Irene me lembrou algumas histórias que conheci quando visitei as praias da Normandia, em 2023 e me tocaram, como as do Sargento Walter Geldon, em Pont du Hoc, em Omaha.
Sargento Walter Geldon, Companhia C, 2º Batalhão de Rangers, 6 de junho de 1944 foi o terceiro aniversário de seu casamento. Ele e seus companheiros Rangers cantaram canções para comemorar a ocasião pouco antes de desembarcar em Omaha. O antes trabalhador siderúrgico de 23 anos, da Pensilvânia, foi abatido por fogo inimigo poucos minutos depois de desembarcar. Quando sua viúva morreu em 2002, aos 78 anos, ela foi enterrada ao seu lado no cemitério americano, na Normandia.
No Airborne Museum, em Saint-Mère-Église, conheci, pelo telefone, a história de Jack N. Womer e seu amor, Theresa.
A narração da carta relata as dificuldades, o medo, a saudade e a vontade de se casar com ela assim que a guerra acabasse.
Exposto ao lado, um álbum de memórias, com comentários do paraquedista.
Álbum de memórias de Jack N. Womer, com recordações dos anos entre 1942-1945
Homenagens aos veteranos na Catedral Notre Dame de Bayeaux pelos 70 anos do Desembarque, em 1944.
As cidades da Normandia são repletas de bandeirolas aliadas pelas ruas, uma lembrança da gratidão do povo francês pela libertação.
2024: 80 anos do desembarque na Normandia
As cidades da Normandia são repletas de bandeirolas aliadas pelas ruas, uma lembrança da gratidão do povo francês pela libertação.
2024: 80 anos do desembarque na Normandia
🎬 Onde assistir
📚 Vale a pena ler
A World A World War II Veteran Escaped from a Nursing home for the 70th aniversary of D-Day: https://www.military.com/history/world-war-ii-veteran-escaped-nursing-home-70th-anniversary-of-d-day.html
A World A World War II Veteran Escaped from a Nursing home for the 70th aniversary of D-Day: https://www.military.com/history/world-war-ii-veteran-escaped-nursing-home-70th-anniversary-of-d-day.html