Pessoal, embora tenha trabalhado mais com imagens, segue a apresentação, em seguida coloquei para vocês a indicação de filmes e mais um ppt super legal que achei na maravilha do slideshare é sobre os magníficos anos 20.
Exercícios adicionais - opcionais:
1) (Puc-rio 2007) "Até aqui, era um fato elementar (...) que a Europa dominava o
mundo com toda a superioridade de sua grande e antiga civilização. Sua
influência e seu prestígio irradiavam, desde séculos, até as extremidades da
terra (...) Quando se pensa nas consequências da Grande Guerra (1914 - 1918),
que agora finda, pode-se perguntar se a estrela da Europa não perdeu seu
brilho, e se o conflito do qual ela tanto padeceu não iniciou para ela uma
crise vital que anunciava a decadência."
(Texto adaptado de A. Demangeon.
"O declínio da Europa", pp. 13-14)
Para
os que viveram a Primeira Grande Guerra (1914 - 1918), tal conflito veio a
representar o fim de uma época. Para alguns, iniciavam-se tempos sombrios e de
decadência; para outros, era o alvorecer de mudanças há muito projetadas.
a)
Identifique um acontecimento que expresse a ideia central do texto acima
transcrito, EXPLICANDO-O.
b)
Na sociedade brasileira, durante os anos vinte do século passado, diferentes
acontecimentos projetaram mudanças econômicas, políticas e culturais na ordem
vigente. Identifique duas dessas manifestações.
b) Cite e explique um
princípio da Revolução Russa de 1917.
3) (Ufv 2004) A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista
do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando
os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo
e Capitalismo, com os consequentes conflitos de interesses.
a)
Cite duas condições existentes na Rússia czarista que contribuíram para a
eclosão da Revolução de 1917.
b)
O que eram os 'soviets' e qual o seu papel no processo revolucionário?
4) (Uerj 2011) Durante os últimos três
meses, visitei uns vinte estados deste belo país extraordinariamente rico. As
estradas do oeste e do sudoeste pululam de pessoas famintas pedindo carona. As
fogueiras dos acampamentos dos desabrigados são visíveis ao longo de todas as
estradas de ferro. Os fazendeiros estão sendo pauperizados pela pobreza das
populações industriais, e as populações industriais, pauperizadas pela pobreza
dos fazendeiros. Nenhum deles tem dinheiro para comprar o produto do outro;
consequentemente há excesso de produção e carência de consumo, ao mesmo tempo e
no mesmo país.
Relato feito em
1932 por Oscar Ameringer à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Adaptado de MARQUES, A. M. et al. História contemporânea através de
textos. São Paulo: Contexto, 1990.
O depoimento acima faz referência a efeitos
da Crise de 1929 para a sociedade norte-americana. Apresente dois fatores que
contribuíram para deflagrar essa crise e cite seu principal desdobramento para
a economia europeia naquele momento.
5) (Unemat 2010) Em outubro de 2009,
completou 80 anos uma das maiores crises da economia capitalista conhecida como
“Queda da Bolsa de Nova Iorque de 1929”, cujas implicações tiveram proporções
globais.
A partir dessa informação, assinale a alternativa
incorreta.
a) Na União Soviética, a crise
de 1929 teve um impacto avassalador, impedindo que este país colocasse, em
prática, o seu programa de rápida industrialização e estabilidade econômica.
b) Esta crise reduziu
drasticamente os empréstimos norte-americanos e com isso agravou ainda mais a
situação dos países europeus que estavam se recuperando dos excessivos gastos
com a I Guerra Mundial.
c) Os países da América Latina
como o Brasil, que dependiam da exportação de matérias-primas e alimentos,
reduziram fortemente o seu comércio com os países industrializados.
d) Nos Estados Unidos, com a
crise, a economia foi reduzida pela metade e o número de desempregados teve um
aumento expressivo.
e) Na Europa, a crise de 1929
fortaleceu e, ao mesmo tempo, favoreceu os grupos políticos que combatiam e
defendiam os regimes totalitários.
6.
(Ufba 2010) Por volta de 1830, a
maioria dos países da América já tinha proclamado a independência. Entretanto
as diferenças entre eles eram bastante claras. Os Estados Unidos da América
(EUA) começavam a se tornar o país mais industrializado do planeta. A América
Latina continuava presa às pesadas heranças coloniais: predominavam as
economias exportadoras de produtos primários, governos de latifundiários que olhavam
com ar de superioridade para a multidão de governados de pele mais escura,
grandes comerciantes que enriqueciam importando montanhas de produtos, de
qualidade ou quinquilharias das fábricas inglesas, ausência de direitos para a
maioria da população.
(SCHIMIDT,
2005, p. 427).
Com base na análise do texto, associada aos
conhecimentos sobre o Imperialismo, pode-se afirmar:
01) O imperialismo europeu do
século XIX, em direção à América Latina, foi possível após estabelecer com os
Estados Unidos acordos de limites de áreas a serem recolonizadas.
