Olá alunos dos 8˚s anos,
Para contribuir com o desenvolvimento da narrativa histórica, fiz uma coletânea com sugestões de vídeos e documentários para ampliar o repertório sobre Luís XIV e a corte francesa sob o absolutismo.
Lembre-se, você deve criar uma narrativa com fatos históricos comprovados, cópias de textos ou fragmentos não devem acontecer.
Versalhes:
Vatel: Um banquete para o rei: Uma aventura amorosa na corte do rei Luis XIV, o objetivo é observar a cenografia, os exageros e os jantares gigantescos oferecidos pela corte.
Nos Jardins do Rei: Projeto e elaboração dos magníficos jardins de Versalhes
Aprender, descobrir, ampliar conhecimentos, refletir e questionar. Sejam todos bem vindos!
Aqui só tem História
segunda-feira, 7 de março de 2016
3˚ano: P1: Idade Média
História 3˚ano: Habilidade Apostila 1 (Aulas 1 a 12 –
Dos primeiros Estados à formação das Monarquias Nacionais Europeias :O)
Lembrando: seguem todas as principais habilidades da apostila 1, no entanto, na P1 o conteúdo é apenas Idade Média.
Lembrando: seguem todas as principais habilidades da apostila 1, no entanto, na P1 o conteúdo é apenas Idade Média.
- Introdução à
História:
- A Pré-História:
Primórdios da evolução humana: do surgimento dos primeiros hominídeos, os
períodos da Pré-História até o aparecimento da escrita.
A Pré-História
Brasileira: teorias de povoamento e povos
|
- Conhecer as diversas
fontes que possibilitam o estudo do passado.
- Conceituar e diferenciar os principais períodos da
Pré-História,
- Compreender que o termo pré-história refere-se a todo período
do desenvolvimento humano antes do domínio de registros escritos.
- Problematizar o termo pejorativo pré-história.
- Compreender as controvérsias acerca da presença humana na
América.
- Identificar características e evidências que comprovam as
hipóteses para ocupação do continente americano,
- Problematizar o conceito índio,
- Relacionar a redução da população indígena ao etnocentrismo e
conquista da América pelos europeus a partir do século XVI
|
Grécia Antiga: Atenas
e Esparta
Grécia Antiga: O
Período Helenístico
|
- Compreender o processo de formação da Grécia Antiga,
- Estabelecer a importância da civilização cretense para a
formação dos valores culturais gregos.
- Relacionar o Período Homérico à primeira diáspora grega,
- Conceituar as causas da primeira e segunda diáspora grega, bem
como suas consequências.
- Diferenciar a organização política, econômica e social das
duas principais polis gregas: Atenas e Esparta.
- Compreender as noções de cidadania das polis gregas,
- Compreender o longo processo para a construção da democracia
grega,
- Estabelecer os limites da democracia grega.
- Relacionar as Guerras Médicas ao expansionismo ateniense na
Ásia Menor.
- Conceituar a Guerra do Peloponeso e suas consequências para a
Hélade.
- Relacionar os conceitos aprendidos aos apresentados pelo filme
como a formação militarista de Esparta, as Guerras Médicas e o xenofobismo
grego,
- Localizar e problematizar os erros históricos cometidos,
- Entender a Guerra do Peloponeso como fator determinante para a
destruição da Hélade e domínio de Alexandre, o Grande.
- Conceituar o Helenismo e relacionar sua expansão pelo mundo
mediterrânico às conquistas de Alexandre.
|
4 e 5 A Civilização
Romana
|
- Relacionar a
localização geográfica da Península Itálica e as influências gregas na
cultura latina,
- Compreender os fatores que levaram os patrícios ao golpe de
estado e a implantação da República.
- Estabelecer as mudanças sociais ocorridas após a expansão
territorial.
- Conceituar Lei das Doze Tábuas e estabelecer sua importância,
- Compreender a importância das Guerras Púnicas para o controle
geopolítico romano no Mediterrâneo
- Conceituar o chamado Século de Ouro (século I d. C.),
- A política do pão e circo
- Compreender a crise e posterior queda do Império romano como
processo que se estendeu por todo o Baixo Império,
|
A Idade Média (Alta e Baixa)
|
- Compreender o processo
que levou à crise do Império Romano do Ocidente e à formação dos Reinos
bárbaros;
- Conceituar feudalismo,
- Interpretar historicamente o fenômeno feudalismo como
miscigenação germânica e romana;
- Analisar a consolidação da Sociedade Estamental e o poderio
católico do período,
- Conceituar: vassalagem, suserania, homenagem.
- Avaliar criticamente o poder da instituição Igreja Católica no
período e seu papel no controle das mentalidades.
- Localizar a Arábia pré-islâmica e entender sua importância
geopolítica na região.
- Compreender o processo de formação e consolidação do
islamismo,
- Relacionar a centralização política-religiosa da península e o
processo de expansão territorial.
- Avaliar criticamente o poder da instituição Igreja Católica no
período e seu papel no controle das mentalidades.
- Analisar fatores da dinâmica interna europeia no que diz
respeito às Cruzadas,
- Interpretar historicamente o fenômeno Cruzadas,
- Avaliar as consequências desse movimento para o Ocidente
cristão e o Oriente islâmico.
- Relacionar o Renascimento Comercial e Urbano às Cruzadas,
- Compreender a dinâmica de funcionamento de um burgo e as
relações sociais ali estabelecidas.
- Analisar como as Crises do século XIV (pese negra, Guerra dos
Cem Anos e Revoltas Camponesas) contribuem para o fim do feudalismo.
- Compreender a aliança entre o rei e a burguesia como mecanismo
de fortalecimento mútuo e consolidação da sociedade moderna
|
A Formação dos Reinos Ibéricos
|
- Compreender a aliança entre o rei e a burguesia como mecanismo
de fortalecimento mútuo e consolidação da sociedade moderna
|
Assinar:
Postagens (Atom)