O objetivo das comemorações da Independência do Brasil esse ano não era exalar feitos não tão grandes do passado, mas sim acreditar no que nós,cidadãos e agentes históricos, poderíamos fazer para modificar nossa realidade, ajudar o próximo e nos tornarmos, de fato, independentes.
Nos 6˚s aos 9˚s anos as atividades foram organizadas, debatidas e realizadas durante as aulas de Pensar Crítico.
A Ação dos 6˚s anos - Tema: Solidariedade
Trabalhar com a temática solidariedade em sala de aula é, em minha opinião, tarefa obrigatória de todos os professores da educação fundamental. Buscar formar consciência crítica diante das injustiças e desigualdades faz-se urgente para todos aqueles que almejam mudanças e construção de uma sociedade mais justa.
Partindo da definição do que significa o ao solidário, em duplas ou trios, os alunos puderam escolher qual forma representariam o que, para eles, significa solidariedade.
Os resultados ficaram muito bonitos e criativos, vale conferir nas fotos abaixo:
Vitor, Natan e Gabriel Goulart - Atividade muito bonita e organizada trazendo a representação da Solidariedade como sendo uma árvore, as maçãs representam os sentimentos derivados da solidariedade: Amizade, amor, honestidade, Respeito.
Marcela e Bianca: Os sentimentos derivados da solidariedade estão nas gotas: Ajuda, Cooperação, Solidariedade - as gotas são pequeninas, mas a solidariedade é muito grande!
Lívia e Bárbara: A partir da nuvem da solidariedade surgem os sentimentos dela derivados...
Maria Fernanda, Ana Flávia e Júlia: Palavras Chaves desse móbile tão bonito: Solidariedade- Respeito, Amor, Gentileza, no sentido de que a felicidade chega para quem ajuda e quem é ajudado.
Ana Clara, Brenda e Natália: Partindo das representações de um coração e mãos, essas meninas desejavam representar que a união faz a força quando o tema é Solidariedade.
João, Felipe, Edu e Mauricio: Trabalharam com a ideia da empatia, da amizade, ajuda e doações
Ana Carolina e Lívia: Esse material muito bonito representava a necessidade da união para gerar a Solidariedade e o Amor pelo próximo.
Stefanie, Daniela e Rafaela: Muito legal essa representação dos sentimentos necessários para o mundo hoje: Lealdade, Paz, Caridade, Respeito, Amor, Bondade...
Emily, Melissa, Mariana: As atitudes ligadas à solidariedade abrem-se no guarda-chuvas da boneca de biscuit que esse grupo criou.
Gabriel, Nicolas e Vinicius: esse grupo trabalhou com a dualidade: sentimentos e ações boas e ruins.
Letícia, Guilherme e Enrico: Ações que se relacionam a Amizade, Gentileza, Alegria e Felicidade
Maria Fernanda, Pedro e Ana Maria: Esse móbile razia 24 palavras ligadas à solidariedade, todas partindo da ideia de: Amor em forma de Ação
Arthur, Fernando e Pedro: Muito bonio e criativo, a ideia central desse móbile era de que solidariedade não é o que sobra, mas sim o que se precisa.
A disposição dos móbiles e objetos representando a solidariedade na Exposição da Independência
Agradecendo muito essa pessoa super especial, nossa Manu, que nos ajuda em todos os momentos e tornou essa exposição possível!
O Planejamento da Ação Social e a visita das representantes da Casa da Criança de Valinhos
Após analisarmos todas as definições de solidariedade, recebemos a visita das coordenadoras da Casa da Criança de Valinhos, a Roberta Cimino e a a Lidiane, responsável pelo programa Janela Aberta. Ela vieram explicar para os alunos o funcionamento da Instituição, que apesar de ser 1, divide-se em 3 programas: Aconchego, Janela Aberta e Família Acolhedora.
Puderam entender um pouco da importância social de programas como esse para a comunidade e crianças em situação de risco.
O objetivo era que entendessem a possibilidade de empreender uma ação social, de onde partir e como proceder.
Entre os meses de setembro e outubro, os 6˚s anos farão uma parceria com a Casa da Criança para buscar doações de Livros, revistas, gibis, brinquedos, roupas infantis e chuteiras!