Aqui só tem História

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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

3˚Trimestre: Recuperação Paralela 2013 Ensino Fundamental 2


Pessoal,

É hora de estudar muuuito e garantir bons resultados em nossa avaliação de recuperação! Lembrem-se, utilizem os mapas conceituais  no caderno, reveja atividades e exercícios e anote suas dúvidas!
Os exercícios abaixo são para entregar no dia de nossa aula de recuperação (vide circular). Caprichem!

6˚s anos:


Apostila 4: Capítulo 15: Grécia: uma civilização que marcou a História:
·     1)  Localização da antiga civilização grega;
·     2) O que eram as pólis?
·     3)  O que significava política?
·     4)  Qual o sentido da palavra cidadania na Grécia Antiga?
·     5)  A acrópolis era a cidade alta. Por que conquista-la significava conquistar toda a pólis?
·    6) O que é oligarquia? De que forma a oligarquia funcionava nas pólis gregas?
     7) Observe o esquema abaixo: 
Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre a democracia ateniense e a oligarquia espartana. (1.0)

·   9) Quais as formas de uma pessoa tornar-se escravo na Grécia Antiga?
·
        Capítulo 16: Esparta e Atenas: duas experiências
·    10) As duas principais pólis gregas eram Atenas e Esparta. Construa uma tabela comparativa em relação às duas cidades, leve em conta: sistema político, economia, sociedade. 

       Capítulo 17: A Cultura na Grécia
·      11) Quais os principais aspectos da cultura grega ( Cite e explique no mínimo 3)
·      12) Quais as heranças culturais gregas encontradas em nossa sociedade?
Capítulo 18: Uma viagem a Roma Antiga

       13) Como Roma evolui de aldeia para cidade Estado? 
      14) Como era composta a sociedade romana? Explique a importância de cada um dos estamentos da pirâmide que representa a sociedade. 

Leia o texto e faça o que se pede:

O Crescimento da Plebe

     “ Na vida social, a principal novidade foi o crescimento da plebe. Aos poucos, o número desses cidadãos, que não pertenciam à nobreza nem aos clientes, aumentou provavelmente como consequência de três fatores: Primeiramente, a importância comercial de Roma atraía pessoas de todas as partes da Itália. (...) O governo necessitava de artesãos para a confecção de armas e convocou para isso bons carpinteiros e ferreiros à cidade. (...) E, finalmente, à medida que partes do Lácio iam sendo anexadas pela conquista (...), os pequenos proprietários, dependentes dos patrícios, frequentemente se tornavam camponeses livres.”
                                                                                                                                                   ROSTOVTZEFF, M. História de Roma. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. P. 35
a) O texto se refere a que período da História de Roma? Justifique sua resposta. (0.25)


b) Quais os 3 fatores que o autor utiliza para explicar o crescimento da população romana? (1.0)
_

c) Diferencie:
*Plebeus e Clientes; 

*Plebeus e escravos.
         15) Explique o fim da monarquia romana no ano 509 a.C. 
         16) Explique a importância dos patrícios na sociedade romana e seu interesse em uma república. 

       Capítulo 19: A República Romana
        21) Explique a importância do Senado para a cidade de Roma. 
        22) Explique o significado da palavra República e relacione ao governo de Roma. 
    23) Analise atentamente a página 120, atenção para os cargos e magistrados que cuidavam da administração da República.
        24) Relacione o processo de expansão romano e o poder do exército. 
        25) Como os plebeus garantiram seus direitos políticos? 
        26) Descreva o processo de expansão romana. 
        27) Como os romanos foram influenciados pelos povos conquistados? 
   
    7˚s anos:


Capítulos 16 e 17: O Encontro entre culturas: Perdas e Ganhos

1) Como os portugueses se comportaram a medida que entraram em contato com os africanos do norte do continente?
2) Os Espanhóis na América: Descreva 3 exemplos de atitudes etnocêntricas dos espanhóis em relação às civilizações pré-colombianas: Use as informações da página 119.
3) Como explicar o acolhimento que os espanhóis receberam por parte dos nativos? (Observe atentamente a imagem da página 112 e releia a página 111 para melhor argumentação.
4) Portugueses no Brasil: Releia a descrição de Américo Vespúcio da página 113. Liste as descrições etnocêntricas feitas por ele.
5) Justifique o título do capítulo: O encontro entre culturas: perdas e ganhos.
6) Como explicar a vitória dos europeus em relação à população ameríndia?

Capítulo 18: A Chegada dos portugueses

7) Descreva as principais atividades econômicas realizadas por Portugal no Brasil.
8) Por que o território brasileiro não interessou os europeus durante os primeiros 30 anos da colonização? Explique.
9) O que foram e quais os objetivos das Capitanias Hereditárias?
10) O que foi o Governo-Geral? Qual era seu objetivo?
11) Os jesuítas chegaram ao Brasil junto às primeiras missões de colonizadores europeus. Qual o objetivo da Companhia de Jesus? Explique brevemente.

