Trabalhar com fontes históricas sempre requer um trabalho criativo do professor: como fazer alunos tão jovens - entre 10 e 11 anos entenderem o que são e qual a importância das fontes históricas?
A vivência da sala de aula me ensinou que é necessário transformar as informações em algo significativo para eles, os alunos. Começamos a entender o que é história pela história de vida deles. Solicito que tragam para a aula objetos que lhes são importantes, significativos e que foram guardados por suas famílias para lembrar momentos importantes que tiveram juntos.
Bonecas, certidões, cadernos de anotações, roupas de bebê...
Analisamos a importância dos objetos trazidos, por que foram escolhidos, o que revelam sobre o passado de quem a utilizou, levantamos hipóteses e, finalmente, classificamos as fontes. O sapatinho é uma fonte material, enquanto a fotografia é uma fonte visual. O registro de nascimento, o livro que a mãe preparou com tanto carinho relatando os primeiros anos do filho, são fontes escritas. Dessa forma, trabalhando de maneira mais concreta, a garantia de aprendizado significativo é alcançada por todos.
A próxima atividade refere-se novamente à preservação da memória, mas agora para o futuro: a escrita de uma carta para o eu do futuro e a confecção da cápsula do tempo.
A Carta:
Os alunos elaboraram um texto onde se apresentaram, dizendo quem eram seus amigos no 6˚ano, o que faz para se divertir, que aulas mais gosta, quais seus sonhos e expectativas para dali há 4 anos, como espera estar quando o 9˚ano chegar e, claro, deixaram uma menagem para eles mesmos no futuro. .
O envelope
Cada aluno recebeu um envelope tamanho ofício. Deveriam decora-lo, escrever seu nome completo na parte externa e selecionar 3 fontes históricas em sua vida presente para guardar e ter acesso somente no 9˚ano. É muito interessante analisar o que eles selecionam para colocar nos envelopes, desde cartas de suas famílias, brinquedos, adesivos, fotos até pêlo de seus animais de estimação!
A cápsula desse ano será aberta apenas em 2019.
Ano passado me encantei com a história do apartamento de Paris de Madame Florian, fechado por 70 anos e que havia se transformado em uma cápsula do tempo, nos levando novamente a Paris da Belle époque.
Nas férias de 2015 li sobre as uma escola que, ao realizar reformas, encontrou por baixo das lousas utilizadas no dia a dia pelos professores e alunos, verdadeiros tesouros sobre o ensino no início do século nos Estados Unidos.
Achei sensacional poder conhecer como os professores ensinavam seus alunos há mais de 100 anos!
Funcionários da escola Emerson, em de Oklahoma, EUA, ao realizarem a troca das lousas da escola da cidade, se depararam com um verdadeiro tesouro, por baixo das lousas que estavam em uso haviam outras, datando 1917!
São desenhos, aulas de história, como a que se refere aos peregrinos, literatura, tabuadas...
Roleta de tabuada
Para saber mais: http://www.ctvnews.ca/world/a-lesson-in-time-1917-chalkboards-found-in-oklahoma-school-1.2409767
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3114286/Lessons-past-High-school-renovations-reveal-students-chalkboard-drawings-frozen-time-Thanksgiving-1917.html
http://www.nbcnews.com/nightly-news/chalkboards-lessons-1917-uncovered-oklahoma-school-n375866