02) As pesadas heranças
coloniais referidas no texto explicam o limitado número de imigrantes europeus
direcionados à Argentina e ao Brasil, no período de 1820 a 1880.
04) Os Estados Unidos, ao se
tornarem o país mais industrializado do planeta, reuniram condições econômicas
e políticas para concretizar seu projeto imperialista, no século XX, em direção
à América Latina.
08) O olhar de superioridade
dos governos de latifundiários em relação à multidão de governados de pele mais
escura revela o fortalecimento dos desequilíbrios sociais, ampliados no
contexto da dominação imperialista dos Estados Unidos.
16) O número de imigrantes
europeus com destino aos Estados Unidos se intensificou durante a Primeira
Grande Guerra, devido à ruralização da economia europeia.
32) O fortalecimento econômico
do Brasil, nas três primeiras décadas do século XX, motivado pela política de
substituição das importações, impediu a presença imperialista norte-americana
no país, durante o período da Guerra Fria.
7.
(Enem cancelado 2009) A
depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano
Franklin Roosevelt (1933 -- 1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de
projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a
partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da
economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses
projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora
parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A
entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das
taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final
da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
EDSFORD, R. America’s response to the Great Depression.
Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada).
A partir do
texto, conclui-se que
a) o
fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em
ampla escala, na economia.
b) a
crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para
diminuir a produção e o consumo.
c) os
programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram
ineficazes no combate à crise econômica.
d) o
desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt
e gerou uma corrida armamentista.
e) a
intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi
bem sucedida, apoiando- se em suas necessidades.
8.
(Enem simulado 2009) A crise de 1929 e dos anos
subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção industrial e
agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado
consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O
rápido crescimento da produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a
especulação, responsável pela "pequena crise" de 1920-21. Em outubro
de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores, criando uma tendência de baixa
no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou especuladores
vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um
prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o
Estado fez com que os empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas,
cobradas; e que se criassem também altas tarifas sobre produtos importados,
tornando a crise internacional.
RECCO, C. História:
a crise de 29 e a depressão do capitalismo. Disponível em:
.
Acesso em: 26
out. 2008. (com adaptações).
Os fatos apresentados permitem inferir que
a) as despesas e prejuízos
decorrentes da 1ª Guerra Mundial levaram à crise de 1929, devido à falta de
capital para investimentos.
b) o significativo incremento
da produção industrial e agrícola norte-americana durante a 1ª Guerra Mundial
consistiu num dos fatores originários da crise de 1929.
c) a queda dos índices nas
Bolsas de Valores pode ser apontada como causa do aumento dos preços de ações
nos EUA em outubro de 1929.
d) a crise de 1929 eclodiu nos
EUA a partir da interrupção de empréstimos ao exterior e da criação de altas
tarifas sobre produtos de origem importada.
e) a crise de 1929 gerou uma
ampliação do mercado consumidor externo e, consequentemente, um crescimento
industrial e agrícola nos EUA.
9. (Uel 2009) Considere as afirmativas.
I
- O nazismo é um regime considerado totalitário. Caracteriza-se pelo poder
forte e autoritário (sujeição da população), pela defesa nacional (exacerbando
o racismo e a xenofobia) e por um Estado policial. Tem consigo o gérmen da
guerra e é fortemente amparado pela propaganda. O totalitarismo, no século XX,
teve um êxito incontestável.
II
- A violência de caráter militar e psicológica configura-se em base de
sustentação dos regimes totalitários. No caso da Alemanha, a perseguição dos
alemães aos judeus, culminando com o holocausto, mostra não somente uma prática
violenta e cruel, como também um motivo para tantas adesões dos indivíduos ao
regime nazista de Hitler.
III
- Os regimes totalitários nasceram no final da II Guerra Mundial com a
finalidade de evitar que o poder caísse nas mãos da esquerda. Dessa forma,
pode-se considerar que esse projeto político configura-se em uma obra de poucos
homens, com a intenção de restringir a democracia e impedir uma crise do mundo
capitalista.
IV
- O nazismo e o fascismo nasceram como uma ofensiva à Revolução Russa. O temor
ao "perigo vermelho" e a consequente disseminação da proposta
socialista apontava para o estabelecimento de uma nova ordem mundial, e a
instauração de regime totalitários na Europa faz recrudescer as tentativas de
implementar uma outra realidade histórica.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são
corretas.
Esse filminho abaixo assisti há muitos milhares de anos... mas é muito legal e retrata a Grande Depressão muito bem, vale a pena assistir!
