Seguem os slides de nossa aula!
Textinhos básicos de exercício complementar! PARA ENTREGAR!
Voltaire e a
desigualdade
Voltaire
escreveu romances, peças teatrais, além de trabalhos sobre filosofia e
ciências. Sempre, em seus textos, ele manifesta críticas ácidas e irônicas
contra reis, nobres, ministros, religiões, teorias científicas e filosóficas. O
trecho a seguir foi retirado do livro Dicionário Filosófico, de 1764, onde
discorre sobre a desigualdade:
“O
que deve um cão a um cão, um cavalo a um cavalo? Nada. Nenhum animal depende de
seu semelhante. Tendo, porém, o homem recebido o raio da divindade a que se
chama Razão, qual foi o resultado? Ser escravo em quase toda a terra. Se o
mundo fosse o que parece ser, isto é, se em toda parte os homens encontrassem
subsistência fácil e certa e clima apropriado à sua natureza, impossível teria
sido a um homem servir-se de outro. (...)
No
estado natural de que gozam os quadrúpedes, aves, répteis, tão feliz como eles
seria o homem, e a dominação, quimera, absurdo em que ninguém pensaria: para
que servidores se não tivésseis
necessidade de nenhum serviço? (...) Todos os homens seriam necessariamente
iguais, se não tivessem necessidades. A miséria que avassala a nossa espécie
subordina o homem ao homem – o verdadeiro mal não é a desigualdade: é a
dependência. Pouco importa chamar tal homem Sua Alteza, tal outro Sua
Santidade. Duro, porém, é um servir o outro. (...) Impossível neste mundo
miserável, que a sociedade humana não seja dividida em duas classes, uma de
opressores, outra de oprimidos. Essas duas classes subdividem-se em mil outras
(...) Nem todos os oprimidos são absolutamente desgraçados. A maior parte nasce
nesse estado, e o trabalho contínuo impede-os de sentir toda a miséria da sua
própria situação.
Todo
o homem nasce com forte inclinação para o domínio, a riqueza, o prazer e,
sobretudo a indolência (...) Tal como é, é impossível o gênero humano
subsistir, a menos que haja uma infinidade de homens úteis que nada possuam.
Porque, claro é que homem satisfeito não deixará sua terra para vir lavrar a
vossa. (...) Igualdade é, pois, a coisa
mais natural e ao mesmo tempo mais fantasiosa. Como se excedem em tudo que
deles dependa, os homens exageram essa desigualdade”.
VOLTAIRE,
Os Pensadores. V. 23. São Paulo: Abril Cultural, 1973. P. 223-224. Adaptado)
1)
Pode-se
afirmar que o texto de Voltaire é um texto iluminista? Apresente argumentos do
texto para validar sua resposta.
2)
Como
Voltaire apresenta a desigualdade e a dependência? Relacione às informações à
sociedade do período (século XVIII).
Montesquieu e a divisão dos poderes
“Há,
em cada Estado, três espécies de poderes: o poder legislativo, o poder
executivo das coisas que dependem do direito das gentes, e o executivo das que
dependem do direito civil. Pelo primeiro, o príncipe ou magistrado que faz as
leis por certo tempo ou para sempre e corrige as que estão feitas. Pelo
segundo, faz a paz ou a guerra, envia ou recebe embaixadas,
estabelece a segurança (...) Pelo terceiro, pune os crimes ou julga as querelas
dos indivíduos.(...)
A liberdade
política, num cidadão, é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião
que cada um possui de sua segurança, para que tenham esta liberdade, cumpre que
o governo seja de tal modo, que um cidadão não possa temer outro cidadão.
Quando na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura o poder legislativo
está reunido ao poder executivo, não existe liberdade, pois se pode temer que o
mesmo monarca ou o mesmo senado apenas estabeleçam as leis tiranicamente. Se num
Estado livre todo homem que supõe ter uma alma livre a si próprio, é necessário
que o povo, no seu conjunto, possua o poder legislativo”.
( MONTESQUIEU, O Espírito das Leis, Livro XI,
Cap. VI)
1)
Pode-se
afirmar que o texto iluminista? Apresente argumentos do texto para validar sua
resposta.
2)
É possível
afirmar que, neste trecho, Montesquieu faz uma oposição entre liberdade e
absolutismo? Justifique.
3)
Levando
em conta seus conhecimentos sobre as teorias apresentadas por Montesquieu,
compare essas ideias às apresentadas por Voltaire no trecho: “Todo o homem
nasce com forte inclinação para o domínio, a riqueza, o prazer e, sobretudo a
indolência”. Explique.
Rousseau e a propriedade
Do
livro: Da origem das desigualdades entre os Homens:
“O
primeiro que concebeu a ideia de cercar uma parcela de terra e dizer “Isso é
meu!” e encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, foi o
autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras,
assassinatos, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que,
arrancando as estacas, enchendo os sulcos divisórios, gritasse: “Cuidado, não
dê crédito a este trapaceiro; você perecerá se esquecer de que a terra pertence
a todos”. (...)
Comparei, sem
preconceito, o estado do homem civilizado com o do homem selvagem, e
investigai, seu o puderdes, como além de sua maldade, das suas necessidades e
da sua miséria, o primeiro abriu novas portas à miséria e a morte. Se
considerardes o sofrimento de espírito que nos consomem, as paixões violentas
que nos esgotam e nos desolam, os trabalhos excessivos de que os pobres estão
sobrecarregados, a moleza ainda mais perigosa à qual os ricos se abandonam, uns
morrendo de necessidades e outros de excessos; se pensardes nas monstruosas
misturas de alimentos, na sua perniciosa
condimentação, nos alimentos corrompidos, nas drogas falsificadas, das
velhacarias dos que as vendem, nos erros daqueles que as administram (...) e
prestardes atenção nas moléstias epidêmicas oriundas da falta de ar das
multidões de seres humanos reunidos; (...) “
1) Quais os
aspectos iluministas presentes no texto? Explique suas escolhas.
2) Por que para
Rousseau a propriedade privada seria a origem de todos os males sociais?
Exercício 4:
Leia a seguir os versos do poeta inglês
do século XVII Alexander Pope:
“A natureza e suas leis permaneciam na
obscuridade.
Deus disse; Faça-se Newton
E tudo se tornou Luz”
(ROBERTS, J. M. History
of the role. Oxford University Press, 1993)
a)
De
acordo com o texto, indique uma característica do Iluminismo.
b)
“Século
das Luzes”: é assim que se costuma designar
o século XVIII. A que deve-se esse título?
5) UNICAMP 2013 Oliberalismo tornou-seideologiapredominantenasociedadeocidentalapartirdasegundametadedoséculoXIX.
a) Quais direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao liberalismo no século XIX?
b) Quais as principais características do liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao liberalismo no século XIX?