Pessoal; seguem as orientações.
Atenção: Não deixem tudo para a última hora, a atividade pede empenho e é demorada, caprichem e me surpreendam!
Atenção: Não deixem tudo para a última hora, a atividade pede empenho e é demorada, caprichem e me surpreendam!
A Revista Veja (estou indicando a Veja, isso é inédito!) fez há alguns anos um especial sobre a II Guerra Mundial, vocês podem usar o material como apoio, tem vídeos, imagens, textos, depoimentos, todos os temas solicitados são abordados.
Trabalho escrito (no ppt)
1) Informações gerais sobre o filme escolhido: ano de produção, diretor, elenco, duração. (facilmente localizado em sites como o adoro cinema.
2) Sinopse do filme.
3) Identifiquem no filme os aspectos históricos que se relacionam ao conteúdo estudado: A qual acontecimento da guerra o filme remete. Explique –o.
- Utilize mapas, imagens e informações históricas confiáveis.
- Utilize mapas, imagens e informações históricas confiáveis.
4) A realidade mostrada pelo filme refere-se a apenas um país? Explique, caprichando nos detalhes.
5) Identifiquem qual visão da Guerra o filme apresenta – sob qual ponto de vista, do Eixo ou dos Aliados. Explique.
6) Como o contexto de Guerra interferiu na vida das personagens do filme? Explique.
7) Faça uma crítica ao filme, apontando aspectos positivos e negativos e integre a sua sinopse.
8) Destaque a cena que mais lhe chamou atenção, emocionou. Explique a escolha
9) Edite a cena que te chamou a atenção/emocionou, após exibi-la em sala, explique sua escolha (por que vale a pena assistir a esse filme?)
10) Convença os demais alunos a assistirem o filme, utilizem argumentos objetivos e históricos.
# Verifiquem que, após cada trailer dos filmes indicados, fiz observações e indiquei blogs, sites e artigos para completar a pesquisa de vocês, esses materiais são de qualidade e de veracidade comprovada, por isso, necessariamente, vocês precisarão utilizá-los e deverão constar na bibliografia.
8) Destaque a cena que mais lhe chamou atenção, emocionou. Explique a escolha
9) Edite a cena que te chamou a atenção/emocionou, após exibi-la em sala, explique sua escolha (por que vale a pena assistir a esse filme?)
10) Convença os demais alunos a assistirem o filme, utilizem argumentos objetivos e históricos.
# Verifiquem que, após cada trailer dos filmes indicados, fiz observações e indiquei blogs, sites e artigos para completar a pesquisa de vocês, esses materiais são de qualidade e de veracidade comprovada, por isso, necessariamente, vocês precisarão utilizá-los e deverão constar na bibliografia.
11) Bibliografia.
A apresentação dos filmes deverá seguir a ordem cronológica da guerra.
1 - Filhos da Guerra.
9B: Vitória e Giovanna
Breve análise do filme pelo Guia do Estudante, com ênfase para o protagonista: Salomon Perel: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/99-filhos-guerra-historia-solomon-perel-436123.shtml
òtima análise, em inglês, sobre o filme: http://www.nytimes.com/1992/02/19/movies/a-life-stranger-than-the-movie-europa-europa-based-on-it.html
Mais informações sobre Salomon Perel, inclusive sobre sua vida no pós-guerra: http://www.history.ucsb.edu/faculty/marcuse/classes/33d/projects/jewishlife/JewishPerelRuth.htm
Juventude Hitlerista: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/doutrinacao_absoluta.html
Para saber sobre a juventude hitlerista: https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007820
9B: Vitória e Giovanna
Breve análise do filme pelo Guia do Estudante, com ênfase para o protagonista: Salomon Perel: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/99-filhos-guerra-historia-solomon-perel-436123.shtml
òtima análise, em inglês, sobre o filme: http://www.nytimes.com/1992/02/19/movies/a-life-stranger-than-the-movie-europa-europa-based-on-it.html
Mais informações sobre Salomon Perel, inclusive sobre sua vida no pós-guerra: http://www.history.ucsb.edu/faculty/marcuse/classes/33d/projects/jewishlife/JewishPerelRuth.htm
Juventude Hitlerista: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/doutrinacao_absoluta.html
Para saber sobre a juventude hitlerista: https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007820
2 – Circulo de Fogo (Enemy at the gates)
9A: Caio e Gabriel
9B: Enzo e Fábio
Tema amplo e importante, utilizem mapas e expliquem a importância estratégica da cidade. Busquem propaganda soviética do período.
Introdução da importância histórica da Batalha de Stalingrado: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/batalha-definiu-rumos-segunda-guerra-mundial-694407.shtml
http://segundaguerra.net/a-batalha-mais-decisiva-da-segunda-guerra-mundial/
Artigo sobre o verdadeiro Vasili Zaitsev : http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/25/cultura/1390667674_489908.html
9A: Caio e Gabriel
9B: Enzo e Fábio
Tema amplo e importante, utilizem mapas e expliquem a importância estratégica da cidade. Busquem propaganda soviética do período.
Introdução da importância histórica da Batalha de Stalingrado: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/batalha-definiu-rumos-segunda-guerra-mundial-694407.shtml
http://segundaguerra.net/a-batalha-mais-decisiva-da-segunda-guerra-mundial/
Artigo sobre o verdadeiro Vasili Zaitsev : http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/25/cultura/1390667674_489908.html
3 - O Pianista
9A: Laís e Duda
9B: Pedro e Eduardo, Lucca
http://www.dw.com/pt/1943-levante-no-gueto-de-vars%C3%B3via/a-500871
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2012/11/o-pianista-wadysaw-szpilman.html
link para a entrevista coletiva do filme: http://holocausto-doc.blogspot.com.br/2007/08/o-pianistaentrevista-coletiva-do-filme.html
4- A Lista de Schindler
9A: Marcos e Mariana
9B: Laura e Júlia
http://alistadeschindler.com/OskarSchindler
http://www.dn.pt/globo/interior/morreu-o-ultimo-sobrevivente-da-lista-de-schindler-2994072.html
9A: Laís e Duda
9B: Pedro e Eduardo, Lucca
http://www.dw.com/pt/1943-levante-no-gueto-de-vars%C3%B3via/a-500871
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2012/11/o-pianista-wadysaw-szpilman.html
link para a entrevista coletiva do filme: http://holocausto-doc.blogspot.com.br/2007/08/o-pianistaentrevista-coletiva-do-filme.html
4- A Lista de Schindler
9A: Marcos e Mariana
9B: Laura e Júlia
http://alistadeschindler.com/OskarSchindler
http://www.dn.pt/globo/interior/morreu-o-ultimo-sobrevivente-da-lista-de-schindler-2994072.html
5 - O Império do Sol
9A: Maysa e Giulia
A situação da China durante a II Guerra Mundial:
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/japoneses-tinham-escravas-sexuais-durante-a-segunda-guerra-mundial/
http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/10/china-quer-cobrar-divida-de-guerra-que.html
Campos de Concentração chineses na China: http://musicaecinema.com/campo-731-bacterias-a-maldade-humana/
9A: Maysa e Giulia
A situação da China durante a II Guerra Mundial:
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/japoneses-tinham-escravas-sexuais-durante-a-segunda-guerra-mundial/
http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/10/china-quer-cobrar-divida-de-guerra-que.html
Campos de Concentração chineses na China: http://musicaecinema.com/campo-731-bacterias-a-maldade-humana/
6 - Pearl Harbor
9A: Bia e Kaory
9B: Evandro e Gustavo
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/pearl_harbor_um_ataque-surpresa__imprimir.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pearl-harbor-434686.shtml
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/guerra-pearl-harbor
Ótimo material, mas em inglês: http://www.nationalgeographic.com/pearlharbor/history/pearlharbor_timeline.html
Material interativo: http://www.nationalgeographic.com/pearlharbor/ax/frameset.html
9A: Bia e Kaory
9B: Evandro e Gustavo
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/pearl_harbor_um_ataque-surpresa__imprimir.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pearl-harbor-434686.shtml
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/guerra-pearl-harbor
Ótimo material, mas em inglês: http://www.nationalgeographic.com/pearlharbor/history/pearlharbor_timeline.html
Material interativo: http://www.nationalgeographic.com/pearlharbor/ax/frameset.html
7 – Cartas de Iwo Jima
9A: Matheus Gravalos e Breno
9B: João e Rodrigo
Análise dos dois filmes que se completam: http://www.cinerevista.com.br/artigos/ConquistaCartas.htm
Material em inglês, imagens e análises das cartas: http://www.historicalconsulting.com/returned_iwojima_letters.html
Análise - Batalha de Iwo Jima: http://www.japaoemfoco.com/a-batalha-de-iwo-jima/
Pontos de vista da batalha de Iwo Jima: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pontos-vista-batalha-iwo-jima-435094.shtml
9A: Matheus Gravalos e Breno
9B: João e Rodrigo
Análise dos dois filmes que se completam: http://www.cinerevista.com.br/artigos/ConquistaCartas.htm
Material em inglês, imagens e análises das cartas: http://www.historicalconsulting.com/returned_iwojima_letters.html
Análise - Batalha de Iwo Jima: http://www.japaoemfoco.com/a-batalha-de-iwo-jima/
Pontos de vista da batalha de Iwo Jima: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pontos-vista-batalha-iwo-jima-435094.shtml
8- A Conquista da Honra
9A: Leonardo e Matheus Brumatti
9B: Laura e Luiza
Análise dos dois filmes que se completam: http://www.cinerevista.com.br/artigos/ConquistaCartas.htm
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=716&secao=210
Pontos de vista da batalha de Iwo Jima: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pontos-vista-batalha-iwo-jima-435094.shtml
9A: Leonardo e Matheus Brumatti
9B: Laura e Luiza
Análise dos dois filmes que se completam: http://www.cinerevista.com.br/artigos/ConquistaCartas.htm
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=716&secao=210
Pontos de vista da batalha de Iwo Jima: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pontos-vista-batalha-iwo-jima-435094.shtml
9- Charlotte Gray Amor sem fronteiras
9A: Guilherme e Piera
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/35718/resistencia+francesa+legado+de+bravura+e+lideranca+e+lembrado+decadas+depois+.shtml
9A: Guilherme e Piera
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/35718/resistencia+francesa+legado+de+bravura+e+lideranca+e+lembrado+decadas+depois+.shtml
10- O Resgate do soldado Ryan
9A: Vitor e Bruno
9B: Guilherme e Eduardo P.
