Aqui só tem História

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terça-feira, 3 de abril de 2012

1˚ano: Simulado 2011

Oi Gente:

Achei melhor digitar e deixar disponível para vocês o 1˚ simulado de 2011, ele é diferente do simulado que fazemos até o 9˚ano, façam, testem seus conhecimentos e depois comentamos em sala!

1) ENEM - Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando ate a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam ate 50 mil anos de idade.
Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí

A) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico ate o Piauí há 18 mil anos.

B) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
C) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.D) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering ha 18 mil anos.E) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.


2) (Fgv) Sobre os povos dos sambaquis, é incorreto afirmar que: 
a) sendo nômades, ocuparam a faixa amazônica, deslocando-se durante milhares de anos, do Marajó a Piratininga; 
b) sedentários, viviam da coleta de recursos marítimos e de pequenas caças; 
c) as pesquisas arqueológicas demonstram que tais povos desenvolveram instrumentos de pedra polida e de ossos; 
d) na chegada dos primeiros invasores europeus, esses povos já se encontravam subjugados por outros grupos sedentários; 
e) esses povos viveram na faixa litorânea, entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, basicamente dos recursos que o mar oferecia.

3) (ENEM- adaptada) As primeiras pinturas rupestres, que são um patrimônio cultural brasileiro, expressam normalmente cenas vistas pelos olhos de povos primitivos que mostram: 
a) o conflito entre  os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil;
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros;
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil;
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos;
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

4) (FCC) A sociedade egípcia obedecia a uma rígida hierarquia, sendo que na parte superior achavam-se
a) a nobreza, que ocupavam os principais cargos públicos; 
b) o faraó, que era considerado um deus vivo;
c) os escribas, que representavam a administração do reino;
d) os militares; que zelavam pela integridade do reino;
e) os sacerdotes, que dominavam inteiramente as funções políticas.

5)ETEC Analise atentamente estes mapas do Crescente Fértil: 

Os rios tiveram grande importância no nascimento e desenvolvimento de civilizações antigas, como as da região que foi denominada de Crescente Fértil. Cortadas por rios, fertilizadas pelas suas águas e por ação da natureza e do trabalho humano, as terras aí localizadas tornaram- se propícias ao desenvolvimento da agricultura, em total contraste com as regiões vizinhas, desérticas ou semidesérticas.
Sobre o Crescente Fértil pode-se afirmar que
I. suas terras eram fertilizadas durante os dias de lua em fase de quarto crescente.
II. suas terras estavam localizadas em três continentes: o europeu, o africano e o asiático.
III. elefoiassimdenominadoporqueeraumaregiãofértil que tinha forma de lua crescente.
IV. nele se desenvolveram as civilizações dos egípcios, hebreus e mesopotâmios.
Estão corretas apenas:
a) I e II;
b) I e IV;
c) II e III
d) III e IV
e) II, III e IV. 

6) (G1 - utfpr 2007) Dentre os povos da Antiguidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o (a): 
a) alfabeto fonético.
b) organização estatal centralizada. 
c) formação de um exército e de uma marinha de guerra profissionais.
 d) religião monoteísta.
 e) organização política democrática.

7) (UFMS) Sobre  a Bíblia e a história dos hebreusS, é correto afirmar que
a) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
b) o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a manutenção de sua identidade.
c) na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
d) embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.
e) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus e mulçumanos.

8) (Fatec) Considere o texto a seguir: 

As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metró- poles, com mais de 100 mil habitantes [...].
(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)
De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades- Estado

a) abrigavam os mesmos ideais democráticos, indepen- dente de seu porte, como foi o caso de Atenas.

b) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.
c) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.
d) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.
e) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.

9) (ESPM Julho 08) Leia o texto e responda: “O regime democrático foi instituído, em Atenas, na época de Clístenes, quando foi efetuada uma série de reformas administrativas e políticas (...) Assim como o fizeram Aristóteles e Péricles nos seus discursos muitos historiadores idealizaram a Democracia Ateniense”. (Aquino, Denise, Oscar. História das Sociedades: Das comunidades primitivas às sociedades medievais)
Assinale a alternativa correta quanto ao regime democrático ateniense:
a) Logrou alcançar, graças ao seu aperfeiçoamento por Péricles, a abolição completa da escravidão.
b) Estendeu a cidadania a todos os habitantes residentes em Atenas, independentemente de sua condição social, econômica e sexual.
c) Preservou os privilégios da aristocracia eupátrida que manteve a exclusividade de participação na Eclésia (Assembléia) e na Bulé (Conselho).
d) Significou uma forma de atender aos interesses dos comerciantes, interessados em dirigir politicamente Atenas, tendo concedido cidadania inclusive aos estrangeiros (metecos).
e) As mulheres não possuíam cidadania e estavam proibidas pelas leis atenienses de participar do regime democrático.

10) (Ufsm) Sobre a Guerra do Peloponeso, pode-se afirmar que
a) se tratou de uma luta entre a Confederação de Delos, chefiada por Esparta, e a cidade-estado de Atenas.
b) se constituiu na união de duas poderosas ligas, a de Peloponeso e a de Delos contra Atenas.
c) promoveu o fortalecimento da Liga de Peloponeso e a consolidação das cidades-estados gregas.
d) foi a vitória da Grécia sobre os povos persas, ampliando o império e domínio territorial grego.
e) foi responsável pelo declínio da civilização grega, possibilitando a posterior conquista da Grécia pelos macedônios em 350 a.C.



5˚ano: Mapa para facilitar a correção

Oi Turminha,

Segue o mapa para facilitar a correção da avaliativa!
Cliquem na imagem para ampliar!


segunda-feira, 2 de abril de 2012

8˚s anos: Estudo do Meio: Paranapiacaba e Santos

Olá companheiros de viagem,

Seguem as fotos de nosso lindo Estudo do Meio. Tudo foi perfeito: o tempo colaborou e vocês deram um super show de participação e aprendizado!!!
Aproveitem as fotos, revivam os momentos e aproveitem para deixar um recado: O que você mais gostou neste Estudo do Meio?
Um super beijo a todos!