Exercícios para entregar dia 06/03 conforme combinamos anteriormente; depois do churras... Não se esqueçam as alternativas devem vir com justificativas.
* Caderno de exercícios páginas: 155 e 156: exercícios 1, 4, 5 e 7 (JUSTIFIQUEM!)
1.
(Ueg 2010) Grande parte da presença
humana na Terra é explicada pelos historiadores tendo como referência o termo
“pré-história”.
Sobre esse período, discorra sobre os
seguintes tópicos:
a) o significado da revolução neolítica;
b) as
limitações conceituais do termo “pré-história”.
2. (Ufal 2007) EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS ARMAS
1. Desde suas origens os homens perceberam
que não teriam condições de sobreviver somente com suas defesas naturais e que
era necessário reunirem-se em pequenos grupos para, juntando as forças, se
defenderem dos predadores, de outros homens e de outros grupos que pretendessem
matá-los, tomar-lhes a habitação e os alimentos, ou que tentassem
escravizá-los. Ou seja, desde a origem o homem já tinha a preocupação de
defender-se e aos seus pertences.
2. Esse temor aumentava com a evolução do
grupo, pois, para este, quanto mais se desenvolvia, acumulava conhecimentos e
posses, maior era a possibilidade de sofrer ataques de grupos rivais, que
tinham por objetivo tomarem para si tudo aquilo que pertencia àquele: os
alimentos, as fêmeas para procriarem, a melhor caverna, a melhor localização em
relação à caça e água. Surgiram dessa forma as primeiras necessidades do
aperfeiçoamento dos meios de defesa do ser humano e do grupo social.
3. A necessidade de proteção e a tendência
a agressões, próprias do homem, orientaram os esforços para o desenvolvimento e
a fabricação de armas. A origem e a sequência dos primeiros meios mecânicos
usados nas armas podem apenas ser imaginados; com certeza surgiram na
Pré-História. Provavelmente, o uso de um galho como prolongamento de mãos e
braços para melhorar a eficácia e a potência de uma pedra arremessada com a mão
foi o primeiro aperfeiçoamento introduzido no armamento. Quem sabe, logo após o
homem percebeu que, se fosse lapidada em formas pontudas, cortantes e
perfurantes, a pedra se tornaria mortal. Assim, as armas foram evoluindo, para
muito depois virem a tornar-se facas, espadas, punhais etc. Paralelamente, os
homens perceberam que, se conseguissem lançar um projétil com precisão,
poderiam atacar a presa ou o inimigo sem se aproximar.
4. Surgiram assim arcos e flechas, bestas,
bumerangues, etc. As lanças e os dardos, armas leves de arremesso, apareceram
nos primórdios da civilização. A funda foi usada durante muitos e muitos
séculos.
5. A evolução humana fazia-se
vagarosamente, as necessidades eram maiores, e o conhecimento, restrito. Surgiu
na pré-história o período caracterizado pelo uso generalizado de instrumentos
metálicos. Seu início remonta a mais de 3000 a.C. O primeiro período em que se
usaram os metais de forma sistemática foi o da idade do bronze, fase de
desenvolvimento cultural humano imediatamente posterior ao neolítico, entre o
quarto e o segundo milênios antes da era cristã.
6. A descoberta do metal - do ferro, após
a idade do bronze - fez dele a principal matéria-prima para a fabricação de armas
e utensílios: foi possível produzir espadas, lanças, pontas de flechas, etc.,
mais eficientes para a caça e a luta. Desenvolvendo-se os grupos primitivos,
surge a função específica de defesa, concedida aos mais bravos e corajosos, e
isso dá origem aos exércitos, que mantêm sua função até os dias de hoje.
7. A invenção da pólvora pelos chineses
revolucionou as armas. Com a invenção da pólvora foi possível construir
aparelhos que arremessassem objetos a distâncias maiores do que o faziam os
aparelhos de energia mecânica, tais como as catapultas. Os canhões, que
conseguiam lançar projéteis a distâncias antes inimagináveis, revolucionaram as
batalhas e proporcionaram defesa e ataque muito mais eficientes, tanto para
castelos como para embarcações (como tão bem ilustram os atuais filmes de
época).
8. Dos canhões chegou-se às armas de uso
individual, que podiam ser transportadas e manipuladas por um só homem, como os
mosquetes. A partir daí, as armas de fogo passaram a equipar desde os soldados
de grandes exércitos que defendiam nações até o pequeno agricultor que
necessitasse defender a família e os bens.
9. As armas de hoje são complexas, de uma
potência extraordinária (muitas das quais sequer conhecemos), decorrentes de
uma evolução a passos largos, principalmente durante e após a segunda guerra
mundial.
10. Atualmente, com o desenvolvimento da
física nuclear, da engenharia química e biológica, dos mísseis, as armas
adquiriram um poder de destruição nunca antes visto.
(Adaptado de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arma)
Desde
suas origens os homens perceberam que além de armas era necessário desenvolver
a agricultura.
Sobre
o tema, considere o mapa histórico.
O
CRESCENTE FÉRTIL
(In: Olavo Leonel Ferreira.
"Mesopotâmia". São Paulo: Moderna, 1993. p. 9)
a)
O mapa mostra uma região onde emergiram algumas civilizações do mundo antigo.
Na Mesopotâmia e no Egito surgiram Impérios com base econômica na agricultura.
Explique a importância do Estado e dos rios no desenvolvimento da agricultura,
identificando características em comum dessas duas civilizações.
b)
Cada vez mais a agricultura se organiza e se especializa para atender às
demandas urbanas. Apresente três grandes mudanças da agricultura moderna.
3. (Ufpel 2006) Texto 1
"Em todo o mundo, a leste e a
oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes
animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de
animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente
adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os
coletores transformaram-se em agricultores."
CROSBY, Alfred W. "Imperialismo
ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Texto
2
"Os historiadores
acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da
evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra
tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se
que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o
homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava
a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação
dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da
coleta e da caça."
In: VICENTINO, Cláudio. História
para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.
Os
textos analisam
a) o
final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel
revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais.
b) o
início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da
Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro
destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura.
c) o
início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se
relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.
d) o
final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola,
ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura.
e) a
Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de
animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a
Revolução Neolítica.
4. (Ufpel 2005)
Analisando
a linha do tempo, no período que vai do surgimento do homem até o
desenvolvimento da agricultura, encontra-se a fase
a) Neolítica.
b) da
invenção da escrita.
c) dos
Metais.
d) da
Antiguidade.
e) Paleolítica.
5. (G1 1996) Por que o fogo foi um dos principais achados do Paleolítico?