Gabarito:
1) a) Entre
os efeitos e significados da Primeira Guerra Mundial para as sociedades europeias
destaca-se, como mencionado no texto, a crise, de diversas naturezas, que se
manifestou a partir de 1918-1919, traduzida pela metáfora de que a estrela da
Europa havia perdido seu brilho. As dimensões dessa crise se materializaram em
variados acontecimentos e transformações, tais como: a desorganização da
economia e das finanças europeias, em paralelo à projeção norte-americana; o
aumento das críticas e revisões quanto aos valores do liberalismo político, em
paralelo ao surgimento e proliferação de projetos autoritários e totalitários
de governo; a difusão internacional do comunismo; o debate, nos meios
intelectuais e artísticos, sobre as mudanças em curso, fosse elo viés da
tematização da decadência, fosse pela tematização da modernidade em curso.
b) Entre as mudanças que afetaram a sociedade brasileira, na década de
1920, podemos identificar: as manifestações de grupos operários contra as
instituições do Estado oligárquico; as revoltas tenentistas, entre 1922 e 1927;
as mobilizações de intelectuais e artistas associadas à discussão sobre cultura
moderna, exemplificadas, entre outros acontecimentos, pela Semana de Arte
Moderna de 1922; o aumento das divergências entre as facções políticas
oligárquicas.
2) a) Quando do início da guerra, a Rússia era um país
atrasado, absolutista, apoiado na autocracia czarista, e que procurava se
desenvolver industrialmente, apoiado em capitais externos, notadamente ingleses
e franceses. O envolvimento do país na guerra foi responsável pela ruína da
economia, por desabastecimento e grande miséria, determinantes para as
rebeliões de operários e deserções de soldados, que formaram a base do
movimento revolucionário de 1917.
b) Pode-se
considerar que os princípios revolucionários que nortearam a tomada do poder
pelos bolcheviques, foram expostos por Lênin nas “Teses de Abril” e
sintetizadas na frase “Paz, pão e terra”, que exigia a saída da guerra, a
formação de um governo baseado nos sovietes que garantisse o abastecimento das
cidades e a realização de uma reforma agrária.
3) a) A
frágil economia russa estruturada no campo em moldes semi-feudais e nas áreas
urbanas por uma indústria atrasada tecnologicamente e dependente do capital
estrangeiro, fora abalada ainda mais pela derrota russa em 1905 na Guerra
Russo-Japonesa e pela entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
No campo político, a insatisfação em
relação ao czarismo, evidenciava-se nos protestos de 1905, conhecidos como
"Ensaio Geral" e na organização de partidos políticos como o Partido Kadet formado pela burguesia
liberal defensora da Monarquia Constitucional e o Partido Operário
Social-Democrata, dividido nas facções Bolchevique (maioria), defensora da
revolução socialista a patir da instalação da ditadura proletária e Menchevique
(minoria) favorável à implantação do socialismo, mas a partir de reformas
políticas pela via democrática.
b) Os soviets eram comitês de trabalhadores espalhados por diversas
regiões da Rússia, que sob a liderança dos bolcheviques, foram fundamentais na
organização da Revolução.
4) Dois dos fatores:
• especulação financeira.
• superprodução agrícola.
• superprodução industrial.
• desaceleração do consumo.
• quebra da Bolsa de Nova York.
• reaquecimento das economias europeias.
A crise econômica e financeira, iniciada com
a falência de empreendimentos agrícolas e industriais dependentes de capitais
norte-americanos, repatriados em função da quebra da Bolsa de Nova York.
A superprodução que caracterizou a
economia estadunidense nos anos 20 está relacionada ao grande impulso da
indústria durante a Primeira Guerra Mundial, que manteve seu ritmo acelerado de
produção, mesmo com a recuperação europeia.
Os efeitos da crise de 29 foram
sentidos em praticamente todo mundo. Na Europa, os países dependentes dos
Estados Unidos para a recuperação, tiveram novamente suas economias abaladas e
conheceram um processo marcado por falências e desemprego.
5) A]
A União
Soviética não foi afetada pela crise de pelo fato de ser socialista e,
portanto, possuir uma economia planificada.
6) 02 + 04 + 08 = 14
O imperialismo europeu do
século XIX orientou-se para Ásia e a África.
A imigração europeia para
os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial se retraiu e os imigrantes
eram em sua maioria originários de áreas urbanas da Europa, nas quais não
vislumbravam expectativas de melhora de suas condições.
No contexto
da Guerra Fria, os Estados Unidos influenciaram a economia e a política
brasileiras através de investimentos de capitais e da interferência na vida
política do Brasil, de forma a conter o fortalecimento das esquerdas.
7) [A]
Orientado
pelas teorias do economista John Maynard Keynes, o New Deal, plano de
recuperação da economia norte-americana implementado pelo presidente Franklin
Roosevelt a partir de 1933 para reduzir os efeitos da depressão desencadeada
pela crise de 1929, teve como principal característica a intervenção do Estado
na economia contrariando preceitos do liberalismo econômico.
8) [B]
A causa
fundamental da crise de 1929 foi a superprodução, pois durante a Primeira
Guerra Mundial, em razão das exportações, a produção norte-americana cresceu a
níveis muito elevados. Com o término da Guerra e a posterior recuperação dos
países europeus, as exportações norte-americanas diminuíram enquanto os níveis
de produção foram mantidos. Mecanismos de estímulo ao consumo, associados à
especulação financeira criaram um ambiente de euforia, que omitia o crescimento
da crise que estouraria com a quebra da Bolsa de Valore de Nova York em outubro
de 1929.
9) [A]