Capítulo 19 e 20: O Açúcar: um produto Raro e rentável + Sociedade açucareira:

12) Por que o açúcar era tão valorizado na Europa?
13) Descreva a organização de um engenho.
14) Quais as situações de trabalho no Engenho? Relacione-as a expressão criada por Antonil: "Doce Inferno.
15) Explique as razões que levaram o negro africano a ser escolhido como mão de obra escrava no Brasil colonial.

Os vídeos abaixo servirão para fazer uma revisão rápida:




8˚s anos: 

Capítulo 13: Apostila 3: A Revolução Industrial


1) Quais fatores levaram a Inglaterra a ser o primeiro país a se industrializar? 
2) Descreva a estrutura das primeiras fábricas;
3) Quais eram as condições de vida e trabalho dos operários durante a primeira Revolução industrial? 
4) Quais as inovações tecnológicas e sociais da I Revolução Industrial?
5) Explique a ideia apresentada por E. Hobsbawn:

“ Na década de 1860, uma nova palavra entrou no vocabulário econômico e político do mundo: “capitalismo”. O triunfo global do capitalismo foi o triunfo de uma sociedade que acreditou que o crescimento econômico repousava na competição da livre iniciativa privada, no sucesso de comprar tudo mais barato (inclusive o trabalho) e vender mais caro” 
Através de que fatores e condições especiais se pode explicar o fato de a Inglaterra ter sido o primeiro país a desenvolver a Revolução Industrial? 
6) Observe a imagem abaixo, utilizando suas palavras, explique o que foi o movimento ludista e os fatos que o levaram a ocorrer



Capítulo 14: A II Revolução Industrial

6) Descreva o processo de mundialização da Revolução: outros países se industrializam.
7) Quais as inovações da terceira revolução industrial?
8) Defina:
a) socialismo;
b) anarquismo

Capítulo 15: O imperialismo: 
9) O que foi o imperialismo?
10) Locais onde ocorreu.
11) Explique o que foi a Conferência de Berlim.
12) Pesquise, busque na internet, uma charge que represente a Conferência de Berlim, não se esqueça de explica-la. 
13) Descreva o processo de ocupação territorial e exploração econômica e social estabelecidas a partir do imperialismo.
14) Quais os resultados do imperialismo?

Capítulo 16: Economia e Política no 2˚ Reinado
15) Descreva a importância econômica do café no II Reinado;
16) Explique o processo de expansão das lavouras cafeeiras do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.
17) Relacione: Café/Ferrovias;
18) Café/Industrialização;
19) Barão de Mauá/Surto industrial.

9˚ano: 

Apostila 3: Capítulo 13: Os Anos de Chumbo + Capítulo 14: A Contracultura 
1) Descreva o processo que levou ao golpe militar de 1964. 
2) Leia o fragmento e faça o que se pede:

 “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.”
 Manifesto dos Ministros Militares à Nação, em 29 de agosto de 1961. Esse Manifesto revela que os militares:
a) Qual a ideia apresentada pelo fragmento em relação ao golpe militar? Explique. 
b) Relacione o fragmento acima à Marcha da Família Com Deus pela Liberdade
3) Por que é possível afirmar que este período histórico representa um recuo da cidadania? 
4) quanto ao AI 5, responda: 
a) O que foi?
b) Quais suas definições?
c) Por que pode ser considerado o mais arbitrário dos Atos Institucionais?

5) Observe a charge, leia o texto e faça o que se pede:

a) Para boa parte da população brasileira da época, como soava o comentário do presidente da República? Por quê?
b) O que a caricatura de Henfil nos faz pensar sobre a televisão durante a Ditadura Militar? Explique. 
6) Explique em que consistia o chamado Milagre Econômico.
7) Relacione o assassinato do jornalista Vladimir Herzog ao desgaste do regime.
8) Escolha uma música produzida pela contracultura durante o período da Ditadura Militar. Analise sua letra levando em conta os aspectos do regime trabalhados. 

Capítulo 15: A Redemocratização:

9) Relacione o movimento das Diretas Já ao processo de redemocratização. 
10) Descreva o processo de elaboração da Constituição de 1988.
11) Relacione a charge de Henfil ao processo de elaboração da Constituinte de 1988
12) Descreva o processo de eleição Diretas em 1989.
13) Explique as causas e as consequências do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. 
14) Descreva os pontos positivos e negativos do 1˚ mandato do presidente FHC.
15) Por que é possível afirmar que o segundo mandato do presidente FHC foi um período de crises e dificuldades econômicas?
16) Explique as rupturas e permanências do governo Lula em relação ao seu antecessor, FHC.