O bombardeio a Guernica
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 12
Gernika, no país basco, norte da Espanha, foi a primeira cidade alvo de um bombardeio planejado em grande escala e uso massivo de bombas. Na segunda feira, 26 de abril de 1937, foram lançadas entre 31 e 41 toneladas de bombas, seguindo um plano de ataque que seria usado em outras partes da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 48.
O bombardeio foi um teste para a Luftwaffe, a força aérea alemã. O objetivo oficial era a destruição de uma ponte para impedir a retirada das tropas bascas em direção a Bilbao.
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 56
Incialmente foram lançadas bombas entre 50 e 200 quilos destinadas a destruir edifícios, seguidas por bombas incendiárias que provocaram um incêndio incontrolável. As temperaturas atingiram mais de 1.500˚. As chamas que consumiram Gernika puderam ser vistas a muitos quilômetros de distância.
Os sobreviventes que tentavam fugir do centro urbano em chamas foram metralhados pelos caças.
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 60
A força desproporcional do ataque foi uma eficiente forma de desmoralizar as tropas e desencorajar a população civil a resistir aos franquistas.
Calcula-se que cerca de 1654 pessoas foram mortas, 890 ficaram gravemente feridas e 85% dos edifícios da cidade foram destruídos no bombardeio. No entanto, os mais de 60.000 m3 de escombros só seriam removidos totalmente no final de 1941. O regime de Franco procurou eliminar o registos elaborados pelas autoridades bascas, apagando a memória das vítimas. O trabalho de investigação continua até hoje.
Recorte do jornal Azul, em que a responsabilidade pela destruição da vila é atribuída aos republicanos.
“O incêndio ocorreu ontem e Aguirre (presidente da República) lançou a mentira - infame - porque é um criminoso comum, de atribuir esse crime à heróica e nobre aviação do nosso Exército Nacional. provar a todo momento que a aviação nacional não voou por causa do nevoeiro [...] a Espanha reconquistada por Franco, serena, calma, livre, feliz, junto com o Exército Nacional que derrota o inimigo e reconstrói a sua pátria [.. .] as hordas vermelhas assassinam, mártires, queimam, destroem, trazem o caos por toda parte"
Recriação do bombardeio a cidade no Museo de la Paz de Gernika
"Sair do abrigo e ver aquilo foi horrível. O parque de diversões inteiro estava pegando fogo, tudo pegava fogo. Todo mundo tremia. Como poderíamos imaginar que isso iria acontecer! Uma cidade inteira pegando fogo! Nem estávamos falando sobre isso. como estávamos com medo!"
Cava Mesa, Maria Jesus e Alii. Memória coletiva do bombardeio.
Picasso e o Guernica
Picasso imortalizou os horrores do atentado em sua grandiosa obra Guernica - hoje no Museo Reina Sofia, em Madrid.
Acervo Kerol
Os jornalistas que noticiavam os acontecimentos da Guerra Civil, e especialmente o correspondente britânico George Steer, deram a conhecer ao mundo inteiro a notícia deste atentado. No dia 28 de abril, a notícia apareceu na primeira página dos jornais mais importantes do mundo democrático - Portugal, Itália, Alemanha e Japão, aliadas a Franco na luta contra os republicanos, censuraram o acesso a essas informações.
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 12
Picasso vivia em Paris e soube sobre o bombardeio pela imprensa internacional e decidiu representá-lo em uma obra.
Acervo Kerol
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 12
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 12
Mater Dolorosa: Las mujeres de Guernica
Acervo Kerol
Cabeza de mujer llorando con pañuelo (II e III)
Postscript of Guernica, 1937
Acervo Kerol
Postscript of Guernica, 1937
Acervo Kerol
Acervo Kerol
Acervo Kerol
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022. p. 57
Outros bombardeios e outras mães
Madrid 1937 (ou Aviones Negros), Horacio Ferrer
Também conhecida como “Aviões Negros", essa obra aborda um bombardeio a Madrid, durante a Guerra Civil, daí sua proximidade a Guernica. A obra de Picasso, por meio de simbolismos, representa as consequências do bombardeio, enquanto Madrid, fazendo uso do realismo, representa o movimento e a dor e o desespero de mulheres e crianças durante o ataque das tropas de Franco.
📚 Vale a pena ler
LOTH, Bruno. Guernica. Porto Alegre: L&PM, 2022.
Para ler um trecho da obra, acesse: https://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=645528&ID=917351
Depoimentos dos sobreviventes: https://www.museodelapaz.org/docu_bombardeo.php