Oi Pessoal,
Estava eu aqui corrigindo minhas muitas atividades quando ouço a matéria abaixo na Rede TV, é super legal e possibilita um tour virtual para muito museus do mundo e agora também do Brasil, eles fazem parte do google art project. Cliquem no link abaixo e assistam a matéria, ou simplesmente nos links e visitem as obras mais famosas de todos os tempos.
Divirtam-se!
http://www.googleartproject.com/
Direto para o Palácio de Versalhes: http://www.googleartproject.com/collection/palace-of-versailles/
Direto para o Palácio de Versalhes: http://www.googleartproject.com/collection/palace-of-versailles/
Na semana passada dois museus brasileiros passaram a integrar o "Art Project", do Google – a versão do "Street View" para espaços dedicados à arte. A gente mostrou aqui no Olhar Digital. Agora é possível fazer um passeio virtual pela Pinacoteca do Estado de São Paulo e também pelo Museu de Arte Moderna. No Brasil, quase 200 peças foram digitalizadas em altíssima definição. Algumas atingem o chamado "Gigapixel", com resolução de 7 bilhões de pixels.
Em todo o mundo, são mais de 150 espaços cheios de cultura para você visitar em 40 países diferentes. No "Olhar na Web" de hoje a gente vai mostrar algumas curiosidades deste acervo digital. Aproveite para viajar, aprender e conhecer um pouco mais da história mundial. Tudo sem sair de casa.
Nossa primeira dica para quem quer explorar o "Art Project" é fazer um tour pela Casa Branca, onde vive o presidente dos Estados Unidos. Ainda não dá pra ver o quarto ou escritório de Barack Obama. Mas é possível conhecer salões, escritórios e bibliotecas da sede do governo norte-americano. No caminho, são dezenas de quadros e esculturas e, claro, a chance única de visitar – ainda que virtualmente – o principal centro de poder do mundo.
Do outro lado do oceano, perto de Paris, o Palácio de Versailles, na França, é visita imperdível. O Palácio é gigantesco, mas apenas uma parte dele foi digitalizada. Durante o passeio, não deixe de prestar atenção nos tetos de cada sala: eles estão cheios de pinturas do século 17 e molduras folheadas a ouro. O Palácio de Versailles é um dos pontos turísticos mais visitados da França: recebe em média oito milhões de visitantes por ano. Ah, antes de sair, dê uma olhadinha pela janela. O palácio é cercado por um jardim gigantesco, um lago enorme e uma série de estátuas, vasos e fontes.
Com cerca de 9 mil anos de idade, esta é a máscara mais antiga do mundo! A peça está no Museu de Israel, em Jerusalém. Ela é uma das obras digitalizadas em altíssima definição. Aproximando o zoom, podemos ver detalhes até do material usado para construí-la. Realmente incrível. Aproveite a visita para apreciar também a arquitetura do Museu de Israel, o projeto impressiona.
Nossa última dica é, na verdade, um dos nossos favoritos. Não necessariamente pelas obras expostas, mas pela beleza do espaço e também do magnífico relógio localizado no alto do átrio principal do museu. Às margens do Rio Sena, em Paris, este é o Museu d'Orsay. Na visita virtual, é possível encontrar obras de Van Gogh e Monet, além de outras exposições temporárias. O local era originalmente uma estação ferroviária. Em 1973, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de centro de correios. Hoje é um dos museus mais famosos e bonitos do mundo.
Se você quiser encontrar os links diretos para conhecer esses lugares através do "Art Project", acesse nossa página. Junto ao texto desta matéria, a gente separou os endereços para você curtir essa viagem.