Roteiro de Atividade de Recuperação 7º Ano.
Entrega:
Leia Atentamente as
questões antes de responder. Organize suas ideias de forma a produzir respostas
completas e bem elaboradas! Capriche!
1) Faça o que se pede:
a)Quem eram os chamados povos bárbaros?
b) O que foram as invasões bárbaras?
c) O que motivou essas invasões?
d) Liste as principais características e diferenças destes dois grupos. (mínimo 5)
Romanos
|
Bárbaros
|
2) Defina:
a) Ruralização:
b)
Comitatus:
c) Feudalismo:
d) Sociedade Estamental:
e) Feudo:
f) Subsistência:
g) Suserano:
h) Vassalo:
i) As
regiões dominadas por cristãos e por islâmicos na Europa Medieval funcionavam
economicamente da mesma forma? Explique.
j) O
que o islamismo tem em comum com o cristianismo, religião que predominava na
Europa, entre os séculos VII e XII, durante a expansão islâmica?
Roteiro de Atividade de Recuperação 8ºs Anos.
Entrega:
Leia Atentamente as
questões antes de responder. Organize suas ideias de forma a produzir respostas
completas e bem elaboradas! Capriche!
1) Leia
o fragmento abaixo e faça o que se pede:
“ A autoridade do
príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado …. O príncipe não pode,
portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e
independentemente da escolha estabelecida no contrato da submissão…”
Diderot, artigo: “Autoridade Política”, Enciclopédia, 1751
a) Qual a ideia
central do fragmento?
b) Quem foi Diderot? Qual a importância de sua obra para o
movimento iluminista?
2) O Período que corresponde a transição entre a Idade Média, onde o poder
era descentralizado, para a Idade Moderna, caracterizada pelo forte poder
centralizado, contou com o apoio de uma nascente classe social. Qual era ela?
Quais interesses motivaram esse apoio?
3) Por que Revolução Gloriosa?
Jaime II foi afastado pela “Revolução
Gloriosa” de 1688, “gloriosa” porque ocorreu sem derramamento de sangue nem
desordens sociais, sem “anarquias”, sem possibilidade de revivescências das
exigências revolucionárias democráticas presentes na Revolução Puritana.
Christopher
Hill. A Revolução Inglesa de 1640.
a)
Segundo o texto, há semelhanças ou diferenças
entre a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa? Caracterize-as. No quadro
abaixo.
Revolução
Puritana
|
Revolução
Gloriosa
|
b)
Por que Revolução Gloriosa?
c)
Comente
as conseqüências da experiência inglesa para o restante da Europa.
4) Compare o Absolutismo ao Liberalismo.
Absolutismo
|
Liberalismo
|
Leia Atentamente as
questões antes de responder. Organize suas ideias de forma a produzir respostas
completas e bem elaboradas! Capriche!
1) Defina:
a) Imperialismo:
b) Pan-Eslavismo:
c) Pan-Germanismo:
d) Revanchismo Frances:
e) Paz Armada:
2) Defina a Europa do início do século XX.
3) Defina as causas e consequências da Primeira Guerra
Mundial.
4) Leia o fragmento abaixo,
retirado do depoimento de um operário russo do início do século XX, e responda as questões a seguir:
“Não nos é possível ser instruídos porque não
há escolas e desde a infância devemos trabalhar além de nossas forças por um
salário ínfimo. Quando desde os nove anos somos obrigados a ir para a usina, o
que nos espera? Nós nos vendemos ao capitalista por um pedaço de pão preto;
guardas nos agridem a socos e cacetadas para nos habituar à dureza do trabalho;
nós nos alimentamos mal, nos sufocamos com a poeira e o ar viciado, até
dormimos no chão, atormentados pelos vermes (...)”
AQUINO, Rubim Santos Leão de et
alli. História das Sociedades.
Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico,
1983, p.238
a) Que tipo de causa das Revoluções Russas de
1917 é possível encontrar no fragmento? Explique.
b) Explique outra causa das Revoluções Russas.
c) Comente, em sua
opinião, a Revolução de Outubro foi
positiva ou negativa para a Rússia? Justifique.
d) Caracterize Capitalismo e socialismo na Rússia Czarista.
Capitalismo
|
Socialismo
|
5) Caracterize, do ponto de vista político, o Brasil da I República.
6) Defina:
a) Curral Eleitoral:
b) Voto de Cabresto:
c)
Política
dos Governadores:
d)
Política do Café com Leite:
e) Belle Epoque:
f) Revolta da Vacina: