Aqui só tem História

Aqui só tem História

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

7˚ ano Dica de Leitura e atividade: Leonardo da Vinci e seu super cérebro

Roteiro de leitura para um livro mortalmente divertido! 🤣🤣


(EF07HI04) identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.


A infância do artista
    
    Leonardo da Vinci nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, na Itália, em 15 de abril de 1452. Sua mãe era uma camponesa e seu pai, um rico tabelião que não quis dar seu sobrenome ao menino. Quando Leonardo ficou famoso, passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci.
Desde pequeno Leonardo mostrou grande talento para o desenho. Aos 17 anos foi apresentado ao artista Verrocchio, muito famoso em Florença. Leonardo tornou-se aprendiz no ateliê de Verrocchio, onde aprendeu desde diferentes técnicas de pintura até a criação de projetos de escultura em mármore e bronze. 

1. Leia as páginas 5 a 7 e descreva as habilidades de Leonardo da Vinci.
2. Faça uma pesquisa sobre a região de Vinci, na Itália, levando em conta aspectos naturais e paisagens. Destaque o que você achou mais interessante.
3. Leonardo era mesmo um menino muito criativo. Releia a página 13, criatividade com manchas. Você já teve alguma experiência parecida? Relate.
4. Durante a adolescência Leonardo e sua família se mudaram para Florença. Pesquise a importância dessa cidade durante o Renascimento Cultural. 
5. Relacione o que você descobriu à afirmação da página 19: “boa parte do mundo civilizado considerava Florença a cidade mais deslumbrante da terra”. 
6. Pesquise sobre o mestre de Leonardo, Andrea Verrocchio. Escolha 1 de suas obras e fale sobre ela.
7. Para se tornar um artista, era preciso passar por várias etapas de trabalho, releia as páginas 35 a 38: de garzoni a artista. Destaque a técnica de preparo que você achou mais interessante ou bizarra (esquisita).

• Os diversos talentos de Leonardo

Já disseram que Leonardo foi " O homem mais curioso da história". É possível. Ele foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, inven­tor, cientista, cartografo. Também fez inúmeros estudos de anatomia, astronomia e física. Em todas as áreas em que atuou, Leonardo deu importantes colaborações para as futuras gerações. Isso não significa que ele obteve sucesso em tudo o que fez. Leonardo falhou muitas vezes, e em outras tantas a falta de recursos tecnológicos na época o impediu de realizar seus experimentos.

• Pintura


A pintura mais famosa de Leonardo e a Mona Lisa. O mistério que a acompanha é resultado da  habilidade do artista no usa do sfumato, uma técnica do claro-escuro que consiste em não desenhar os contornos com clareza. Além disso, a figura parece mudar de ex­pressão de acordo com a posição do observador. Essa ilusão e causada pela paisagem atrás da figura, que tem alturas di­ferentes em cada um dos lados.

8. Explique como a perspectiva revolucionou a técnica artística durante o Renascimento. 

9. Os artistas renascentistas utilizavam as seguintes técnicas artísticas do fumato,  chiaroscuro e contraponto. Como essas técnicas se completavam à perspectiva para formar uma obra perfeita?

10. Releia as páginas 61 a 68. Relate brevemente os bizarros casos de assassinatos e como a justiça era aplicada em Florença.

Leonardo desenvolveu tanto seu talento que superou o mestre.  A partir de então tornou-se um
artista independente e passou a receber convites de pessoas ricas e poderosas, interessada
em contrata-lo para realizar obras de pintura, escultura, arquitetura e engenharia.
Esses convites levaram Leonardo a trabalhar nas cidades de Florença, Milão, Mântua, Ve­neza
e Roma. No final da vida, a convite do rei Francisco I, da França, Leonardo foi morar no castelo de Cloux, perto de Amboise, onde morreu em 2 de maio de 1519.

11. Leonardo em Milão (páginas 87 a 90) Como os conhecimentos de Leonardo poderiam ajudar a conter os avanços da Peste Negra na cidade? Deu certo? Explique.
12. Quem tem caderno, tem tudo! (página 69) Qual a utilidade dos cadernos de Leonardo da Vinci? Destaque uma curiosidade que lhe tenha chamado a atenção nos registros do grande mestre e justifique sua escolha.

Invenções, 

O livro considera Leonardo o Professor Pardal da Renascença: (páginas 72 a 77/ 80, 120 a 125). 



É possível classificar os projetos de Leonardo em três categorias:

• Realizáveis. São os projetos que puderam ser concretizados na época em que Leo­nardo viveu, como um conjunto de portas que abriam e fechavam automaticamente, pela ação de contrapesos.
• Possíveis. São aqueles que só não foram colocados em pratica na época pela ausên­cia de recursos tecnológicos. Um exemplo e o telescópio, desenvolvido por Galileu somente como se vê principalmente nos cantos da boca e dos olhos da Mona Lisa. um século depois.
• Inviáveis. São aqueles que até o momento mostram-se inviáveis ou partem de prin­cípios equivocados. Um exemplo de equí­voco foi crer na possibilidade de o homem voar batendo asas.

🔗 Acesse o Link: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vc-sabia-davinci/


🔎 Pesquisa: 
Escolha uma das invenções de Leonardo da Vinci e organize as informações solicitadas: 


  a. Em qual categoria ela se encaixa: invenções, realizáveis, possíveis ou inviáveis. Justifique sua escolha. 
   b. Nome da obra e ano em que o artista a realizou. 
   c.  Quem a encomendou? Qual o objetivo?    
   d.   Informações  técnicas.
   e. Curiosidades
   f. Maquete.