Essa temática é muito rica, abusem dos infográficos, mapas e informações adicionais.
Nesse site da National Geographic traz, em inglês, muitas históriqas não contadas, além da indicação de sites, inclusive do Museu do Dia D, na França e o Memorial do Dia D.
http://ngm.nationalgeographic.com/static-legacy/ngm/0206/feature1/
https://www.dday.org/history/d-day-the-invasion/overview.html
9A: Vitor e Bruno
9B: Guilherme e Eduardo P.
Essa temática é muito rica, abusem dos infográficos, mapas e informações adicionais.
Nesse site da National Geographic traz, em inglês, muitas históriqas não contadas, além da indicação de sites, inclusive do Museu do Dia D, na França e o Memorial do Dia D.
http://ngm.nationalgeographic.com/static-legacy/ngm/0206/feature1/
https://www.dday.org/history/d-day-the-invasion/overview.html
11 - Olga
9A; Bia e Carol
9B: Victória, Millena e Lara
Para melhor explorar os fatos históricos e o filme:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/cine-historia/uma-explosao-de-estereotipos
Boa análise sobre a vida de Olga Benário e seu envolvimento com Luis Carlos Prestes: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_muitas_tragedias_de_olga.html
Bem resumido, mostrando a influência nazista no Brasil durante o governo Vargas: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/04/23/a-forca-de-olga-benario-e-a-influencia-nazista-no-brasil/
9A; Bia e Carol
9B: Victória, Millena e Lara
Para melhor explorar os fatos históricos e o filme:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/cine-historia/uma-explosao-de-estereotipos
Boa análise sobre a vida de Olga Benário e seu envolvimento com Luis Carlos Prestes: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_muitas_tragedias_de_olga.html
Bem resumido, mostrando a influência nazista no Brasil durante o governo Vargas: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/04/23/a-forca-de-olga-benario-e-a-influencia-nazista-no-brasil/
12 - A Queda
9A: Fernada e Giovanna
9B: Leo e Ruan
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/queda-berlim-434435.shtml
13 - Caçadores do obras primas
9A: Natalie e Cíntia
9B: Ana Luiza, Túlio e Elis
Bem legal esse material, imagens e breve apresentação dos verdadeiros Caçadores de obras primas: https://baseadoemfatosirreais.wordpress.com/2014/03/03/787/
Artigo Isto é: O Batalhão das Artes: http://istoe.com.br/347019_O+BATALHAO+DAS+ARTES/
9A: Fernada e Giovanna
9B: Leo e Ruan
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/queda-berlim-434435.shtml
13 - Caçadores do obras primas
9A: Natalie e Cíntia
9B: Ana Luiza, Túlio e Elis
Bem legal esse material, imagens e breve apresentação dos verdadeiros Caçadores de obras primas: https://baseadoemfatosirreais.wordpress.com/2014/03/03/787/
Artigo Isto é: O Batalhão das Artes: http://istoe.com.br/347019_O+BATALHAO+DAS+ARTES/
14- O Julgamento de Nuremberg
9A: Juliana e Maria Eduarda
Material Revista Mundo Estranho: o julgamento de nuremberg foi justo
OAB analisa o Julgamento de Nuremberg: http://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/grandes-causas/o-tribunal-de-nuremberg
15- Malena
9A: Matheus Oliveira e Raquel
http://www.ideafixa.com/historia-as-colaboradoras-nazistas-da-segunda-guerra-mundial/
as colaboradoras nazistas
9A: Juliana e Maria Eduarda
Material Revista Mundo Estranho: o julgamento de nuremberg foi justo
OAB analisa o Julgamento de Nuremberg: http://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/grandes-causas/o-tribunal-de-nuremberg
15- Malena
9A: Matheus Oliveira e Raquel
http://www.ideafixa.com/historia-as-colaboradoras-nazistas-da-segunda-guerra-mundial/
as colaboradoras nazistas
Bom trabalho e divirtam-se!